quarta-feira, 23 de junho de 2021

Projeto - "A Galinha Pintadinha"

 Projeto: A Galinha Pintadinha

  

Como nasceu A Galinha Pintadinha?

Em dezembro de 2006, Juliano Prado e Marcos Luporini postaram no Youtube um vídeo infantil chamado “A Galinha Pintadinha”. Esta foi a solução para apresentar o vídeo em uma reunião de produtores na qual eles não poderiam estar presentes.

Seis meses depois, a surpresa: o vídeo havia virado um hit e já ultrapassava a marca de 500.000 visualizações, número expressivo para a época. Empolgados com o sucesso, o vídeo “Galinha Pintadinha” se transformou em um projeto que tem por principal objetivo o resgate e a promoção de canções infantis populares brasileiras. Através da produção, gravação e distribuição de DVDs, as animações 2D de personagens infantis acompanham os temas das músicas seguindo um enredo montado com elementos visuais lúdicos e didáticos para a audiência infantil.

Apesar de ser voltado ao segmento infantil, com foco em crianças de zero a seis anos, o projeto “Galinha Pintadinha” une gerações e, com sua roupagem moderna para a cultura tradicional brasileira, coloca para dançar numa mesma sala a vovó e seus netinhos, sempre sob os olhares carinhosos dos pais.

Fonte: www.galinhapintadinha.com.br

“A Galinha Pintadinha” na escola.

É comprovado cientificamente que as crianças aprendem muito mais quando o assunto é de seu interesse e esse tema agrada tanto os pequenos, que se deixar, só querem cantar e dançar as músicas que fazem parte dos 3 DVDs da Galinha Pintadinha.

As músicas podem auxiliar muito o desenvolvimento das crianças, sendo assim, é importante trabalhar bastante as canções infantis, portanto, não podemos esquecer de inserir outros conteúdos pertinentes ao tema que elas trazem, por exemplo, se a música fala da barata, é importante falar da importância da limpeza pra que elas não se proliferem. Se a música fala da galinha, fale sobre os ovos que elas nos dão, a carne, como se reproduzem,etc. Dessa forma, as crianças vão aprendendo e assimilando os conteúdos de maneira prazerosa.

Podemos utilizar as músicas para trabalhar o corpo (movimentos, articulações), ritmo, alfabetização, tamanhos, cores, medidas, formas, etc. 

As músicas permitem que as crianças trabalhem em grupo, facilitando a socialização, a troca de conhecimento na realização das atividades escolares, além de trazer bem estar quando cantam e dançam.

Diferente de muitos desenhos da atualidade, a Galinha Pintadinha resgata a música nacional e proporciona que a cultura brasileira seja repassada de geração a geração. Ao trabalhar com os alunos as músicas da “Galinha Pintadinha”, percebe-se que as crianças interagem o tempo todo, ficam alegres, motivadas e todas as atividades são assimiladas com maior facilidade. A música desenvolve a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a autoestima.

Personagens: Galinha Pintadinha, Galo Carijó, Baratotal, Baratazul, Baratinha, Borboletinha, Pintinho, Gavião, as três galinhas coloridas entre outros.

 
Possibilidades de trabalhar com “A Galinha Pintadinha”

Objetivos:

Trabalhar com as músicas infantis (DVDs da Galinha Pintadinha) fazendo com que as crianças se movimentem (dança), interpretem (teatro) e se socializem.

b) Desenvolver a alfabetização, habilidades artísticas e matemáticas fazendo os personagens das músicas infantis.

c)  Refletir sobre os valores e a alegria que as músicas retratam. 


 Atividades: Confecção dos personagens que são temas das músicas dos DVDs da Galinha Pintadinha.


Sugestão de trabalho

a) As crianças já chegam à escola com conhecimento da maioria das músicas que fazem parte dos DVDs da Galinha Pintadinha, portanto, escolha uma música, coloque pra elas ouvirem. Depois, peça que cantem e dancem.

b) Converse sobre o que a música fala. Proponha que desenhem e pintem o personagem da música ou façam com papel, EVA, sucata, etc. Converse com os alunos sobre os valores que a música traz.

c) Fale sobre o animal, tema da música que está sendo trabalhada. É alimento? De que forma é preparado? É peçonhento? É doméstico? Tem penas? Pelo? É grande? Pequeno? ...

d) Ao final da atividade, converse com os seus alunos sobre o que aprenderam com o projeto. O que mais gostaram, o que não foi tão agradável.

e) Numa outra aula, proceda da mesma forma com outra música do DVD.


Técnicas trabalhadas / Materiais utilizados / Conteúdos:


Técnicas trabalhadas:  Recorte, Colagem e Pintura

 

Materiais: EVA, papéis, sucatas, Crystal cola Mettalic, Brilliant e Glitter, Tinta Confetti, Guache, Tinta Acrílica fosca e brilhante, Marcador Permanente, Big Canetas Hidrográficas, Big Lápis de cor, Cola branca, Cola para EVA e tesoura.

 

Conteúdos

- Artes (Artes Plásticas) - Linhas, formas, cores, textura, bi e tridimensão, sobreposição, composição, proporção.

-  Artes (Música / Dança / Teatro) – Ritmo, canto, movimento, coreografia e representação.

- Matemática – Linhas, formas, soma e subtração, paralelas, perpendiculares, ângulos e raciocínio lógico.

-  Alfabetização – oralidade, audição, leitura e escrita.

Obs: As sugestões 01, 02 e 03 foram enviadas pela professora Fernanda Estefano Bortolazzo de Capivari – SP.

As sugestões 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10 foram enviadas pela prof. Francine Souto de São Miguel Paulista – SP.

A sugestão 11 foi enviada pela prof. Ligia Nogueira de Paraguaçú Paulista – SP - http://ligiaevarts.blogspot.com/


Atividades

1) A Galinha Pintadinha – Fantoche de vara


Material: bolinha de isopor 5 cm de diâmetro, EVA azul, amarelo e vermelho, Cola de EVA e isopor, Marcador Permanente preto, Tinta Confetti, Crystal cola Brilliant branca, olhos móveis, secador de cabelos, tesoura, pincel, palito de churrasco e fitas (azul e branco).

Modo de fazer:

a) Corte a bolinha de isopor pela metade. Corte um círculo com 10 cm de diâmetro de EVA azul, esquente com o secador para que você possa encapar a bolinha de isopor.

b) Passe Cola de EVA ou isopor na meia bolinha e cole o EVA “boleado” sobre ela. Espere secar. Recorte as sobras.

c) Por trás, cole as duas formas que representam as asas e a crista. Cole um círculo com 5 cm de diâmetro (EVA azul) para fazer o acabamento.

d) Passe Tinta Confetti nas asas da galinha. Cole um triângulo de EVA amarelo (bico) e um coração vermelho (papo).

e) Faça os acabamentos com Marcador Permanente preto (contornos) e Crystal cola Brilliant branca (pintinhas).

f) Espete um palito de churrasco na parte inferior da galinha e encape com fitas.


2) A Galinha Pintadinha – Fantoche de mão

Material: EVA azul, laranja, vermelho e branco, Marcador Permanente preto, Tinta Acrílica branca, Giz de cera triangular, Tinta Confetti, cola para EVA, tesoura e pincel.

Modo de fazer:

a) Risque o molde da Galinha Pintadinha num pedaço de cartolina.  Corte duas vezes no EVA azul. Pinte uma das partes com o Giz de cera triangular azul. Pinte as bolinhas da galinha com a Tinta Acrílica branca.

b) Passe Cola de EVA n as laterais e parte superior para juntar as duas partes. Cole a crista entre as duas partes.

c) Passe Tinta Confetti no lado que foi pintado com Giz de cera triangular. Cole os olhos, bico e papo. De acabamento com Marcador Permanente preto.


3) A Galinha Pintadinha – Porta doces

Material: EVA azul, laranja, vermelho e branco, Marcador Permanente preto, Crystal cola Brilliant branca, Tinta Acrílica branca e azul, Tinta Confetti, Cola para EVA, tesoura e pincel. 

Modo de fazer:

a) Desenhe a Galinha Pintadinha no EVA azul, recorte-a por partes. Nas pontas das asas, parte inferior do corpo e parte inferior da cabeça, faça detalhes com Tinta Acrílica azul, faça detalhes com pinceladas de Tinta Acrílica branca. Pinte todas as partes com Tinta Confetti.

b) Monte a galinha colando as partes: crista, asas, olhos, bico, pernas, rabo, pés e papo. Dê acabamento com Marcador Permanente preto.

c) Faça uma caixinha com o EVA azul (porta doces). Cole a galinha na caixinha. Dê acabamento com pintinhas brancas (Crystal cola Brilliant branca).

 

4) A Galinha Pintadinha – Porta refrigerante

Material: cartolina branca, Big Lápis de Cor, Big Canetas Hidrográficas (preta), Crystal cola Brilliant branca, Cola branca, e tesoura.

Modo de fazer:

a) Faça o desenho da Galinha Pintadinha num pedaço de cartolina e expanda para os dois lados de maneira que de para envolver a garrafa de refrigerante. Pinte com os Big Lápis de Cor. Faça os contornos com a Big Caneta Hidrográfica preta. Recorte e cole as laterais para formar o porta refrigerante.

 

5) A Galinha Pintadinha – Cestinha de flores

Material: papel color set ou cartão azul turquesa, vermelho, branco e laranja, Guache branco, pincel fino ref. 052, nº 2, Big Canetas Hidrográficas (preta), cola branca e tesoura.

