quarta-feira, 21 de maio de 2014

Datas Comemorativas - Festa Junina

Datas Comemorativas – “Festas Juninas”


"Festa Junina" - Lu Morgado - Artista Naif


Origem das Festas Juninas

Existem duas explicações para o termo Festa Junina, a primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem nos países católicos da Europa e, portanto, as festas seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

"Mastros e bandeiras" - Alfredo Volpi

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibéria teria vindo a dança das fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características em cada uma delas.

"Festa Junina" - Aracy - ajursp@hotmail.com

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste, as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagem aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antonio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos.
Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto as festas.

Comidas típicas

As comidas típicas são: pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e outros.

  
"Casamento caipira" - Lu Morgado  - Facebook.com/artenaiflumorgado


Tradições

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, fogos de artifício, quadrilhas, balões (cada vez em quantidades menores pelos riscos que incêndio), pelas comidas e bebidas e pelos trajes.
No Nordeste é muito comum grupos caipiras saírem dançando e cantando pelas ruas, pararem nas casas onde são recebidos com comidas e bebidas típicas. No Sudeste as quermesses são tradicionais. As festas são realizadas nas escolas, sindicatos e empresas. São montadas barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. As danças caipiras e a quadrilha acontecem durante toda a festa.
Como Santo Antonio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.



“Festa de São João” – Anita Malfatti

Atividades: Confeccionar enfeites para decorar a festa junina com diferentes materiais e técnicas.

Objetivos:
a) Conhecer a história do  início das comemorações das Festas Juninas.
b) Realizar atividades práticas para comemorar as Festas Juninas, refletindo sobre os costumes do nosso povo, a alegria, as danças, músicas, comidas típicas, etc.

Atividade 01 – Convite para Festas Juninas




Material: Cartolina ou Colorset (Novaprint), Guache Glytter ou Metálico (Acrilex), pincel ou esponja plástica e tesoura.

Modo de fazer:
a) Recorte um retângulo de cartolina ou papel color set e dobre ao meio.
b) Corte uma bandeirinha ou qualquer outro motivo junino (balão, fogueira, outros).
c) Molde - Recorte uma bandeirinha 0,5 cm menor que a bandeirinha do cartão. Corte por dentro no formato que quiser (vaze).
d) Coloque o molde vazado sobre a bandeirinha e pinte o cartão. Utilize o Guache Metálico ou Glytter (Acrilex). Faça com a técnica das batidinhas, com o pincel ou esponja.
e) Retire o molde e verá o resultado.
f) Utilize Tinta Confetti (Acrilex), se quiser dar mais brilho ainda ou Crystal Cola (Acrilex).

Atividade 02 – Balão de Festa Junina com origami


Material: Papel sulfite, Tinta Guache Metálica ou Glytter (Acrilex), pincel ou esponja, régua e tesoura.

Modo de fazer:
a) Pinte o papel sulfite (75 gr) ou cartolina (120 gr) com Guache Glyttter ou Metálico (Acrilex). Utilize mais de uma cor e, com o pincel ou esponja, vá dando batinhas misturando as tintas. Espere secar.
b) Corte um quadrado do tamanho que achar melhor e faça as dobraduras seguindo os passos abaixo. Depois de dobrar, sopre ar na parte inferior para deixar o balãozinho tridimensional.
c) Utilize os balões para decorar o salão, mesa ou os convites para a festa.

Atividade 03 – Lanterna de casinha de abelha


Material: papel de seda (Novaprint), cartolina, cola, tesoura, linha e molde.

Modo de fazer:
a) Dobre o papel de seda três vezes para facilitar o trabalho. Risque o molde (círculo vazado). Corte. Sairão 8 papéis de seda vazados cada vez.
b) Corte 4 vezes, você terá 32 papéis vazados.
c) Corte duas vezes o mesmo círculo sem vazar (inteiro) em cartolina, papel color set ou papel cartão.
d) Num dos círculos de cartolina amarre um barbante no centro para poder pendurar a lanterna.
e) Neste círculo de cartolina que está com o barbante, passe pouquíssima cola branca nas bordas. Coloque o primeiro papel de seda.
f) Passe cola no papel de seda (borda interna). Coloque o segundo papel de seda. Agora é a vez de passar a cola no segundo papel de seda (borda externa).
g) Vá colando os papéis de seda alternando a colagem até que o último papel de seda seja colado.
h) Por último cole o segundo círculo de cartolina ou color set.
i) Abra para secar. Depois de 15 minutos, sua lanterna estará pronta para decorar a Festa Junina.



Atividade 04 – Balão pião de casinha de abelha


Material: papel de seda (Novaprint), cartolina, cola, tesoura, linha, prego, martelo e molde.

Modo de fazer:
a) Dobre o papel de seda três vezes para facilitar o trabalho. Risque o molde (meio balão). Corte. Sairão 8 papéis de seda cada vez.
b) Utilize 7 ou 8 folhas, você terá aproximadamente 60 papéis de seda. Deixe-os em montinhos de 8 em 8.
c) Dobre cada montinho três vezes conforme mostra a foto, ao meio, ao meio e ao meio novamente.
d) Separe todos os papéis de seda.
e) Corte duas vezes o mesmo molde em cartolina ou color set.

Colagem
·          Passe pouquíssima cola nas bordas da cartolina ou color set e cole o primeiro  papel de seda.
·         Passe pouquíssima cola nos vincos ímpares e cole o segundo papel de seda.
·         Passe pouquíssima cola nos vincos pares e cole o terceiro papel de seda.
·         Proceda dessa forma até que todos os papéis de seda estejam colados.
·         Por último cole a segunda cartolina ou color set.
·         Abra para secar por 15 minutos.
·         Feche e faça dois furos, um em cima, outro embaixo. Passe uma linha de bordar e amarre dando folga de 1 cm.
·         Na parte superior amarre um barbante para pendurar o balão.
·         Para manter o balão aberto utilize clips.
·         Para que a casinha de abelha fique perfeita, não chegue com a cola até as extremidades 0,5 cm de cada lado.





Conteúdos trabalhados:
-  Datas Comemorativas – História das Festas Juninas
-  Valores, costumes, comidas, trajes e danças típicas.
-  Linhas, formas, cores, sobreposição, composição, proporção, textura, harmonia, bi e tridimensão e volume.

Técnicas trabalhadas:
- Pintura com molde vazado (Atividade 01)
- Pintura chapiscada e dobradura (Atividade 01 e 02)

- Casinha de abelha (circular) - (Atividade 03)
- Casinha de abelha com dobras (Atividade 04)

Possibilidades de trabalho:
- Pergunte aos seus alunos o que eles sabem sobre as Festas Juninas. Se já participaram de alguma e como foi essa participação.
- Fale sobre as Festas Juninas e sua história – São Pedro, São João e Santo Antonio (qual a característica da comemoração de cada um deles).
- Comente com eles sobre as comidas típicas dessa época, as tradições, os trajes, as danças, a quadrilha, as brincadeiras, quermesses, enfim, fale sobre todos os itens que fazem com as Festas Juninas continuem sendo comemoradas com tanto entusiasmo.
- Mostre obras de Alfredo Volpi, Heitor dos Prazeres, Anita Malfatti, Lu Morgado (Artistia Naif) ou Aracy (Artista Naif) que mostram a alegria das Festas Juninas.
- A partir de todo o estudo sobre o tema, os alunos estarão prontos para confeccionar convites e enfeites para decorar o tão esperado dia.

Observação: Para saber sobre as demais Datas Comemorativas consulte os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III e IV de Ivete Raffa – Rideel.


 Dicas:
Tudo que é feito com Guache, Guache Metálico ou Guache Glytter pode manchar se entrar em contato com água, portanto ao término do trabalho, para maior duração, aplique verniz spray Acrylfix da Acrilex.
- Caso o bico da cola esteja entupido, tire o bico, coloque um clip de dentro para fora para tirar o que está obstruindo a saída da cola e retorne o bico ao tubo.
Para fazer a casinha de abelha, aplique o mínimo de cola que conseguir. A cola branca da Acrilex possui um bico dosador bem fino.

Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 07

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário