domingo, 2 de maio de 2021

Datas Comemorativas - Dia das Mães

 Datas Comemorativas - Dia das Mães

Após perder a mãe, a americana Anna M. Jarvis ficou muito depressiva e, para homenagear sua mãe que havia trabalhado na guerra civil do país, organizou uma grande festa. A festa foi um sucesso e o presidente dos EUA Thomas Woodrow Wilson oficializou a data. Essa comemoração se espalhou pelo mundo todo. No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de maio.

As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.


 

Dizemos que Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria uma criança como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.

Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.

 

Na escola, trabalhamos os sentimentos que a data nos remete mas, devemos tomar muito cuidado, pois muitas escolas pedem dinheiro para as crianças e compram uma lembrancinha pronta. Essa não é a função da escola, aliás, a escola perde um rico momento de aproveitar a data para trabalhar valores, sentimentos e conteúdos de arte e português.


Atividades: Confecção de lembrancinhas para presentear a mamãe.

 

Objetivos:

a)  Refletir sobre o “Dia das Mães”, entendendo os valores e sentimentos que a data traz.

b) Confeccionar várias atividades para comemorar o Dia das Mães relembrando conteúdos já aprendidos e conhecendo conteúdos novos.


1 – Cartões para a mamãe





Material: Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura (Novaprint), Big caneta hidrográfica vermelha (Acrilex), Crystal Cola Brilliant (Acrilex), tesoura e cortador de papel em formato de flor da Toke e Crie.

Modo de fazer cartão 01:

a)   Recorte um retângulo no papel Ecocores 21 cores branco e dobre ao meio.

b)   Recorte outro retângulo menor e cole de forma inclinada na frente do cartão.

c)  Recorte uma flor no papel branco (cortador em formato de flor), cole sobre o papel Ecocores Textura. Contorne a flor e o papel Ecocores Textura com a Big Caneta Hidrográfica vermelha. Faça o miolo com Crystal Cola branca.

d)   Escreva uma mensagem bem bonita dentro do cartão e presenteie a mamãe.


Modo de fazer cartão 02:

a)   Recorte um retângulo no papel Ecocores 21 cores branco e dobre ao meio.

b)   Cole uma tira de papel Ecocores Textura na parte inferior do cartão (frente).

c)   Recorte florzinhas no papel Ecocores Textura com os cortadores Toke e Crie. Cole no cartão e finalize com Crystal cola e Big Canetas Hidrográficas da Acrilex.

d)   Faça a mensagem na parte interna do cartão.


Modo de fazer cartão 03:

a)  Recorte um retângulo no papel Ecocores 21 cores branco e dobre ao meio.

b)  Risque linhas paralelas de tamanhos diferentes. Corte.

c) Puxe para dentro essas linhas cortadas (local que ficará tridimensional ao abrir ao cartão).

d) Cole em cada (escadinha) uma flor.

e) Cole esse retângulo dentro de outro retângulo de papel Ecocores Textura maior que o retângulo branco.

f)  Cole flores brancas na frente do cartão. Contorne com as Big Canetas Hidrográficas da Acrilex e finalize os miolinhos das flores com Crystal Cola.


2 – Marcador de livros

Material: Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, Big Canetas Hidrográficas e Crystal Cola (Acrilex), cortadores em formato de flor da Toke e Crie, cola branca, tesoura, furador e fita.

 

Modo de fazer:

a)  Crie um formato para o seu marcador de livros.

b) Recorte no papel Ecocores 21 cores branco. Recorte outro marcador no papel Ecocores Textura com 0,5 de lado menor que o marcador que você criou. Cole um sobre o outro.

c)  Recorte flores com os cortadores e cole no marcador. Contorne com as Big Canetas Hidrográficas. Fure na parte superior e passe a fita.

d)  Faça o inverso papel Ecocores Textura parte externa e Ecocores 21 cores parte interna.


3 – Cestinhas porta-bombons


Material: Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, régua, cola branca, tesoura, cortadores da Toke e Crie em formato de flor e Crystal Cola da Acrilex.

Modo de fazer:

a) Recorte um quadrado medindo 15 x 15 cm no papel Ecocores Textura ou Papel Ecocores 21 cores branco. Arredonde os quatro cantos. Recorte um quadrado medindo 14 x 14 cm e cole sobre o primeiro.

b)  Divida-o conforme desenho abaixo. Recorte nas linhas indicadas. Vinque as demais.

c)  Dobre e cole as partes laterais sobre a parte central.

d)  Faça uma alça e cole na cestinha.

e)  Finalize colando uma flor e, no meio dela, faça o miolo com Crystal cola.

f)   Coloque bombons, junte um cartão e presenteie a mamãe.