Modo de fazer:

a) Recorte um quadrado medindo 15x15cm no papel color set azul, divida-o em três partes iguais nos dois sentidos. Recorte nas linhas tracejadas. Vinque bem nas linhas inteiras.

b) Cole os quadrados conforme mostra a foto 02. Faça uma tira de papel e cole dos dois lados (alça).

c) Recorte a cabeça da Galinha Pintadinha no papel color set azul, cole o papo, bico e olhos. Faça os contornos com a Big Caneta Hidrográfica preta. Faça as pintas da Galinha com o Guache branco e o pincel ref. 052, nº2.


6) A Galinha Pintadinha – Chaveiro


Material: EVA azul, amarelo e vermelho. Cola para EVA, Guache branco, Tinta Acrílica fosca laranja, olhos móveis, tesoura, pincel ref. 052, nº2, argola e corrente para chaveiro.

Modo de fazer:

a) Recorte no EVA azul Uma oval (galinha) e as asas. Os bicos e pés (EVA amarelo), papo e crista (EVA vermelho). Cole as partes na oval para formar a galinha conforme foto.

b) Pinte o bico e os pés com a Tinta Acrílica laranja. Cole os olhos móveis e dê acabamento com Guache branco e pincel fino ref. 052, nº02.  Faça um pequeno furo e encaixe a corrente do chaveiro.

 

7) A Galinha Pintadinha – Máscara


Material: EVA azul, branco e vermelho, Guache branco, Tinta Confetti, Cola de EVA, lastex e tesoura.

Modo de fazer:

a) Risque a máscara da galinha no EVA azul e recorte. Recorte o bico, crista, papos e olhos.  Cole sobre a máscara. Passe Tinta Confetti no EVA branco (olhos).

b) Faça as pintinhas e os detalhes com Tinta Guache branca. Faça dois furos laterais para amarrar o lastex.


8) A Galinha Pintadinha – Jogo da Memória

Material: Papel Ecocores 21 cores e Papel Ecocores Textura, cartolina branca, Big Lápis de cor, Big Canetas Hidrográficas, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:

a) Escolha uma das cores do papel Ecocores 21 cores e recorte retângulos iguais (nº par). Recorte retângulos menores no papel Ecocores Textura e cole num dos lados de cada retângulo.

b) Pinte os personagens da turma da Galinha Pintadinha (2 iguais de cada). Utilize os Big Lápis de cor e as Big Canetas Hidrográficas. Recorte deixando uma pequena moldura branca. Cole nos retângulos. Para brincar as crianças terão que achar os pares.

 

9) A Galinha Pintadinha – Porta bombom

Material: Papel color set ou cartão azul turquesa, vermelho, branco e laranja, Crystal cola Brilliant branco, cola branca, tesoura e Big Caneta Hidrográfica preta.

Modo de fazer:

a) Faça um quadrado medindo 6x6cm. Em cada um dos lados risque outro quadrado, arredonde as pontas. Recorte. Vinque nas linhas marcadas e dobre para fazer a embalagem do bombom.

b) Coloque o bombom dentro da embalagem, faça um furo em cada uma das partes arredondadas e amarre com uma fita.

c) Faça o desenho da cabeça da galinha, cole papo, bico, olhos e crista. Faça as pintinhas com Crystal cola Brilliant branca. Faça os contornos com a Big Caneta Hidrográfica preta. Cole a galinha na embalagem.

 

10) A Galinha Pintadinha – Jogo – Aprendendo a somar e subtrair.




Material: palitos de sorvete, EVA branco, Marcador Permanente vermelho, Giz de cera, Cola de EVA, Crystal cola Glitter prata e tesoura.

Modo de fazer:

a) Recorte 13 ovos em EVA branco. Em cada um escreva um número de 1 a 10. Nos outros três faça os sinais “+”,  “-“ e  “=”.

b) Deixe-os brilhantes com Crystal cola Glitter prata espalhada com o dedo indicador. Pinte os palitos de azul (Giz de cera). Cole os ovos nos palitos.

c) Desafie os alunos a fazerem contas de soma e subtração. Ganha o aluno ou o grupo que acertar mais.

 

11) A Galinha Pintadinha -  A roça



Material: EVA de várias cores, cola de EVA, palitos de churrasco, cola quente, tesoura, secador de cabelos e Marcador permanente preto e vermelho.

Modo de fazer:

a) Recorte círculos de EVA e encape as bolas de isopor (esquente com secador de cabelos para que o EVA se torne flexível).

b) Junte as bolas encapadas com palitos de churrasco. Faça pernas com palitos de churrasco, encape.

c) Para manter os animais em pé, espete os palitos (pernas) em bolas de isopor (metade) encapadas com EVA.

d) Cole nos animais as asas, crista e demais partes feitas em EVA. Faça os detalhes nos olhos e bico com o Marcador Permanente preto.


Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - Link "Educadores" - Pasta "Projetos"

 

Ivete Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Projeto - "Fazendo Arte com Impressões Digitais"

 Projeto: "Fazendo Arte com Impressões Digitais"

Fazer arte com impressões digitais é uma excelente atividade para promover momentos de prazer em meio a brincadeira, estimular o a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.  Nessas atividades as crianças manuseiam diferentes materiais expressivos e texturas.


O que é uma expressão digital?

É o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos, eles possuem o mesmo DNA mas as impressões digitais são diferentes. Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.

As papilas são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.  Esta propriedade é conhecida como imutabilidade.

 

A impressão digital apresenta pontos característicos e formações que permitem a um perito ou um papiloscopista identificar uma pessoa de forma bastante confiável. Tal comparação é também feita por sistemas computadorizados, os chamados Sistemas de Identificação Automatizada de Impressão Digital.

 

A utilização de impressões digitais para identificar pessoas existe desde a Antiguidade em diversos lugares, como Mesopotâmia, Turquestão, Índia, Japão e China com o objetivo de autenticar documentos e selar acordos civis e comerciais. O primeiro sistema de identificação por impressões digitais foi criado por Francis Galton, com base em anotações anteriores de outros autores.

 

Desde o ano de 2008, a digital dos dedos é utilizada para a identificação de eleitores no Brasil. Em 2010, o uso desse sistema foi ampliado e tornou-se acessível a mais de 45 mil pessoas. Essa tecnologia é um dos recursos biométricos e, junto com o exame da íris dos olhos e da frequência da voz, auxilia na precisão para a diferenciação humana. As eleições brasileiras têm sido acompanhadas por técnicos de outros países preocupados em evitar fraudes eleitorais.

 

 

A arte de Ingrid Aspock

Ingrid Aspock, artista austríaca, transforma impressões digitais em histórias divertidas, veja algumas de suas obras.

“Maestro e público” 

“Super herói” e “Músico agitando a galera”

 

Possibilidades de trabalhar com impressões digitais com os alunos


Objetivos:

a) Desenvolver nos alunos a curiosidade, a relação com as formas e o desenho.

b) Utilizar-se das impressões digitais para expressar-se artisticamente e criativamente relendo histórias, músicas ou temas propostos.

 

Atividades: Confecção de animais com as digitais.

 

Sugestão de trabalho:

a) Apresente aos alunos a música “Os dedinhos” e proponha que cantem juntos.

Polegares, polegares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Indicadores, indicadores / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Dedos médios, dedos médios / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Anelares, anelares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Dedos mínimos, dedos mínimos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Todos os dedos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Polegares, indicadores, dedos médios, anelares, dedos mínimos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

b) Depois de cantarem a música os alunos farão experiências de impressão com os dedos. Utilize pintura a dedo se forem da Ed. Infantil ou almofada de carimbo para os alunos da Ed. Fundamental I.

c) Diga aos alunos que as impressões digitais possibilitam fazer inúmeras atividades artísticas. Mostre algumas possibilidades para eles.





Fonte: Emberly, E. R. - “Desenhando com os dedos” – Tradução: Shirlei Ap. Souza – Ed. Panda

 

d)  Refaça com seus alunos a história “O mistério do ovo”.

e)  Faça uma roda de conversa onde os alunos dirão o que aprenderam com a atividade realizada, quais as dificuldades encontraram, quais conteúdos foram aprendidos e o que mais gostaram.

Técnicas trabalhadas / Materiais utilizados:

Técnicas trabalhadasImpressão, Pintura, Recorte e Colagem.

Materiais : Papéis (cartolina branca e colorset colorido para as molduras), Tintas / Colas – Giz de cêra, Pintura a dedo, Têmpera guache, Guache Metálico, Tinta Confetti, Big Canetas Hidrográficas, Cola branca.


O mistério do ovo

Era uma vez um ovo que apareceu no quintal.

Não era da porca. Porca não bota ovo.

Também não era da gata. Você já viu gato botar ovos?

Se fosse Páscoa, poderia ter sido presente do coelho. Coelho não bota ovo.

Poderia ser da tartaruga. Tartaruga bota ovo.

Poderia ser da pata. Pata também bota ovo.

E se for da coruja? Será?

Se fosse maior, poderia ser da avestruz.

Ou seria da fêmea do jacaré?

Ou do dinossauro! Não sei...

O ovo se partiu, descobrimos de quem ele é.

E aí você já sabe? 














Outras possibilidades


    Cinco patinhos

   Joaninha é baixinha... há, há, há...

    Como pode um peixe vivo, viver fora da água fria...

A dona Aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou...




Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Pasta - Projetos.

Ivete Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br