quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Datas Comemorativas - "PRIMAVERA"

Datas comemorativas – “Primavera”


A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.


A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio).


Flores com sucata – A ideia é comemorar a Primavera decorando a sala de aula, a escola ou presenteando pessoas queridas com materiais recicláveis, entre eles utilizamos: papelão, rolinhos de papel higiênico, bandejas de isopor, sacolinhas plásticas e outros.

1 – Cartão - Buquê de flores


Materiais:  Tinta Nanquin vermelha, amarela e branca, Crystal Cola Brilliant branca, Cola branca, Guache verde (Acrilex), pincel ref. 054, nº 08, tesoura, papel color set azul, cartolina branca e cortador em formato de flor.

Modo de fazer :
a)    Marmorização de papel – Molhe ¼ de folha de cartolina branca com água, respingue Tinta Nanquin em locais diferentes (vermelho, amarelo e branco). Mexa a folha para se as tintas se misturem. Espere secar.
b)   Corte um retângulo de cartolina e dobre-o ao meio.
c)    Com pouquíssimo guache verde no pincel, dê batidinhas na frente do cartão para ficar como fundo do buquê. Corte um triângulo no color set azul e cole na frente do cartão.
d)   Corte várias flores no papel marmorizado com Tinta Nanquin, para isso utilize o cortador em formato de flores. Cole as flores na frente do cartão.
e)    Para finalizar faça os miolinhos das flores com Crystal Cola Brilliant branca.
f)    Faça lindos cartões e presenteie as pessoas queridas no início da Primavera.

2 - Flor – Rolinhos de papel higiênico


Materiais:  rolinhos de papel higiênico (1 rolinho para cada flor), Primer, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola Acrilex, papelão, pincel, tesoura, palitos de churrasco, crepom verde e cola branca.

Modo de fazer :
g)    Divida os rolinhos de papel higiênico em 5 partes iguais, você terá cinco aros com 2 cm de largura. Passe uma demão de Primer e deixe secar.
h)   Pinte os aros com Guache ou Tinta Acrílica.
i)     Recorte um círculo em papelão. Passe uma demão de Primer e, depois, pinte com Guache ou Tinta Acrílica branca. Faça texturas com Crystal cola.
j)    Recorte folhas. Passe Primer e pinte com guache. Coloque em uma folha Crystal cola verde. Coloque outra folha por cima da primeira, aperte um pouco para que a Crystal Cola se espalhe.
k)    Cole os aros no avesso do miolo da flor. Encape o palito de churrasco com o crepom, cole atrás da flor. Cole as folhas no palito.

3 – Vitória Régia – Rolinhos de papel higiênico


Materiais: rolinhos de papel higiênico (1 e ½ rolinho para cada flor), papelão, Primer, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola Acrilex, cola branca, tesoura e pincel.

Modo de fazer :
a)    Recorte os rolinhos de papel higiênico pela metade.
b)    Recorte em cada metade de rolinho os bicos das flores e folhas. Flores, bicos mais finos e folhas, bicos mais largos.
c)    Passe Primer, espere secar e pinte com Guache ou Tinta Acrílica.
d)    Miolo - Corte um círculo de papelão que caiba dentro do rolinho. Passe Primer, pinte com Guache branco ou Tinta Acrílica. Faça texturas com Crystal Cola.
e)    Monte a flor colocando o miolo dentro das pétalas e as folhas por fora.
f)     Dobre as petas para dentro e, na outra camada, para fora. As folhas serão dobradas para fora.

4 – Margaridas - Papelão


Materiais: papelão, Base branca para artesanato, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola, Tinta Confetti (Acrilex), pincel, tesoura e Cola branca.

Modo de fazer :
a)    Recorte as margaridas, os miolos e folhas no papelão. Passe uma demão de base branca para artesanato.
b)    Pinte com Guache ou Tinta Acrílica - Folhas verdes, margaridas brancas, miolos amarelos.
c)    Pinte os miolos das flores com Tinta Confetti. Faça texturas nas folhas com Crystal cola.
d)    Cole os miolos nas margaridas e as folhas por trás das flores.


5 – Gérberas – Rolinhos de Papel higiênico


Materiais:  rolinhos de papel higiênico (um para cada flor), Primer, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola, Cola branca (Aacrilex), palito de churrasco, papel de seda ou papel toalha, tesoura e papel crepom verde.

Modo de fazer :
a)    Pinte cada rolinho com o Primer e espere secar.
b)    Recorte tirinhas com 0,5 cm de largura dos dois lados do rolinho de papel higiênico (pétalas da flor). Deixe 2 cm no meio do rolinho sem cortar.
c)    Pinte o rolinho com Guache ou Tinta Acrílica. Espere secar e dobre as pétalas para fora.
d)    Na parte interna do rolinho coloque papel de seda branco ou papel toalha. Faça texturas com Crystal Cola.
e)    Encape o palito de churrasco com papel crepom. Espete na flor.


6 - Rosas – Sacolinhas plásticas


Materiais:  sacolinhas plásticas, Tinta Acrylic Colors (Acrilex), pincel, tesoura, tesoura de picotar, palito de churrasco, linha de bordar e papel crepom verde.

Modo de fazer :
a)    Recorte várias pétalas de rosa no plástico e algumas folhas (sacolinhas). As folhas deverão ser cortadas com tesoura de picotar.
b)    Pinte as pétalas com Tinta Acrylic Colors com a técnica das batidinhas (pinceladas). Espere secar. Pinte as folhas.
c)    Enrole a primeira pétala na ponta do palito de churrasco e amarre com linha de bordar. Vá colocando as pétalas duas a duas (uma de frente para a outra) e vá amarrando.
d)    Coloque três ou quatro camadas de pétalas.
e)    Encape o palito de churrasco e, ao encapar, vá inserindo as folhas.
f)     Abra as pétalas para dar formato a rosa.

Obs: Plano de aula postado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br – link “Educadores” – edição 19.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Músicas infantis - possibilidades de aprendizagem e criação"

Projeto: "Músicas infantis – possibilidades de aprendizagem e criação"


A música e o homem sempre viveram juntos, em qualquer parte do mundo, em todas as épocas. No início da civilização o homem reproduzia os sons que ouvia da natureza.

A música é uma das linguagens da arte que mexe com os sentimentos das pessoas provocando alegria, euforia, descontração, tristeza, raiva, etc. Ela está presente em todas as culturas nas mais diferentes situações.

Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos.


A Música na Educação Infantil

As crianças se relacionam afetivamente com a música desde muito pequeninas pois elas tem reações de prazer ao serem embaladas pelas mães quando ouvem as cantigas de ninar. Mesmo antes de aprenderem a falar, se expressam através de movimentos, sons e ritmos. A convivência com os diferentes sons e ruídos é de suma importância, pois através dos mesmos se faz descobertas e, com elas, o conhecimento e a exploração do mundo.

Ao ouvir uma música a criança se concentra e procura acompanhá-la, cantando e fazendo movimentos com o corpo, batendo palmas, sapateando, virando a cabeça de um lado para outro, enfim, desenvolvem o senso rítmico, estreitando assim, seu conhecimento sobre música.

Aos dois anos, a criança é capaz de cantar versos soltos, geralmente fora do tom e reconhece algumas melodias e cantores. Aos três anos, ela consegue reproduzir uma música pequena inteira, mas ainda fora do tom. Elas gostam de cantar em grupos, marchar, pular, correr, sempre embaladas pela música.

Entre quatro e cinco anos já controlam a voz, gostam de dramatizar as canções, conseguem cantar melodias inteiras, começam a gostar das cantigas de roda, conseguem sincronizar os movimentos das mãos e pés e dançam com mais facilidade no ritmo da música. Percebem a diferença dos diversos timbres (vozes, objetos, instrumentos), dos sons graves e agudos, além da variação de intensidade (forte e fraca).

Dos seis aos sete anos, elas conseguem acompanhar sequencias rítmicas, cantam acentuando a tônica das palavras, batem a pulsação da música com as mãos, enquanto o pé acentua o tempo mais forte. Distinguem ritmos populares, criam gestos livremente de acordo com o ritmo que estão ouvindo e produzem pequenas melodias.

Dos oito aos nove anos, as crianças conseguem interpretar músicas com bastante expressão, distinguem com segurança a melodia, o ritmo, a harmonia e, acompanham as músicas com o corpo o tempo todo. Aos dez anos, as crianças facilmente criam sonoplastias para histórias e trilhas sonoras para novela. Gostam de cantar com entusiasmo e tocam algum instrumento para o acompanhamento.


Trabalhando com a música em sala de aula
a) Peça que as crianças fiquem em silêncio e observem os sons ao seu redor. Peça que descrevam, desenhem ou imitem o que ouviram.
b) Faça um passeio com as crianças para fora da escola e peça que descubram sons característicos de cada lugar.
c)    Grave alguns sons e peça que, ao ouvirem, identifiquem.
d)  Peça aos alunos que fechem os olhos e ande entre eles fazendo algum barulho. Eles deverão acompanhar com a mão de onde o som está vindo.
e)    Trabalhe com os elementos dos sons:
- Altura (agudo, médio, grave)
- Intensidade (forte, fraco)
- Duração (longo, curto)
- Timbre (é a característica de cada som, o que nos faz diferenciar as vozes e os instrumentos)
f) Brinque com as crianças com jogos musicais correspondentes às fases do
    desenvolvimento infantil:
    >>> Sensório-Motor (até dois anos) - São atividades que relacionam o som ao gesto. A criança pode fazer gestos para produzir sons e expressar-se corporalmente para representar o que ouve ou canta. Essas atividades favorecem o desenvolvimento da motricidade.
    >>> Simbólico (a partir dos dois anos) – Aqui se busca representar o significado da música, o sentimento, a expressão. O som tem função de ilustração, de sonoplastia. Contribuem para o desenvolvimento da linguagem.
    >>> Analítico ou de Regras (a partir dos quatro anos) – São jogos que envolvem a estrutura da música, onde são necessárias a socialização e a organização. A criança precisa escutar a si mesma e aos outros, esperando sua vez de cantar e tocar. Ajudam no desenvolvimento do sentido de organização e disciplina.
f) Proponha que cantem e se movimentem com as músicas de acordo com a faixa etária deles.
g) Para tornar a aula mais significativa, além de cantar e dançar, faça algo que marque a música, por exemplo, se a música fala de borboleta, ensine a construção de uma borboleta, se fala de um balão ensine a fazerem um balão. Pode ser com papel, com massinhas, sucatas, colher de pau, etc. Cada professor deverá saber o grau de conhecimento de seus alunos e desafiá-los dentro daquilo que conseguirão fazer.


Músicas Infantis

Peixe Vivo
Como pode um peixe vivo
Viver fora da água fria (bis)
Como poderei viver (bis)
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia (bis)


Cai, cai, balão
Cai, cai, balão.  Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá,
Tenho medo de apanhar.

Pirulito Que Bate Bate

Pirulito que bate bate 
Pirulito que já bateu 
Quem gosta de mim é ela 
Quem gosta dela sou eu 


Pirulito que bate bate 
Pirulito que já bateu 
A menina que eu gostava 
Não gostava como eu


Trenzinho Caipira

lá vai o trem com o menino,  lá vai a vida a rodar 

lá vai ciranda e destino, cidade noite a girar 
lá vai o trem sem destino, pro dia novo encontrar 
correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar 
cantando pela serra ao luar 
correndo entre as estrelas a voar, no ar, no ar, no ar.

  

Borboletinha

Borboletinha tá na cozinha 

fazendo chocolate 
para a madrinha


Poti, Poti,
perna de pau
olho de vidro
e nariz de pica-pau pau pau

A barata diz que tem sete saias de filó

A Barata diz que tem sete saias de filó 

É mentira da barata, ela tem é uma só 
Ah ah ah, oh, oh, oh, ela tem é uma só ! 
A Barata diz que tem um sapato de veludo 
É mentira da barata, o pé dela é peludo 
Ah ah ah, hu hu hu, o pé dela é peludo ! 
A Barata diz que tem um sapato de fivela 
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela 
Ah ah ah ho ho ho, o sapato é da mãe dela 
A Barata diz que tem uma cama de marfim 
É mentira da barata, ela tem é de capim 
Ah ah ha him him him, ela tem é de capim 
A Barata diz que tem um anel de formatura 
É mentira da barata, ela tem é casca dura 
Ah há há, hu hu hu, ela tem é casca dura 
A Barata diz que tem o cabelo cacheado 
É mentira da barata, ela tem coco raspado 
Ah há há ho ho ho ela tem coco raspado



Dona Aranha
A dona aranha subiu pela parede

Veio a chuva forte e a derrubou

Já passou a chuva o sol vem surgindo

E a dona aranha continua a subir

Ela é teimosa e desobediente

Sobe, sobe, sobe e nunca está contente



Carneirinho, carneirão
Carneirinho, carneirão.
Cabecinha de algodão.
Era assim que antigamente
Se cantava esta canção:


Pequeninos somos nós,

Nossa vida é brincar.
E depois, sossegadinhos,
Para a casa descansar


Pula a fogueira Iaiá!
 
Pula a fogueira, Iaiá!
Pula a fogueira, Ioiô!
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor!

  
Sapo Cururu
Sapo Cururu na beira do rio

Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento



1,2,3 Indiozinhos
1,2,3, indiozinhos. 

4,5,6, indiozinhos. 
7,8,9, indiozinhos. 
10, num pequeno bote.


