Obras de Arte – Henrique Hammler”
Henrique Hammler nasceu em Limoeiro - Pernambuco em outubro de 1955. Estudou no Liceu de Artes de Recife e em 1977 começou a pintar telas utilizando tinta a óleo. Depois realizou pesquisas em cerâmica e foi desenvolvendo sua arte dentro do estilo figurativo abordando sempre temas sociais. Em 1985 realizou sua primeira exposição individual na Academia Pernambucana de Letras e em 1989 mudou-se para São Paulo.
Em 1994 deu início a um projeto voltado para a comunidade “Pintando na Calçada” onde era desenvolvido o desenho e a pintura com crianças e adultos. O objetivo foi de promover o gosto pela arte, criatividade, harmonia individual e coletiva.
A pintura do artista enfoca a simplicidade do dia a dia e a diversidade da cultura brasileira. Suas obras revelam fortes influências do ambiente nordestino como o contato com pessoas castigadas pela seca, as festas populares, o colorido brasileiro, a alegria do povo.
Muitos de seus trabalhos mostram rostos contorcidos que se aproximam do expressionismo, comovem e apontam para a necessidade de vínculos entre os homens e Deus. Ele retrata brancos, morenos e negros com roupas coloridas e, muitas vezes, percebemos que a perspectiva desaparece.
A liberdade de criação predomina. Manifestações culturais brejeiras e singelas são vistas nas obras do artista. O folclore está em alta em muitos dos seus trabalhos. Ele mostra casinhas simples misturadas à modernidade como de antenas parabólicas.
Mora em São Bernardo do Campo onde tem seu ateliê. Tem obras no acervo do MAP (Museu de Arte Popular de Diadema- SP) e da Pinacoteca de São Bernardo do Campo – SP e desenvolve trabalhos socioculturais no bairro de Rudge Ramos
Nos últimos anos, sua criação voltou-se, cada vez mais para suas raízes nordestinas.
Atividades: Inspirar-se nas
obras de Henrique Hammler e criar as próprias obras com diferentes técnicas e
materiais.
Objetivos:
a) Refletir sobre o folclore
brasileiro, costumes, tradições e personagens.
b) Observar as obras de
Henrique Hammler e, inspirando-se nelas, criar as próprias obras utilizando os
temas utilizados pelo artista, as cores e as características do seu desenho.
Atividade 01 – Releituras da obra “Bumbas meu boi”
Material: Bloco Ecocores 21 cores tamanho A3 (Novaprint), Papel Colorset (Novaprint), Cartolina branca, Big Canetas Hidrográficas e Lápis de cor da Acrilex, tesoura e cola branca.
Modo de fazer:
a) Recorte
a cartolina em quatro partes iguais. Observe a obra “Bumbas meu boi”. e,
inspirado nela, crie a sua obra desenhando-a sobre a cartolina.
b) Cubra
algumas partes do desenho com o papel Ecocores 21 cores, as demais, pinte com Lápis
de cor da Acrilex. Faça os contornos e texturas com Big Canetas Hidrográficas.
c) Faça
uma moldura com o Papel Ecocores 21 cores (A3) com 3,5 cm de largura e outra,
de cor um pouco mais clara ou mais escura que a primeira com 2,5 cm de largura.
Cole uma sobre a outra. Cole sobre o trabalho.
d) Cole
um retângulo de papel colorset por trás para que o trabalho fique com melhor
acabamento.
Atividade 02 – Fantoche - Boi Bumbá
Material: Bloco Ecocores 21 cores A4, Ecocores Textura (Novaprint), Guache Glitter e Metálico da Acrilex, Crystal Cola da Acrilex, cola branca, tesoura, olhos móveis, palito de churrasco ou sorvete e cortadores em formato de flor.
Modo de fazer:
a) Recorte
tiras de papel Ecocores 21 cores e Ecocores Textura. Faça o a roupa do boi.
Cole as tiras uma ao lado da outra na posição vertical e cole uma tira na
posição horizontal como se fosse o babado da roupa do boi. Recorte florzinhas
de papel com os cortadores e decore o babado da roupa do boi.
b) Pinte
a cara do boi com Guache Glitter e Metálico. Cole os chifres, em seguida, cole a
cabeça sobre o corpo do boi.
c) Finalize
colando os olhos móveis e o palito de churrasco por trás do boi.
