Literatura Infantil – “Era uma
vez um gato xadrez” (Bia Villela)
A escola representa a única
oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar,
nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva,
diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e
sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também
estar aberto para outras culturas.
A leitura é um processo amplo, que
envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem
gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a
oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de
vida.
"O primeiro contato da
criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos
avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas (tendo a
criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros
e outros mais... contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos
soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite
, antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e
para um sonho rico, embalado por uma voz amada." (ABRAMOVICH, Fanny)
Por meio
da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, conhecimento e
valores. Se aliado à leitura a criança confeccionar os personagens (artes
plásticas), representar a história (teatro) e reescrever a história
(alfabetização / português), o conhecimento será ampliado e melhor assimilado.
Bia
Villela
Bia Villela cursou veterinária na USP, e
depois, design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design, em Denver,
EUA.
Ela elabora os textos, as ilustrações e todo o
projeto gráfico de seus livros. Eles têm um design delicioso que encanta
crianças e adultos. São traços delicados e simples, muitas formas geométricas e
o colorido chama a atenção de qualquer pessoa.
Livros de sua autoria:
- Era uma vez um gato xadrez
- A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
- Era uma vez um lobo mau
- Era uma vez um menino travesso
- Era uma vez um caracol furado
- Quem pegou o pão na casa do João?
- Dia de sol na fazenda
- O Chapeuzinho Vermelho
- João e o Pé de Feijão
- Os três porquinhos
- O que tem no meu caminho?
- O que tem naquela mata?
- O que tem no meu caminho?
- O que tem naquela mata?
- O que tem no meu quintal?, entre outros
A sugestão nesse projeto é trabalhar o livro
“Era uma vez um gato xadrez” da Editora Moderna, abordando a leitura e a escrita nos seus versos e
rimas. Em seguida, a proposta é refazer a história num livrinho sanfonado onde
os personagens são feitos com tangram ou fazê-los em EVA para usá-los como fantoches.
Atividade: Reescrever a história “Era uma vez um
gato xadrez” de Bia Villela (Ed. Moderna) através de quadros de tangram.
Objetivos:
a) Conhecer a história, refletir sobre os valores que ela
traz, trabalhar a leitura e escrita e, utilizando o tangram, refazer a
história.
b) Trabalhar a leitura, a escrita, valores e arte.
c) Montar um livrinho de história.
Era uma vez um gato xadrez –
Bia Villela
ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ.
CAIU DA JANELA E FOI SÓ UMA VEZ.
ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.
LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.
ERA UMA VEZ UM GATO VERMELHO.
ENTROU NO BANHEIRO E FEZ CARETA NO ESPELHO.
ESQUECEU DE COMER E FICOU MEIO MAGRELO.
ERA UMA VEZ UM GATO VERDE.
ERA UMA VEZ UM GATO COLORIDO.
BRINCAVA COM OS AMIGOS E ERA MUITO DIVERTIDO.
ERA UMA VEZ UM GATO LARANJA.
ERA UMA VEZ UM GATO MARROM.
OLHOU PRA GATA E FEZ “ROM ROM”
ERA UMA VEZ UM GATO ROSA.
COMEU UMA SARDINHA DELICIOSA.
ERA UMA VEZ UM GATO PRETO.
ERA TEIMOSO E BRINCOU COM O ESPETO.
ERA UMA VEZ UM GATO BRANCO.
ERA TÃO SAPECA QUE PULOU DO BARRANCO.
ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ…
QUEM GOSTOU DESTA HISTÓRIA QUE CONTE OUTRA VEZ…
Obs: Plano de Aula publicado no site da Novaprint - www.novaprint.com.br - link "Professores".
Amei...
ResponderExcluirFarei um projeto sobre gatos ,amei a historia !
ResponderExcluir