Obras
de arte – Possibilidades de criação
“Kandinsky”
Kandinsky nasceu em 1866 em Moscou,
na Rússia. Sua primeira vontade foi ser
músico, entretanto, formou-se em direito e economia política pela Universidade
de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet, abandonou a carreira
jurídica e iniciou seu trabalo artístico.
Seus primeiros trabalhos exprimiam a
musicalidade e o folclore russo. Em Paris, Kandinsky entusiasmou-se pelas artes
aplicadas e gráficas, bem como pelo estilo de pintura dos fauvistas.
"Velha cidade" - 1902
Casou-se com Gabriele Munter em 1900,
separaram-se e voltaram a viver juntos por várias vezes. Nesse período
conturbado, pintou várias telas, às quais dava sempre o nome de “Improvisação”
1, 2, 3.....inúmeras.
Em 1908, voltou a Munique. Foi colega
de Paul Klee. Publicou o ensaio “Do espiritual na Arte”, em 1911, onde tratou a
manifestação artística como expressão de uma necessidade interior.
"Árabes" - 1909
Em 1912,
publicou o almanaque “O cavaleiro azul”, nome de um quadro e do primeiro grupo
expressionista, cuja vertente é mais lírica do que dramática, em relação ao
grupo expressionista Die Brucke. Suas obras transbordavam em cores vivas e
quentes.
"Improvisação" - 1912
Em 1917 casou-se novamente com Nina
Andreevsck. Tiveram apenas um filho que faleceu com apenas dois anos de idade.
Esse fato fez com que Kandinsly entrasse em tristeza profunda. Começou a pintar
com manchas, riscos, borrões, com cores escuras, com formas fragmentadas dando
a impressão que queria quebrar ou destruir o que via pela frente.
"Vermelho, amarelo e azul" - 1925
Aos poucos foi colorindo as telas com
cores vibrantes e quentes novamente. Organizava as linhas, juntava ou
sobrepunha as formas, criando composições plásticas maravilhosas.
Voltou à Rússia durante a Primeira
Guerra, onde permaneceu até 1921. Fundou vários museus e reorganizou a
Academia de Belas Artes de Moscou. Foi também professor da Bauhaus a partir de
1922.
"Sobre Pontos" - 1928
Escreveu “Ponto e Linha sobre o
Plano” onde reflete sobre os elementos da linguagem plástica e suas
correlações, colocando os problemas da abstração. Escreveu os artigos “Abstrato
e Concreto”, “Cubismo e Abstrato” e “Abstrato ou Concreto?”. Estes artigos
revolucionaram o “olhar” sobre a arte e os artistas da época.
Tornou-se cidadão alemão em 1928. Em
1933, a Bauhaus foi fechada pelos nazistas e, em 1937, seus quadros foram
confiscados. Em 1939 fugiu pra a França e em 1944 expôs pela última vez na
galeria L’Esquisse em Paris. Faleceu na França em 1944.
"Linhas" - 1932
"Círculos" - 1943
"Gravitação" - 1945
Atividades: Pinturas realizadas em diferentes
bases, seguindo o estilo de Kandinsky.
Objetivos:
a) Conhecer
a vida e as obras de Kandinsky, as características de sua pintura, as cores
utilizadas e os temas abordados.
b) Escolher
uma obra da artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c) Apropriar-se
da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.
Atividade 01 – Releitura de Kandinsky – “Sobre
pontos”
Material: EVA de várias cores, Cola de EVA Acrilex, Crystal Cola Acrilex, régua e tesoura.
Modo de fazer:
a) Inspirando-se
na obra “Sobre pontos” de Kandinsky, desenhe em EVA várias formas geométricas.
b) Cole-as
sobre um retângulo de EVA utilizando a Cola para EV A. Espere secar.
c) Faça
pontos e linhas sobre as formas utilizando Crystal cola
Atividade 02 – Releitura de Kandinsky – “Sobre
pontos”
Material: Cola branca, Giz de Cera Triangular Acrilex), lápis preto, cartolina branca ou papel verge, color set preto,
régua e tesoura.