Atividade 03 – Releitura “Família” - Capa de caderno “
Material: Papel Ecocores 21 cores (Novaprint), Papel Colorset (Novaprint), Cartolina branca, Crystal cola da Acrilex, tesoura e um caderno universitário.
Modo de fazer:
a) Tire
o espiral do caderno e encape capa e contra-capa com papel Ecocores 21 cores.
b) Inspirados
na obra “Família”, façam a releitura utilizando a técnica de recorte e colagem.
c) Dar
acabamento com Crystal Cola da Acrilex. Faça os furinhos na capa encapada e
passe o espiral novamente juntando a capa, contra-capa e miolo do caderno.
Atividade 04 – Releituras
das obras “Boi Bumbá” e “As Galinhas de Porto de Galinhas“ – Ecotela
Material: Ecotela, Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), Bloco Ecocores Textura, Cola branca, tesoura, Tinta Acrylic Colors e Guache Glitter da Acrilex (azul), Crystal cola da Acrilex, tesoura e Big Canetas Hidrográficas da Acrilex.
Modo de fazer:
a) Observe
as obras de Henrique Hammler “Boi Bumbá” e “Galinhas de Porto de Galinhas”.
b) Pinte
a Ecotela do lado côncavo para fazer uma releitura e do lado convexo para fazer
outra releitura. Utilize a Tinta Acrylic Colors e o Guache Glitter.
c) Recorte
as partes e monte os personagens utilizando os papéis Ecocores 21 cores e
Ecocores Textura. Recorte casinhas, cole
portinhas e janelas.
d) Faça
a colagem sobre a Ecotela de um lado casa, pessoas e pássaro e do outro o Boi
Bumbá, casinhas e pessoas. Faça os acabamentos utilizando a Crystal Cola da
Acrilex.
e) Monte
a Ecotela conforme as instruções da embalagem e cole.
Conteúdos
trabalhados:
- Vida e obras do pintor Henrique Hammler.
- Leitura formal, interpretativa e releitura de uma obra de arte.
- Cores, linhas, formas, bi e tridimensão, sobreposição, estética,
composição e proporção.
Técnicas
trabalhadas: Recorte e colagem, Pintura, Montagem.
Possibilidades
de trabalho:
- Peça aos alunos que pesquisem sobre o pintor Henrique Hammler. Na
aula seguinte promova uma conversa sobre a pesquisa. De qual estado do Brasil é
esse pintor, quais os temas que ele pinta, qual é o estilo dele, que cores usa,
linhas, etc.
- Escolha uma obra e faça com os alunos a leitura formal da obra:
quais as linhas que a obra mostra, formas, cores, profundidade, quantos
elementos a obra possui, enfim, converse sobre o que eles veem inicialmente.
- Façam a leitura interpretativa: quais os sentimentos que a obra
traz; qual o tema abordado, de que forma o tema foi retratado, etc.
- Proponha que façam a releitura da obra através de técnicas
diferenciadas (pintura, recorte, colagem, fantoches, etc).
- Nesse plano de aula sugerimos trabalhar com as obras que
representam o folclore brasileiro. Converse com os alunos sobre nossos
costumes, festas típicas, comidas regionais, vestimentas, personagens do
folclore e músicas folclóricas.
- Sugira que façam a releitura de uma das obras utilizando os papéis,
pintando, recortando, colando, montando, trabalhando com diferentes materiais e
técnicas.
- No final, junte todos os trabalhos dos alunos e converse sobre o
que relembraram, o que aprenderam de novo. Fale sobre o percurso da atividade
desde a ideia inicial até o momento da apreciação coletiva.
Observações:
1) Contato do
artista Henrique Hammler – hammler.art@ig.com.br
2) Atividades de
recorte e colagem desenvolvidas pela professora Rosemeire Cinquetti com alunos
do Colégio Carlo Arrojado de Praia Grande – SP.
Observação: Plano de aula publicado no site da Novaprint Papéis Especiais, link "Professores".
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário