Obras
de arte – Possibilidades de criação
“Cândido
Portinari”
"Os despejados" - 1934
Cândido Portinari nasceu em Brodósqui, interior de
São Paulo, em 1903. Seus pais eram italianos e vieram para o Brasil esperando
melhorar de vida. O primeiro emprego que conseguiram foi numa lavoura de café.
Sua infância de menino do interior foi bastante simples, mas feliz e cheia de
recordações. Gostava de jogar futebol, nadar nos rios da redondeza, brincar com
pião, brincar de pular cela, balanço, enfim, brincava muito nas ruas de
Brodósqui. Essas lembranças lhe renderam obras maravilhosas sobre as
brincadeiras infantis.
Desde pequeno desenhava e por isso os colegas lhe
pediam que ilustrasse seus cadernos, trabalhos e cartazes. Aos 9 anos trabalhou
como ajudante de pintores italianos, na decoração da igreja de Brodósqui. Portinari
se alegrava muito quando montavam circo em Brodósqui. A cidade toda ficava
alegre e movimentada. A banda de música era outra atração, pois tocava nas
festas e no coreto da praça nos finais de semana. Seu pai, o sr. Btista era um
dos músicos.
Como todas as crianças, Cândinho, como era chamado,
sentia alguns medos. Nas plantações via muitos espantalhos e, à noite, tinha
pesadelos. Mais tarde fez várias obras mostrando espantalhos.
"Espantalho" - 1957
Candinho era muito curioso, impressionava-se com os
retirantes nordestinos, que chegavam a Brodósqui procurando emprego. Eram
pessoa famintas e sofridas. Candinho ficava observando essas pessoas por muito
tempo. Dessa observação surgiu a série de pinturas “Os retirantes”, onde
Portinari expressava a dor e o sofrimento dos retirantes e exagerava ao
retratar o sofrimento e a tristeza das pessoas.
"Retirantes" - 1944
"Enterro na rede" - 1944
Aos 15 anos foi estudar no Rio de Janeiro,
incentivado pela família que percebia seu grande talento para a pintura.
Trabalhou e estudou bastante. Algum tempo depois ganhou uma viagem de estudos à
Europa. Conheceu Maria Martinelli em 1930, jovem uruguaia de 19 anos, radicada
com a família em Paris e se casou com ela. Na França, Portinari sentia saudades
de Brodósqui e, ao voltar ao Brasil, fez várias obras pintando sua terra e sua
gente.
Portinari fez uma exposição individual no Palace
Hotel do RJ em 1932 exibindo obras que retratam cenas da infância, circo e
cirandas. Pintou os lavradores de café, que ele conhecia tão bem desde a
infância. Exagerava nos tamanho dos pés e das mãos com o intuito de mostrar o
quanto trabalhavam nas lavouras.
Portinari pintou seu primeiro mural em 1936, para o
monumento rodoviário da Estrada Rio/São Paulo, medindo 1m x 8m. A partir daí executou
inúmeros painéis por todo o Brasil e série “Via Sacra”, na Igreja da Pampulha
em Belo Horizonte, painéis enormes e maravilhosos. Em 1951 participou da 1ª
Bienal de São Paulo. Morreu em 1962, aos
59 anos, intoxicado pelas tintas que tanto utilizou. Deixou inúmeras obras
retratando o Brasil não só para os brasileiros, mas para o mundo todo.
Atividades: Representação das
brincadeiras infantis com diferentes técnicas e materiais expressivos.
Objetivos:
a)
Conhecer
a vida e as obras de Cândido Portinari, as características de sua pintura, as
cores utilizadas, as fases e os temas abordados.
b)
Escolher
uma obra do artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)
Releitura
- Apropriar-se de uma obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.
Material: Cartolina branca, Big canetas Hidrográficas, tesoura, cola em bastão,
lápis preto, papel color set preto e Verniz Acrilfix.
Modo de fazer:
a)
Pinte um
quarto de cartolina com as Big Canetas Hidrocor. Faça uma pintura bem colorida.
b)
Na parte
de trás desenhe crianças brincando de roda. Recorte.
c)
Cole com
a Cola bastão sobre o papel color set preto.
d)
Passe o
verniz Acrilfix para impermeabilizar.