Modo de fazer:
a) Inspirando-se
na obra “Sobre pontos” de Kandinsky, faça um desenho sobre a cartolina.
b) Passe uma
camada bem grossa de cola branca sobre todo o desenho. Espere secar até que a
cola fique transparente.
c) Passe o
Giz de cera triangular deitado sobre a cartolina. Primeiro uma cor e, se
quiser, depois outra.
d) Proponha
aos alunos que façam uma moldura com o papel color set preto ou colorido.
Atividade 03 – Releitura de Kandinsky “Preto e
violeta” – Pintura em camiseta
Material: Tinta para tecido Acrilex (várias cores,
inclusive branco), Tinta Dimensional Acrilex (várias cores, inclusive branco), camiseta,
cartolina, lápis e pincel.
Modo de
fazer:
a) Inspirando-se
na obra ”Preto e violeta” de Kandinsky, peça aos alunos que escolham uma parte
dela, que façam um zoom e desenhem na cartolina.
b) Recorte
as partes e transfira para a camiseta.
c) Pinte o
desenho com Tinta para tecido branco.
d) Em
seguida, pinte com Tinta de tecido, cada pedaço de uma cor, sobre o branco.
e) Contorne
com Tinta Dimensional branca.
f) Faça
texturas com Dimensional de várias cores.
Atividade 04 – Releitura de Kandinsky – “Círculos”
Material: bandejas de isopor, Guache ou Tinta Acrílica Acrilex, Tinta
Confetti Acrilex, tesoura e pincel.
Modo de fazer:
a) Recorte
quadrados nas bandejas de isopor.
b) Inspirando-se
na obra “Círculos” de Kandinsky, pinte círculos de várias cores nos quadrados
de isopor. Espere secar.
c) Realce
algumas partes pintando com Tinta Confetti. Espere secar.
Obs. 01 – Monte diferentes possibilidades artísticas com os quadrados pintados.
Obs. 02 – Faça móbiles pendurando-os. Para isso, fure os quadrados, amarre linhas ou fios de nylon e monte o móbile, juntando-os ou pendurando-os separadamente.
Obs. 03 - Recorte formas circulares (irregulares) com os papéis Ecocores 21 cores em tamanhos diferentes. cole-os de maneira que lembre os círculos de Kandinsky e faça uma árvore, um jardim de flores, flores onde um é o miolo da flor e os demais pétalas, enfim, crie novas formas.
Obs. 03 - Recorte formas circulares (irregulares) com os papéis Ecocores 21 cores em tamanhos diferentes. cole-os de maneira que lembre os círculos de Kandinsky e faça uma árvore, um jardim de flores, flores onde um é o miolo da flor e os demais pétalas, enfim, crie novas formas.
Conteúdos trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Kandinsky.
- Linhas,
formas, cores, composição, sobreposição, movimento e harmonia.
Técnicas trabalhadas:
- Atividade
01 – Releitura de Kandinsky – “Sobre pontos” – Colagem com EVA e texturização
com Crystal cola.
- Atividade 02 – Releitura de Kandinsky – “Sobre
pontos” – Pintura com giz de cera sobre desenho feito de cola branca.
- Atividade 03 - – Releitura de Kandinsky “Preto e violeta” – Pintura em camiseta com
Texturas de Tinta Dimensional.
- Atividade 04 – Releitura de Kandinsky “Círculos”
– Bandejas de isopor + Tinta Acrílica + Tinta Confetti.
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de
Kandinsky, escolha uma delas.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas,
formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura
interpretativa da obra (O que vejo na obra? O que está representando, o que me
lembra? Qual a mensagem que ela traz, etc).
- Fale sobre o artista Wassily Kandinsky, seu
estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das
formas, etc.
- Fale com as crianças sobre o que acontecia no
Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou suas obras.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas
próprias obras utilizando diferentes materiais.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança
mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da
atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos
e quais os relembrados.
Observação:
Plano de Aula publicado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br – link “Educadores” – Edição
09.
Observação:
Para saber mais leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de
autoria de Ivete Raffa – Editora Rideel.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Cursos para professores e Livros pedagógicos
Gostei muito de suas ideias,bem criativas!
ResponderExcluir