Iam navegando pelo rio abaixo 

quando o jacaré se aproximou 
e o pequeno bote dos indiozinhos 
quase, quase, virou!

Observação 01: As atividades feitas com massinhas, foram feitas pela professora Rozilene A. M. Oliveira de São Paulo e as atividades com colher de pau, pela professora Anunzziata Lettieri Augusto do Colégio Mania de Aprender, de São Miguel Paulista – São Paulo. 

Observação 02: Plano de aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores - Edição nº 17

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
  

domingo, 7 de agosto de 2016

Arte nas Escolas - Arte Africana

"Arte Africana" - Colégio Canadá - Guarulhos - SP


Prof. Walkyria  (Arte) e Marileide (Lingua Portuguesa) - Alunos dos 7ºs, 8ºs e 9º anos

Objetivo: Demonstrar uma nova forma de olhar a África, identificar seus valores culturais que tanto influenciaram e influenciam a Cultura Brasileira (música, dança, pintura, espiritualidade, etc).

Abayomi - boneca de nós

Material: TNT preto ou papel crepom impermeável (Novaprint), tecido (Chitão estampado), fita de cetim nº 01, guarda chuva (suporte), barbante e tesoura.





Modo de fazer:
a) Fale para os alunos sobre as bonecas que eram feitas pelas mães das crianças nos navios de escravos enquanto atravessavam o mar. 
b) Corte tiras de TNT ou papel crepom impermeável (preto ou marrom). Faça nós pra montar a boneca conforme imagem acima. 
b) Com tecido (Chita) ou crepom faça a roupa. Amarre a fita na cintura.
c) Pendure com barbante em sombrinhas para expor.

Africana feita em garrafa
Material: garrafa, jornal, Biscuit, Primer e Tinta PVA da Acrilex, tecidos, cola quente e tesoura.




Modo de fazer:
a) Fale com os alunos sobre a representação da figura humana das mais diferentes formas. b) Amasse o jornal para fazer a cabeça e o pescoço da boneca. Encaixe o pescoço no gargalo da garrafa e cole. Faça com biscuit os seios e braços da africana. Espere secar e pinte com Primer (2 demãos) e Tinta PVA ou Guache.
c) Com tecido faça o vestido e o turbante.


Africana feita com cabaça

Material: cabaça, papel mache , Primer, Tinta PVA ou Guache (Acrilex), pincel, tecido, cola quente e tesoura.


Modo de fazer:
a) Misture o Papel Mache conforme instruções da embalagem e faça bolinhas (cabeça e seios, cole na cabaça). Modele os braços e cole com cola quente. Espere secar.
b) Passe duas demãos de Primer, espere secar e pinte com Tinta PVA.
c) Pinte os detalhes (olhos, boca). 
d) Com tecido faça o vestido e o turbante.

Africanos feitos com garrafa
Material: garrafas, Biscuit preto, Crystal Cola e Cola branca (Acrilex), sisal, cola quente, rolha e tesoura.



Modo de fazer:
a) Converse com os alunos sobre a pintura corporal feita pelos negros nos rituais religiosos e festas.
b) Modele em biscuit as cabeças dos africanos e os braços. Cole no gargalo da garrafa.
c) Depois de seco, faça detalhes com Crystal Cola (várias cores).
d) Desfie o sisal e cole em volta da garrafa (vestimenta).
e) Com rolhas faça os atabaques nas mãos dos negros.

Carrancas feitas em troncos de eucalipto.
Material: tronco de eucalipto + ou - 20 cm de altura, papel mache ou biscuit, cola quente, Tinta PVA ou Guache da Acrilex e tesoura.


Modo de fazer:
a) Fale com os alunos sobre as carrancas que eram feitas para assustar maus espíritos e proteger os lugares.
b) Modele em papel mache ou biscuit orelhas, olhos, nariz e boca. Cole com cola quente no tronco. 
c) Depois de seco, pinte com Tinta PVA ou guache.

Mulher com turbante
Material: capa de caderno, papelão Paraná ou MDF, papel Colorset preto (Novaprint), Tinta Guache  ou Acrílica amarela (Acrilex), cola branca, tesoura e materiais alternativos (tecidos, botões, fios, barbantes, fitas, fuxicos, miçangas, entre outros).


Modo de fazer:
a) Converse com os alunos sobre as vestimentas africanas e o uso dos turbantes. Peça que pesquisem as estampas, os tipos de nós e amarrações para que eles criem os próprios turbantes.
b) Pinte a capa de caderno, papelão Paraná ou placa de MDF com a tinta amarela. 
c) Distribua um molde da cabeça de uma jovem negra. Peça que risquem e recortem no papel colorset preto. Cole sobre a placa ou papelão pintado.
d) Peça aos alunos que criem turbantes com materiais alternativos (tecido, miçangas, botões, fios, etc).

"Meninos em Guerra" - Maquete
Material: jornal, EVA, tronco de eucalipto (+ ou - 35 cm), fotos mostrando a realidade de meninos treinados para guerrear na África, cola branca, Tinta Guache ou Acrílica (preto, marrom e verde), tesoura e cola quente.


Modo de fazer:
a) Nesta atividade a professora de Língua Portuguesa (Marileide) pediu aos alunos que lessem o livro "Meninos em Guerra". Este livro mostra a guerrilha de crianças na África. Na aula de Artes com a prof. Walkyria os alunos montaram uma maquete da parte que mais chamou a atenção da classe. Faça o mesmo com os seus alunos, é um aprendizado inesquecível.
b) Peça que os alunos, depois de lerem o livro, se reúnam e façam os personagens da história usando jornal (rolinhos para o corpo e bolinha de jornal amassado para a cabeça). Pinte com tinta Acrílica ou Guache.
c) Com o tronco de eucalipto jornal e EVA faça árvores e, com criatividade, os alunos vão representando outros elementos para compor uma cena do livro de forma tridimensional. Complete com as fotos.

Pintura e Decoupage sobre MDF
Material: placa de MDF quadrada ou retangular, tinta Acrylic Colors cores quentes (Acrilex), pincel, cola branca, estampa africana em guardanapo e papel colorset preto, tesoura.


Modo de fazer:
a) Fale com os alunos sobre os céus africanos, as savanas, animais, etc. e peça para representarem artisticamente um desses lugares.
b) Pinte a placa de MDF com a tinta Acrylic Colors (cores quentes).
c) Recorte os motivos africanos dos guardanapos de papel e cole sobre a pintura ou recorte girafas, troncos, árvores em papel colorset preto e cole sobre o MDF para compor uma cena africana.

Elefantes - Pontilhismo
Material: placa de MDF, Tinta Acrílica amarela, Crystal Cola Brilliant e Metalica (Acrilex), cola branca, papel colorset preto e tesoura.


Modo de fazer:
a) Converse sobre os elefantes, o significado deles para os africanos e os enfeites que são colocados neles.
b) Recorte os elefantes em papel colorset preto e com Crystal Cola colorida atrabalhe o pontilhismo. Cole-os na placa pintada de MDF.

Máscaras africanas
Material: coco serrado pelo meio (casca), sisal desfiado, cola quente, Tinta Guache (Acrilex) e tesoura.


Modo de fazer:
a) Peça aos alunos para trazerem imagens de máscaras africanas. Converse sobre elas. Toda a simbologia que elas trazem, os desenhos, tipos, etc.
b) Pegue a casca do coco e pinte linhas e formas sobre ela (olhos, boca, nariz, sobrancelhas). Coloque sisal desfiado em toda a volta. Cole com cola quente.

Pintura em prancha de madeira
Material: prancha de madeira, Base branca para artesanato, Tinta Acrílica Brilhante (várias cores), Tinta Dimensional (preta) - Acrilex,  pincel.


Modo de fazer:
a) Peça aos alunos que pesquisem os desenhos que são usados nas pinturas e vestimentas africanas. Peça para criarem um desenho para ser pintando numa prancha de madeira (trabalho em grupo).
b) Passe uma demão de Base branca para artesanato e deixe secar.
c) Os alunos deverão transferir o desenho para a prancha e iniciar a pintura. Cada aluno vai pintando uma parte. Por último, deverão fazer os contornos com a Tinta Dimensional preta.

Pintura africana em telha
Material: telha paulistinha com dois furos na parte mais fina, Base branca para artesanato, Tinta Acrílica, PVA ou Guache, Verniz Acrylfix (Acrilex), pincel e cordinha fina.



Modo de fazer:
a) Proponha aos alunos uma pesquisa no computador das obras de arte que mostram as mulheres africanas. Peça que, inspirados nessas pinturas, criem o desenho de uma africana.
b) Peça que passem uma demão de Base branca para artesanato. Depois de seca essa base, os alunos deverão transferir o desenho que criaram para a telha.
c) Pintar com Tinta Acrílica, Tinta PVA ou Guache. Depois de seca, passe uma demão de Acrylfix para proteger.

Obs: Os trabalhos foram feitos pelos alunos do Colégio Canadá de Guarulhos pelas professoras Walkyria (Arte) e Marileide (Língua Portuguesa) com os alunos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos. A duração do projeto foi de 3 meses.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Formação de professores e Livros pedagógicos