quarta-feira, 31 de maio de 2017

Datas Comemorativas - "Festas Juninas"

Datas Comemorativas – “Festas Juninas”


Origem das Festas Juninas

Existem duas explicações para o termo Festa Junina, a primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem nos países católicos da Europa e, portanto, as festas seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. 


Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibéria teria vindo a dança das fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste


Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste, as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagem aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos.
Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto as festas.

Comidas típicas


As comidas típicas são: pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e outros.

Tradições

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, fogos de artifício, quadrilhas, balões (cada vez em quantidades menores pelos riscos que incêndio), pelas comidas e bebidas e pelos trajes.


No Nordeste é muito comum grupos caipiras saírem dançando e cantando pelas ruas, parar nas casas onde são recebidos com comidas e bebidas típicas. No Sudeste as quermesses são tradicionais. As festas são realizadas nas escolas, sindicatos e empresas. São montadas barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. As danças caipiras e a quadrilha acontecem durante toda a festa.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.


Atividades: Confeccionar enfeites para decorar a Festa Junina com diferentes materiais e técnicas.

Objetivos:
a)    Conhecer a história do início das comemorações das Festas Juninas.
b)    Realizar atividades práticas para comemorar as Festas Juninas, refletindo sobre os costumes do nosso povo, a alegria, as danças, músicas, comidas típicas, etc.


1 – Cartão – Festa Junina


Materiais:  papel color set azul, Crystal Cola Glitter Cristal e Ouro, Crystal Cola Brilliant branca e Jelly marrom (Acrilex), pincel 6605 n. 12, tecido estampado (chita), cola branca, tesoura e papelão.

Modo de fazer :
a)    Recorte um retângulo 17 x 25 cm, dobre-o meio.
b)    Passe com o pincel a Crystal Cola Glitter Cristal em um dos lados.
c)    Recorte bandeirinhas e a fogueira no tecido estampado (chita). Cole na frente do cartão. Cole um pedacinho de tecido vermelho ou amarelo no centro da fogueirinha.
d)    Recorte os toquinhos de madeira no papelão e cole.
e)    Acabamento - Com a Crystal Cola Brilliant branca (fio das bandeirinhas), Crystal Cola Glitter ouro (contorno da fogueira) e com a Jelly marrom, faça texturas no papelão (toquinhos).


2 – Bandeirinhas decoradas


Materiais:  papel color set ou Ecocores (várias cores) - Novaprint, tecido estampado (chita), cola branca, Crystal Cola Glitter Cristal (Acrilex), tesoura, cartolina branca, tesoura e barbante.

Modo de fazer :
a)    Recorte no papel color set ou Ecocores várias bandeirinhas.
b)    Recorte bandeirinhas pequenas no tecido estampado (chita). Cole-as sobre as bandeirinhas de papel.
c)    Com a Crystal Cola Glitter Cristal, faça a linha que une as bandeirinhas de tecido. Cole as bandeirinhas no barbante. 


3 – Balõezinhos juninos decorativos


Materiais: papel color set ou Ecocores (várias cores), - Novaprint tecido estampado (chita), tesoura, cola branca, Crystal Cola Jelly, várias cores (Acrilex).

Modo de fazer:
a)    Recorte vários balõezinhos no papel color set ou Ecocores 21 cores.
b)    Recorte balõezinhos no tecido estampado (chita), Recorte-os ao meio e, depois ao meio novamente, de forma que eles fiquem divididos em quatro partes. Cole duas partes sobre cada balãozinho.
c)    Faça texturas com Crystal Cola. Amarre barbante por trás de cada balão e use para decorar toda a festa.
Observação: Se for pendurar em local que apareça os dois lados, você deverá decorar dos dois lados.


4 -  Arranjo de flores – Decoração de Festa Junina


Materiais: papel color set verde (base/folhas), papel crepom de várias cores (flores)- Novaprint, jornal, tecido estampado (chita), cola quente, cola branca, Crystal Cola Jelly verde  (Acrilex) e das cores das flores, papelão e tesoura.

Modo de fazer :
a)    Corte um pedaço do rolo de crepom de mais ou menos 10 cm de altura. Recorte uma das pontas em formato de U. Abra o papel e franza com os dedos. Cole esse papel franzido sobre um círculo de papelão.
b)    Faça uma bola com um pedaço de jornal como se fosse um grande botão de roupa. Encape com o tecido estampado (chita) e cole no miolo de cada flor.
c)    Cole as flores sobre o papel color set verde. Recorte as sobras do papel color set, deixando folhas em volta do arranjo.
d)    Pendure em vários lugares do salão, o efeito é maravilhoso.

5 -  Casal Junino


Materiais: papel cartão e color set, Giz de Cera, Crystal Cola Metallic ouro e Crystal Cola Brilliant preto (Acrilex), tecido estampado (chita), olhos móveis, cola branca, tesoura, Marcador permanente vermelho e preto, olhos móveis, linha de bordar e palitos de churrasco.

Modo de fazer:
a)    Corte no papel cartão, uma bandeirinha para cada personagem. Passe giz de cera pelo lado bege do papel. Pode ser laranja ou rosa.
b)    Recorte no papel color set os cabelos e cole sobre as bandeirinhas. Cole os olhos móveis. Cole o bigode no caipira.
c)    Com o marcador permanente faça sobrancelhas, nariz e boca.
d)    Faça dois lacinhos no tecido estampado (chita) e cole nas tranças da caipira. Cole um pedaço do tecido estampado (chita) sobre um pedaço de papel cartão. Espere secar. Recorte um chapéu e cole na cabeça do caipira.
e)    Com Crystal cola faça relevos no chapéu e nos cabelos da caipira.


6 – Embalagens para doces e pipoca



Materiais: garrafa PET, Primer, Tinta Acrílica, Crystal Cola Glitter outo (Acrilex), pincel, tecido estampado (chita), cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Corte as garrafas PET na altura que desejar fazer as embalagens. Passe uma camada de Primer e espere secar. Pinte com Tinta Acrílica.
b)    Corte várias bandeirinhas no tecido estampado (chita). Cole sobre a embalagem. Depois de seco, contorne com Crystal Cola Glitter ouro.
Utilize para colocar doces ou pipoca. 

Obs: Plano de aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 17.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Datas Comemorativas - "Dia das Mães"

Datas comemorativas – “Dia das Mães”


O Dia das Mães teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.


O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.


No Brasil, o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.


Alguns países onde as datas para o Dia das Mães são definidos:
a)    Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.
b)    Fevereiro - Noruega
c)  Março – Geórgia, Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia, Egito, Síria, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos
d)    Abril - Grécia
e) Maio – Primeiro domingo – Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verdem Espanha, Moçambique e Angola.
f)  Maio – Segundo domingo – África do Sul. Austrália, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Nova Zelândia, Áustria, Peru, suiça, Turquia, EUA, Venezuela.
g)    Maio – Último domingo – França e Suécia.
h)    Agosto - Tailândia, Bélgica e Costa Rica
i)      Outubro – Argentina e Índia.
j)      Dezembro - Panamá


1 – Camiseta - Coração


Materiais:  camiseta, lixa de parede grossa, Giz de Cera Triangular, Canetas Acrilpen preta e vermelha (Acrilex), jornal e ferro quente.

Modo de fazer:
a)  Faça um desenho na lixa e pinte com o Giz de Cera Triangular (acalque bem o giz). Pinte cada pedaço de uma cor.
b) Coloque jornal por dentro da camiseta. Centralize a lixa sobre a camiseta de maneira que a pintura fique em contato com o tecido.
c)  Passe o ferro quente sobre o avesso da lixa para que a pintura com o giz de cera seja transferida para a camiseta.
d)  Faça acabamentos com as Canetas Acrilpen preta e vermelha.
e)  Faça um belo pacote, coloque um cartão e presenteie a mamãe.
Obs: A camiseta só poderá ser lavada depois de 48 horas com sabão neutro. Não deixar de molho em sabão em pó. Lave, centrifugue e coloque no varal.


2 – Camiseta – Flores com impressão das digitais


Materiais:  camiseta, Tinta de Tecido, Tinta Dimensional Metálica e Ácqua (Acrilex), rolinho de espuma e jornal.

Modo de fazer :
a) Coloque jornal por dentro da camiseta para proteger, assim, a tinta não passará para a outra parte da camiseta.
b) Com a Tinta Dimensional Metálica escreva a palavra “Mãe” ou o nome da mãe que receberá a camiseta.
c) Com rolinho de espuma passe a Tinta de Tecido nas pontas dos dedinhos da criança e a oriente para que vá decalcando as pontinhas dos dedos sobre a camiseta de maneira que as flores vão se formando. Primeiro decalque um dedo com amarelo, por exemplo, e depois, cinco decalques em volta para formar as pétalas.
d) Para fazer as folhas passe o rolinho com Tinta de Tecido verde e decalque a ponta do dedo (parte inferior).
e) Depois de seco, faça detalhes com Tinta Dimensional Ácqua.


3 – Camiseta – Flores com impressão de mãos e digitais 


Materiais:  camiseta, Tinta de Tecido, Tinta Dimensional Ácqua, Canetas Acrilpen (Acrilex). retalhos de tecido, Super Cola Pano, rolinho de espuma e jornal.

Modo de fazer:
a) Coloque jornal por dentro da camiseta para proteger, assim, a tinta não passará para a outra parte da camiseta.
b) Com o rolinho, espalhe tinta de tecido na mão da criança. Decalque a mão na camiseta. Depois, passe tinta nas pontinhas dos dedos e vá decalcando formando as flores. Primeiro o miolo e, depois, as pétalas. Com os dedos (parte inferior) faça as folhas.
c) Recorte em tecido o vaso. Cole-o na parte inferior da mão com a Super cola pano. Depois de seca. Faça os acabamentos com Canetas Acrilpen e Tinta Dimensional Ácqua.


