sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Está chegando o Carnaval...

Está chegando o CARNAVAL...


Está chegando o Carnaval e é hora falar sobre essa data com as crianças, mostrar como era e como é hoje. Falar sobre alguns conceitos como simplicidade (ontem) e ostentação (hoje), ingenuidade e malícia, brincadeira e ganância, diversão e competição, etc. 

Depois que o assunto for bem trabalhado é hora de criar a decoração da escola onde acontecerá o Baile de Carnaval das crianças.

Sugiro que você ensine seus alunos a fazerem máscaras, dentre inúmeras possibilidades que existem. É importante que eles mesmos criem a própria máscara, isto se não forem tão pequenos (primeira infância). Se forem da Ed. Infantil e você for dar moldes, não se esqueça, eles deverão recortar e, no momento da decoração, deverão se expressar de forma própria (pintura, colagem, etc). Deixe-os à vontade. Ofereça diferentes materiais e proponha que experimentem.

Criando uma máscara

a    - Pegue um retângulo de cartolina e dobre ao meio. Faça o desenho de meia máscara.  


     - Recorte e terá o molde da máscara pronto. Depois é só fazer várias máscaras para colocar no rosto ou para decorar a parede, pendurar no teto, fazer festões, etc.


c   - Para colocar no rosto recorte os olhos (vaze), faça dois furinhos (um de cada lado) e amarre um lastex.

Materiais:
- Papéis – Bloco Ecocores Lumi, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura e Papel Cardset da Novaprint – www.novaprint.com.br
- Decoração: Crystal Cola Brilliant e Glitter, Tinta Confetti, Cola branca e tesoura da Acrilex – www.acrilex.com.br


Máscara do morcego
- Crie a máscara do morcego em cartolina, passe para o papel Ecocores Lumi. Recorte, cole sobre o Cardset preto. 
- Recorte deixando 0,5 cm de moldura e decore com Crystal cola Brilliant preta e  Glitter prata da Acrilex.





Máscara da borboleta
- Crie as máscara em cartolina da seguinte forma: asa menor, asa maior e corpo.
- Risque as asas menores no Papel Ecocores Textura ou no Papel Ecocores 21 cores  (Novaprint) e as asas maiores invertendo os papéis. Recorte.
- Faça o corpinho no Papel Cardset.
- Cole os olhos nas asas menores. Pinte com Tinta Confetti e espere secar.
- Monte a máscara colando no eixo central (eixo de simetria).
- Faça os olhos com Crystal Cola Glitter prata.





Festão de Máscaras
- Crie o molde da máscara. Risque duas de cada cor no Papel Ecocores 21 cores e recorte.
- Cole os olhos  e cole conforme as fotos abaixo. Passe um fio de cola no meio da primeira borboleta e cole a segunda borboleta sobre ela (da mesma cor). Preste atenção pra colar direito com direito.
- Coloque um pontinho de cola de cada lado (avesso). Cole a terceira máscara (máscara de outra cor).
- Passe um fio de cola no meio da terceira borboleta e coloque a quarta borboleta. Esta tem que ser da mesma cor que a terceira.
- Proceda dessa forma até colar todas as borboletas que formam o festão, sempre de duas em duas para que, ao abrir, as borboletas se formem. 
- Se quiser pendurar de um lado ao outro da parede faça um furo no meio do festão e passe um barbante pelo furo. Ele servirá para dar sustentação ao festão.








Professor além de estudar a história da data, falar sobre os conceitos que envolvem esta festa, conhecer as músicas e fazer uma reflexão sobre as mudanças que ocorreram ao longo dos últimos anos em relação ao Carnaval, a criança vai se divertir, cantar, dançar, criar, participar de grupos diferentes (outras salas), enfim, a criança estará conhecendo as possibilidades do próprio corpo, estará se socializando e aprendendo diferentes conteúdos de arte.

Ao recortar um retângulo, a criança aprendeu ou relembrou uma figura geométrica. Quando ela dobra o retângulo ao meio, risca meia máscara e recorta, ela está desenvolvendo a criatividade para o desenho, está trabalhando com linhas e simetria.

Quando transfere o molde para os papéis coloridos ela vai trabalhar com cores, harmonia, textura, composição e proporção.

Ao fazer a decoração ela  vai trabalhar com técnicas (recorte e colagem, pintura, impressão, etc) e materiais diferentes (papéis, EVA, cola, tintas, tesoura, canetinhas, tinta relevo, etc).

Ao montar a máscara, ela trabalha com sobreposição e combinação e isso acontece quando as crianças colam as máscaras na parede da sala para decorá-la.

Então, engana-se quem pensa que uma atividade dessa não desenvolve nenhuma habilidade na criança ou que não agrega nenhum conhecimento. Cabe, portanto, ao professor aproveitar toda atividade para desenvolver cada vez mais seus alunos e é dessa forma que as crianças vão ficando cada vez mais criativas e NÃO reprodutoras de modelos.


Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga


Nenhum comentário:

Postar um comentário