Material: Cartolina branca, papel color
set preto, Lápis Aquarelável, Crystal Cola Brilliant preta, Marcador Permanente
preto (Acrilex), pincel, régua, tesoura e cola branca.
Modo de fazer:
a) Faça uma
pintura sobre a cartolina branca (chão, céu), utilize o Lápis Aquarelável.
b) Com o
pincel úmido aquarele toda a pintura.
c) Inspirando-se
na obra de Portinari “Crianças soltando pipas”, faça a sua obra. Utilize a
Crystal Cola Brilliant preta para fazer as crianças, pipas, árvore, etc. Espere
secar.
d) Com a
Caneta permanente preta faça as linhas das pipas.
Material: Bandeja de isopor, Tinta Acrylic
colors, Massinha Soft, Crystal Cola (Acrilex), cola branca e pincel.
Modo de fazer:
a) Pinte a
bandeja de isopor com a Tinta Acrylic Colors.
b) Modele as
crianças e a peteca com Massinhas. Cole-as sobre a bandeja.
Material: Ecotela (Novaprint), Papel Mache, Tinta Acrylic
Colors (várias cores), Guache Glytter, Marcador Permanente preto e vermelho,
Crystal Cola Brilliant branca, prata, vermelha e outras, (Acrilex) Cola branca
e olhos móveis.
Modo de fazer:
a) Pinte o
fundo da Ecotela com Guache Glytter (várias cores).
b) Pinte a
Ecotela com a Tinta Acrylic Colors verde. Espere secar e monte a Ecotela.
c) Prepare o
Papel Mache seguindo as instruções da embalagem.
d) Modele as
meninas. Espere secar.
e) Pinte o
rosto, as mãos, os cabelos, as roupinhas e sapatos. Espere secar.
f) Com os
Marcadores Permanentes desenhe os braços, pescoço e pernas das meninas sobre o
fundo pintado com Guache Glytter.
g) Faça a
“corda” com Crystal Cola e cole as meninas na Ecotela.
h) Finalize
pintando a boca de cada uma e colando os olhinhos móveis
Conteúdos trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Cândido Portinari.
- Linhas,
formas, cores, composição, proporção, sobreposição, textura, movimento, volume
e harmonia.
Técnicas
trabalhadas:
-
Atividade 01 – “A Roda” – Pintura, recorte e colagem.
-
Atividade 02 – “Soltando pipas” – Pintura aquarelada e pintura de sobreposição.
-
Atividade 03 – “Peteca e Futebol” – Pintura e modelagem com massinha.
-
Atividade 04 – “Pulando corda” – Pintura e modelagem com Papel Mache.
Possibilidades
de trabalho – Brincadeiras infantis:
- Inicialmente
apresente aos alunos as obras de Cândido Portinari.
-
Fale sobre o artista, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura,
o abuso das linhas e das formas, os temas por ele usados, etc.
-
Divida a sala em grupos, proponha que cada grupo pesquise sobre uma fase de
Portinari: Brincadeiras infantis, Espantalhos, Retirantes, Café e outras. Proponha
que relatem os acontecimentos do Brasil nas diferentes fases.
-
Escolhendo a fase “Brincadeiras infantis”, mostre as obras às crianças,
converse sobre elas. Peça que conversem com os pais e avós sobre o que
brincavam quando crianças.
-
Resgate as brincadeiras e brinquedos fazendo com que as crianças brinquem a
valer a partir do conhecimento adquirido com as obras de Portinari.
- Proponha
às crianças que representem as brincadeiras infantis através de diferentes
materiais e técnicas.
-
Chame os pais e socialize as obras criadas pelas crianças.
-
Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o
desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos
conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
Dicas:
1)
Atividade 01 - Ao terminar a colagem (“A roda” com
Big Canetas Hidrográficas), impermeabilize com verniz Acrilfix.
2)
Atividade 03 - Quanto menos brilhante for a
bandejinha de isopor, melhor será para pintar, nas brilhantes a tinta não adere
muito bem, a não ser que você passe antes o Primer.
Observação: Para saber mais leia os livros
“Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora
Rideel.
Obs: Plano de aula publicado no
site da Acrilex – www.acrilex.com.br,
link “Educadores”, edição nº 11