4 – Camiseta – “Mamãe você é... DEZ”


Materiais:  camiseta, Tinta de Tecido, Tinta Dimensional Metálica e Ácqua, rolinho de espuma e Canetas Acrilpen (Acrilex).

Modo de fazer:
a) Coloque jornal por dentro da camiseta para proteger.
b) Escreva com Tinta Dimensional Metálica: “Mamãe, você é...”.
c) Passe tinta de tecido na mãozinha da criança e carimbe na camiseta.
d) Com Tinta de Tecido nas pontas dos dedos faça as flores e a borboleta.
e) Dê acabamento com a Tinta Dimensional Ácqua e Canetas Acrilpen.


5 – Camiseta – “Mamãe você é meu... SOL”


Materiais: camiseta, Tinta de Tecido, amarela e laranja, Tinta Dimensional Metálica ou Ácqua, rolinho de espuma e pincel.

Modo de fazer:
a) Coloque jornal por dentro da camiseta para proteger, assim, a tinta não passará para a outra parte da camiseta.
b) Passe Tinta de Tecido amarela na mãozinha de criança. Utilize o rolinho de espuma para espalhar. Decalque na camiseta quantas vezes forem necessárias para fazer os raios do sol.
c) Decalque apenas um dedo com a tinta de tecido laranja, uma vez sobre cada mão carimbada (raios).
e) Passe tinta na ponta dos dedos da criança e peça que ela “carimbe” várias vezes para fazer  o centro do sol.
f) Com a Tinta Dimensional Metálica ou Ácqua escreva a frase: “Mamãe, você é  meu... SOL”.
g) Com o pincel, passe em alguns lugares a tinta para tecido glitter dourada.
h) Escreva a palavra “Mãe” ou o nome da mãe que receberá a camiseta.


6 – Camiseta – Flores com digitais (tulipas)


Materiais:  camiseta, Tinta de Tecido, Tinta Acripuff (Acrilex), rolinho de espuma, jornal e secador de cabelos.

Modo de fazer:
a) Coloque jornal por dentro da camiseta para proteger, assim, a tinta não passará para a outra parte da camiseta.
b) Passe Tinta de Tecido na parte inferior do dedo indicador, utilize o rolinho de espuma para espalhar melhor. Decalque na camiseta (cada vez que decalcar você fará uma tulipa).
c) Escreva a palavra “Mãe” no centro das tulipas com a Tinta Acripuff. Faça os detalhes das tulipas com a Tinta Acripuff branca e tinta verde para os galhos e sépalas. Espere secar.
d) Coloque o secador de cabelos a uma distância de 15 cm do trabalho na posição “quente” e espalhe o calor até que a tinta Acripuff expanda.


7 – Camiseta – Corações de tecido


Materiais:  camiseta, tecido estampado, Super Cola Pano, Canetas Acrilpen, Tinta Dimensional Ácqua cristal (Acrilex), pincel, tesoura e jornal.

Modo de fazer:
a) Coloque jornal por dentro da camiseta para proteger da Super cola pano.
b) Recorte corações no tecido estampado e cole na camiseta com a Super Cola Pano. Espere secar. Faça os detalhes com Canetas Acrilpen.
c) Espalhe com o pincel a Tinta Dimensional Ácqua  cristal sobre os corações para dar brilho.


8 – Camiseta – Mãe e filhos


Materiais:  camiseta, Canetas Acrilpen e Tinta Dimensional Gliter dourado (Acrilex).

Modo de fazer:
a) Faça o desenho na camiseta. Coloque o jornal por dentro para proteger.
b) Contorne os desenhos com as Canetas Acrilpen, faça os pontinhos, florzinhas, etc.
c) Faça os detalhes com a Tinta Dimensional Gliter dourada.


09 e 10 – Camiseta – Isogravura


Materiais:  camiseta, Tinta de Tecido, bandeja de isopor, lápis ou caneta, rolinho de espuma, Tinta Dimensional Metálica e Gliter (Acrilex).

Modo de fazer:
a) Coloque jornal por dentro da camiseta para proteger, assim, a tinta não passará para a outra parte da camiseta.
b) Para homenagear a mamãe faça o desenho que quiser na bandeja de isopor. “Afunde” os riscos com o lápis ou caneta.
c) Coloque tinta de tecido num prato, passe o rolinho e, em seguida, passe na camiseta.
d) “Carimbe” o desenho na camiseta. Espere secar e faça os acabamentos com Tinta Dimensional Metálica e gliter. 

Obs 01: Estas sugestões para o Dia das Mães foram publicadas no site da Acrilex www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 26.
Obs 02: As sugestões de pintura em camiseta são da prof. Francine Souto de S. Miguel Pta - SP

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga