Obras de arte –
Possibilidades de criação
“Piet Mondrian”
Pieter Cornelis Mondrian, geralmente conhecido por Piet
Mondrian (Amersfoort, 7 de Março de 1872 - Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) foi um pintor Holandês modernista.
"Moinho vermelho" - 1908
Nascido em ambiente
rural com clima de fazenda e sítio, Piet Mondrian vinha de uma família calvinista extremamente religiosa. Seu pai, um
pastor puritano, desejava que o filho seguisse a carreira clerical. A religião marcou o jovem Piet e o sentimento
metafísico iria permear sua obra durante toda a vida, em maior ou menor grau.
"Árvore Vermelha" - 1909
Tendo um tio que
trabalhava com pintura, interessou-se pela carreira artística, mas foi obrigado
a enfrentar a visão ortodoxa da família, que via na arte um caminho para o pecado. Vê, porém, na possibilidade de dar
aulas uma resolução ao seu dilema: prometeu ao pai estudar artes, tornando-se
um professor.
"Arvore" - 1912
Insatisfeito com o magistério,
Mondrian sentiu a necessidade de libertar-se e estabelecer-se como pintor. Piet
Mondrian começou a sua carreira como caminhoneiro ao mesmo tempo que ia
praticando a sua pintura. A maior parte do seu trabalho deste período é
influenciada pelo naturalista ou impressionista. No museu
Gemeente,
em Haia, estão expostos vários trabalhos
deste período, incluindo exemplares pós-impressionistas tais como "O Moinho
Vermelho" e "Árvores ao andar". (O museu também tem exemplos do
seu trabalho geométrico posterior).
Após entrar em contato
com a teosofia, Mondrian passa por um breve
período simbolista, mas que lhe será fundamental para
que atinja a abstração. Este período costuma-se confundir
com a radical abstração que caracterizaria o resto de sua obra, já revelando certa
tendência à geometrização e síntese da realidade. Em 1913, visitou uma exposição cubista em Amsterdã que o marcou profundamente e teve
grande influência no seu trabalho posterior.
"Azul, vermelho e amarelo" - 1930
A partir de 1917 até a década de
1940 desenvolveu sua grande
obra neoplástica. Essa fase de sua obra, a mais
popularmente difundida, se caracteriza por pinturas cujas estruturas são
definidas por linhas pretas ortogonais, essas linhas definem espaços que se
relacionam de diferentes modos com os limites da pintura, e que podem ou não
ser preenchidos com uma cor primária: amarelo, azul e vermelho, decisão que
mostra sua estreita relação com as teorias estéticas da Bauhaus e da Escola de
Ulm, e que definem pesos visuais diferentes para esses espaços.
"Azul, vermelho e amarelo" - 1932
Os blocos de
cor, pintados de modo fosco e distribuidos assimetricamente, reforçam a idéia
de um movimento superficial que se estende perpetuamente, indicando que o
pintor investia na percepção de sua obra como uma abstração materialista e sem
profundidade, criticando a pintura histórica enquanto produzia uma abstração
racionalista, espiritualista e, sobretudo, concreta do mundo.
"Azul, vermelho e amarelo" - 1942
Sua obra, muitas vezes
copiada, continua a inspirar a arte, o design, a
moda e a publicidade que a apropriam como design, sem
necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.
O seu quadro
"Broadway Boogie Woogie", que pode ser visto no Museu de Arte Moderna
de São Francisco, pertence à fase posterior ao Neoplasticismo, quando Mondrian
se libertou das regras que ele próprio se impôs.
"Azul, vermelho e amarelo" - 1943
Atividades: Pinturas realizadas
em diferentes bases, seguindo o estilo de Piet Mondrian.
Objetivos:
a)
Conhecer a vida e as obras de Piet
Mondrian, as características de sua pintura, as cores utilizadas e os temas
abordados.
b)
Escolher uma obra da artista, fazer a
leitura formal e interpretativa.
c) Apropriar-se
da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais e técnicas.
Atividade 01 – Pintura em madeira com Textura Criativa
Material: porta-lápis de madeira, Tinta
Acrílica fosca preta (Acrilex), fita adesiva, tesoura, Textura Criativa (cores
878, 204, 312 e 324) - Acrilex, espátula e pincel.
Modo de fazer:
a) Pinte a peça (porta-lápis) com a
Tinta Acrílica fosca preta.
b) Baseando-se no estilo de Mondrian,
crie linhas e formas sobre a peça, para isso utilize a fita adesiva.
c) Com a espátula passe a Textura
criativa branca (878) nos vãos. Espere secar bem e depois tire as fitas.
d) Escolha alguns lugares e preencha com
a Textura criativa azul (204), outros com a Textura criativa vermelha (312) e
outros com a amarela (324).
Obs: Deixe alguns lugares sem
preencher com Textura criativa, assim aparecerá o fundo preto.
Atividade 02 – Estojo escolar – Tinta Acrílica e Crystal Cola
Material: Primer, Tinta Acrílica branca (Acrilex),
Crystal Cola Brilliant (vermelha, amarela e azul), MarcadorPpermanente preto e
régua.
Modo de fazer:
a) Passe duas demãos de Primer no
estojo e na tampa. Espere secar bem.
b) Pinte com Tinta Acrílica branca –
Espere secar.
c) Com a régua e o marcador permanente,
faça as linhas na tampa do estojo.
d) Escolha algumas formas e preencha
com Crystal Cola Brilliant nas cores: vermelha, amarela e azul).
Atividade 03 – Caderno – Tinta Acrílica e Marcador
permanente
Material: caderno de capa dura, Primer, Marcador
permanente preto, Tinta Acrílica Brilhante (preto e branco), pincel e régua.
Modo
de fazer:
a) Passe duas demãos de Primer sobre a
capa do caderno.
Sugestão
– Tire o espiral do caderno, separe a capa. Além de não sujar as folhas, o
trabalho ficará com melhor acabamento.
b) Passe uma demão de Tinta Acrílica
Brilhante branca. Espere secar.
c) Faça as linhas, como nos quadros de
Mondrian. Utilize a régua e o Marcador Permanente preto.
d) Mistura a tinta branca com a preta
para obter cinza e pinte alguns espaços de cinza mais claro, outros de cinza
mais escuro e outros de preto.
Atividade 04 – Tela com Massinha Soft
Material:
tela ou pedaço de papelão, Massinhas Soft.
Modo de fazer:
a) Faça rolinhos com a Massinha Soft
preta e cole sobre a tela ou papelão (linhas).
b) Preencha os espaços (formas) que se
formaram com as linhas com Massinha Soft nas cores: branco, vermelho, amarelo e
azul.
Conteúdos trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras Piet Mondrian.
- Linhas,
formas, cores, composição, harmonia.
Técnicas trabalhadas:
- Preenchimento com Textura Criativa -
Atividade 01
- Pintura com Tinta Acrílica e Crystal cola –
Atividade 02
- Pintura com Tinta Acrílica e Marcador
permanente – Atividade 03
- Composição com linhas, formas e cores com
Massinhas Soft – Atividade 04
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as
obras de Piet Mondrian, escolha uma delas (sugestão – “Azul, Vermelho e
amarelo”).
- Escolhida a obra, façam a leitura formal
(linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura
interpretativa da obra (O que vejo na obra? O que está representando, o que me
lembra? Qual a mensagem traz a obra, etc).
- Fale sobre o artista Piet Mondrian,
seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e
das formas, etc.
- Fale com as crianças sobre o que acontecia
no Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou suas obras.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas
próprias obras.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança
mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade,
como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os
relembrados.
Dicas:
. Para trabalhar com a Textura Criativa é
importante delimitar o espaço onde ela será aplicada com fita adesiva. Espere
secar bem e só depois disso é que as fitas deverão ser retiradas.
. Para riscar sobre a tampa do estojo ou sobre
a capa dura do caderno com o Marcador Permanente, utilize uma régua que tenha
um dos lados com degrau. Isso fará com que a tinta do Marcador Permanente não
entre por debaixo da régua e borre seu trabalho. O resultado é de melhor
acabamento.
. Sugestão – Para misturar as tintas
coloque o branco e um pinguinho de preto. Misture. Caso queira mais escuro vá
acrescentando preto aos poucos. As cores escuras são predominantes, portanto é
necessário ir colocando aos poucos.
Observação: Para saber mais leia os livros
“Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV ou “Artes – primeiros passos” de autoria de
Ivete Raffa – Editora Rideel.
Ivete Raffa
Arte
educadora e pedagoga
Cursos
para professores e Livros pedagógicos
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