 

4 – Caderno de anotações

Material: caderno espiral, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, Big Canetas Hidrográficas e Crystal cola da Acrilex, cola branca, régua, tesoura e cortadores de papéis da Toke e Crie em formato de flor.

Modo de fazer:

a)  Tire o espiral do caderno e encape a capa e a contracapa com o papel Ecocores 21 cores branco. Recorte um retângulo no Papel Ecocores Textura e cole sobre a capa, Cole um retângulo menor sobre ele feito no papel Ecocores 21 cores branco. Recorte um terceiro retângulo menor que o branco no papel Ecocores Textura. Cole sobre o retângulo branco de forma inclinada.

b) Recorte flores no Ecocores 21 cores branco e cole sobre o Textura. Recorte flores menores no Ecocores 21 cores vermelho e cole sobre as flores brancas.

c)  Faça os contornos dos retângulos com a Big Caneta Hidrográfica da Acrilex vermelha. Finalize fazendo os miolinhos das flores com Crystal Cola vermelha.

d)  Com uma caneta sem tinta ou lápis, fure as laterais para passar o espiral. Dentro, escreve uma mensagem para mamãe e dê a ela o caderno no Dia das Mães.

 

5 – Quadro – Vaso de flores - Ecotela

Material: Ecotela, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, Tinta Acrylic Colors da Acrilex, pincel, cortadores em formato de flor da Toke e Crie, cola branca, tesoura e régua.

Modo de fazer:

a)  Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem. Pinte pelo lado côncavo com a Tinta Acrylic Colors da Acrilex vermelha.

b)  Recorte um retângulo no papel Ecocores 21 cores branco e cole no fundo da Ecotela. Sobre ele cole um retângulo menor cortado no papel Ecocores Textura e, por último, outro retângulo branco menor que o segundo.

c)  Recorte o vaso, as flores e as folhas com os papéis Ecocores Textura e Ecocores 21 cores. Cole os elementos sobre a Ecotela. Finalize com Crystal Cola nos miolinhos das flores. 

Conteúdos e habilidades trabalhados:

- Valores, sentimentos, interação, limites, direitos e deveres.

- Cores, linhas, formas, bi e tridimensão, contrastes, textura tátil e visual, sobreposição, equilíbrio e estética.  

- Socialização, organização, planejamento, habilidades artísticas e coordenação viso- motora.

- Pintor Pieter Brueguel ou Portinari, vida e obras, Resgate das brincadeiras infantis.


Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem.


Possibilidades de trabalho:

Conversa inicial – Abordando o tema com as crianças.

-    Peça às crianças que pensem na sua mãe ou na pessoa que assume este papel. Peça que desenhem essa pessoa.

-    Converse com os alunos sobre a figura materna, hoje em dia, muitas vezes assumida pelo avô, tio, irmão, madrasta ou até a próprio pai. Diga que o importante é ter pessoas que nos dão carinho, amor, nos ensinem a respeitar o outro, que estão presentes quando necessitamos e que nos orientem para que possamos seguir o caminho do bem.

-  Converse sobre os sentimentos envolvidos nessa relação. Conte como essas comemorações começaram nos EUA e depois, aos poucos, foram tomando conta de todo o planeta.

 

- Conversando com os pais

-  Peça às crianças que perguntem para suas mães quais eram as brincadeiras da infância delas. Mostre a obra “Brincadeiras de Criança” de Pieter Brueguel ou mostre as obras de Portinari (fase – Brincadeiras de Criança). Trace um paralelo entre as brincadeiras vistas na obra de Brueguel ou Portinari e as brincadeiras que as mães das crianças brincavam quando eram pequenas.  Pergunte às crianças se elas conhecem essas brincadeiras.

-    Chame as mães na escola e proponha um resgate dessas brincadeiras, mães e filhos juntos.

-    Peça que as crianças falem sobre a participação nas atividades (brincadeiras). O que sentiram?

-   Peça que tracem um paralelo entre as brincadeiras que as mães brincavam e as brincadeiras atuais.

-     Depois disso, conversem sobre o respeito aos pais e limites que devem ter (direitos e deveres das crianças).

 

Homenagem às mães

-   Cada criança deverá confeccionar uma lembrancinha para homenagear a mãe ou a pessoa que desempenha esse papel. Escolha uma das sugestões acima e faça esse carinho para a mamãe.

 

Conversa final

- Passado o Dia dos Mães, reúna as crianças e converse sobre o aprendizado que esta atividade proporcionou.

- Peça aos alunos que contem como foi a recepção da lembrancinha entregue às mães.

 

Obs. Importante: Aqui nós ensinamos como cada lembrancinha foi feita, mas é muito mais rico oferecer a base da técnica e os materiais e deixar que seus alunos criem. Esses papéis dão ótimos resultados, portanto, deixe-os viajar na criação.

Ivete  Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário