terça-feira, 25 de agosto de 2015

Obras de Arte - Henri Matisse

Obras de arte – Possibilidades de criação
“Henri Matisse”
         
"Paisagem" - 1905


Henri Matisse nasceu na França. Em 1887, foi para Paris para estudar Direito e trabalhava como um administrador do Tribunal de Le Cateau-Cambrésis. Começou a pintar em 1889, quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de convalescência após um ataque de apendicite. Ele descobriu "uma espécie de paraíso", como ele mais tarde descreveu, e decidiu tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.

Inicialmente pintou naturezas-mortas e paisagens no tradicional estilo flamengo, no qual ele obteve proficiência razoável. Em 1896, exibiu cinco pinturas no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e o estado comprou duas de suas pinturas. O resultado permitiu o contato com Auguste Rodin e Camille PisarroEm Luxemburgo, a partir de 1897, começa a se interessar pelo impressionismo.

"Harmonia Vermelha" - 1908

                Matisse mergulhou no trabalho dos outros e endividou-se comprando trabalhos de muitos dos pintores que admirava. O trabalho que pendurou e exibiu em sua casa incluía um busto de gesso feito por Rodin, um quadro de Gauguin, um desenho de Van Gogh e o mais importante, Três Banhistas, de Cézanne. Na percepção de Cézanne da estrutura e cor pictóricas Matisse encontrou sua principal inspiração. Muitas de suas pinturas entre 1899 e 1905 fazem uso de uma técnica pontilhista adotada de Signac.

Participou de várias exposições mas somente na exposição de 1905, em Paris,  é que foi reconhecido e valorizado. Parte do público ficou escandalizada com as cores violentas e puras de suas obras. Fez várias viagens, que seriam suas fontes de inspiração, viajou para Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, EUA e Taiti.

"A dança" - 1910

Entre 1913 e 1917, fase que ele considerou mais importante, sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas. Matisse conseguiu reputação internacional com exibições em Moscou, Berlim, Munique e Londres.

Em 1941, adoentado por um câncer, foi hospitalizado e sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Sua enfermeira, Monique Bourgeois, aceitou ser sua modelo. Nesse período, Matisse inventou a técnica de "desenho com tesoura".

"O mar da Polinésia" - 1946

Em 1945, fez uma grande retrospectiva no Salão de Outono, quando realizou trabalhos com tapeçaria inspirado pelo céu e mar da Polinésia Francesa. Em 1952, inaugurou um museu em sua cidade natal. Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez.

Na Europa, Matisse tornou-se o símbolo máximo do fovismo, pois partindo do colorido vibrante e agressivo de Van Gogh e Gauguin (pós impressionistas), os fauvistas rejeitaram não só o império da forma, ditado pela academia, como também o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura e levando-a às últimas conseqüências, resultando daí quadros tão bonitos quanto artificiais.


"Ícarus" - 1947

Atividades: Pinturas realizadas em diferentes bases, seguindo o estilo de Matisse.

Objetivos:
a)   Conhecer a vida e as obras de Matisse, as características de sua pintura, as cores utilizadas e os temas abordados.
b)   Escolher uma obra do artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)   Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.


Atividade 01 – “A dança” – Matisse – Lápis branco e prata sobre preto


Material: papel Color set preto, Lápis de Cor branco e prata (Acrilex).

Modo de fazer:
a) Faça o desenho das siluetas dançando no papel color set preto.
b) Pinte com lápis de cor branco (contornos, partes mais salientes, chão).
c) Com o lápis de cor prata valorize alguns contornos e partes do desenho.


Atividade 02 – “ A dança” – Matisse – Crystal Cola Brilliant preta e Giz de Cera Triangular


Material:  papel Canson branco gramatura 300, Crystal Cola Brilliant preta, Giz de Cera Triangular (Acrilex), papel color set preto, régua e tesoura.

Modo de fazer:
a) Faça o desenho das siluetas dançando no papel Canson branco.
b) Contorne todas as siluetas com a Crystal Cola Brilliant preta. Espere secar.
c) Com o giz de cera triangular deitado, pinte todo o trabalho.
d) Pinte alguns lugares (reforço) com o giz de cera vertical ao papel (ombros, barriga, pernas, etc).
e) Faça uma moldura com o papel color set preto e cole sobre o trabalho. Isso vai realçar ainda mais o resultado.

Atividade 03 – “O mar da Polinésia” – Pintura de bolsa – Tinta de tecido e Tinta Acripuff

Material:  Sacola de lona, Tinta para tecido azul claro e azul escuro, pincel, Tinta Acripuff branca (Acrilex), ferro de passar roupa, cartolina.

Modo de fazer:
a)  Recorte um retângulo de cartolina e coloque por dentro da bolsa.
b) Risque os retângulos sobre a sacola de lona e pinte-os com a Tinta para tecido azul claro e azul escuro. Espere secar.
c) Pinte os peixes e as algas com a Tinta Acripuff branca. Espere secar.
d) Vire a bolsa pelo avesso e passe com ferro quente para expandir a tinta.
    Obs: Se for fazer com crianças use o secador de cabelos para expandir a tinta.

Atividade 04 – “Gérbera” – Pintura de bolsa – Canetas Acrilpen

"La Gerbe" - 1952


Material: bolsa de lona, Canetas Acrilpen (várias cores), Cola para lantejoulas  (Acrilex), Tinta Dimensional Metálica branca (Acrilex), papel cartão, lápis, tesoura.

Modo de fazer:
a) Recorte um retângulo de papel cartão e coloque por dentro da bolsa.
b) Recorte pequenos retângulos em papel cartão e, em cada um deles faça um desenho inspirando-se na obra “Gerbe”.
c) Recorte a forma desenhada, ficará um molde vazado. Coloque o papel cartão sobre a bolsa de lona e, com a Caneta Acrilpen, preencha os espaços, fazendo linhas contínuas sem preencher por completo os espaços.
d) Em alguns dos elementos da composição cole lantejoulas com cola específica para esse fim e, no centro delas, coloque um pingo de Tinta Dimensional Metálica branca.

Conteúdos trabalhados:
-        Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Matisse.
-        Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento e harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Atividade 01 – Releitura de Matisse – “A dança” – Pintura com lápis de cor branco e prata sobre papel Color set preto.
– Atividade 02 – “A dança” – Releitura de Matisse – Pintura com Crystal Cola e Giz de Cera Triangular.
– Atividade 03 – Releitura de Matisse – “O Mar da Polinésia” – Pintura com Tinta de tecido e Tinta Acripuff.
– Atividade 04-Releitura de Matisse -  “La Gerbe” – Pintura sobre tecido com Acrilpen e colagem de lantejoulas.

Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Matisse, escolha uma delas.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem traz a obra, etc).
- Fale sobre o artista Henry Matisse, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso e a simplificação das linhas e das formas, etc.
- Fale com as crianças sobre o que acontecia no Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou as obras desse artista.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas próprias obras utilizando diferentes materiais.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
    
Dicas:
1 - Para trabalhar com o Lápis de cor branco e prata, use inicialmente o branco e, só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que você vai realçar a pintura com o lápis prata.
2 - Sempre que for pintar com Tinta de tecido, coloque uma cartolina por dentro da bolsa ou camiseta e, só depois de seca a pintura é que você retira a cartolina.
3 - A Tinta Acripuff expande com o calor, portanto se quiser pouca expansão coloque menos tinta, se quiser mais expansão coloque mais tinta. É importante que esteja bem seca para colocar o calor (ferro pelo avesso).

Observação 01: Para saber mais leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora Rideel

Observação 02 - Plano de Aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" -- Edição nº 10.

Ivete Raffa
Cursos de capacitação e livros para professores


Um comentário:

  1. Parabéns querida trabalho lindo dicas de atividades interessantíssimas.

    ResponderExcluir