domingo, 26 de outubro de 2014

Artes Plásticas e Visuais - "Formas e círculos"

Artes Plásticas e Visuais - Formas / Círculos

"Círculos" - Kandinsky - 1924

Relembrando:
a) Ponto é a unidade de comunicação mais simples e é representado por uma pequena marca sobre um determinado espaço ou base.
b) Linha é o deslocamento do ponto. Se o deslocamento acontece numa mesma direção (linha reta), sem direção definida (linha sinuosa), em linha reta, mas, por vezes, mudando de direção (linha quebrada) e sem direção definida, depois numa mesma direção, em seguida sem direção definida... (linha mista).
c) Forma é quando uma linha contínua muda de direção algumas vezes e volta ao ponto inicial. Formas geométricas básicas:
·        Quadrado é a figura de quatro lados, quatro ângulos retos e quatro lados iguais.
·        Triângulo equilátero é a figura de três lados e três ângulos iguais.
·        Círculo é uma figura continuamente curva, cujo contorno é, em todos os pontos, equidistantes do seu ponto central.

Circunferência, círculo e esfera

A circunferência é uma linha continuamente curvada cujos pontos estão todos na mesma distância de um ponto central, chamado centro do círculo.

O círculo é a forma geométrica mais enigmática de todas e foi considerada a forma perfeita pelos nossos antepassados.  A forma circular produz um movimento de rotação evidente e possui enorme valor simbólico. Psicologicamente representa proteção, instabilidade, totalidade, movimento contínuo e infinito. 
        
A projeção tridimensional da circunferência é a esfera, o corpo geométrico mais perfeito, o que contém um maior volume em um menor espaço e é ela que define a forma tanto dos átomos como dos corpos celestes.

Beatriz Milhases - "Sinfonia Nordestina"

A circunferência e o círculo são talvez os elementos geométricos mais perfeitos e estáveis, embora carregados de uma grande carga dinâmica. A maioria dos desenhos se inicia pelos círculos e depois são unidos por linhas, como no exemplo abaixo:







As obras de arte – pontos, linhas e formas

Os artistas, ao longo dos séculos se expressaram com os mais variados tipos de materiais e elementos gráficos. Os artistas utilizaram todos os tipos de linhas e formas nas suas obras, alguns se expressaram mais com as linhas retas (Mondrian), outros misturam retas e curvas (Tarsila) e outros utilizam mais as curvas (Kandinsky), principalmente os círculos.

A seguir, alguns exemplos de obras de arte que mostram os tipos de linhas e formas usados pelos artistas.

Mondrian – 1921



Tarsila do Amaral – Paisagem com touro - 1924


As obras abaixo são de Kandinsky:








Obs: Texto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 09

Ivete Raffa
Arte educadora, Pedagoga e Autora de livros para professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário