sábado, 27 de março de 2021

Obras de Arte - "Rubem Valentin"

 Obras de Arte – Rubem Valentin

Rubem Valentin nasceu em Salvador, na Bahia, em 1922. Começou a pintar na década de 1940 e, junto com outros artistas, contribuiu para o movimento de renovação do panorama cultural baiano. Formou-se em odontologia, trabalhou alguns anos e, aos poucos, foi deixando essa profissão para dedicar-se a arte (pintura e escultura. 

Era considerado um artista muito a frente do seu tempo, já praticava pinturas não figurativas de base geométrica, em uma época e local em que o abstracionismo não era abem aceito.

Ao se mudar para o Rio de Janeiro, começou a participar da vida artística das duas cidades, expondo sua arte em Salões de Arte e Bienais. Ganhou vários prêmios, dentre eles algumas viagens para o exterior. Depois de participar do Festival Mundial de Artes Negras de Dacar (Senegal), voltou ao Brasil (Brasília), onde aceitou dirigir o Ateliê Livre do Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília.

Depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, os convites começaram a chegar do exterior: Alemanha, Colômbia, Japão, entre outros e sua arte foi sendo reconhecida pelo mundo todo. As raízes de sua obras estão no povo brasileiro, suas crendices, ritos e festas folclóricas.

Rubem Valentim partiu  de uma arte com fortes elementos parisienses e passou a utilizar sua identidade ancestral africana. Intuiu o caminho entre o popular e o erudito e, após ter feito algumas composições, passou a ver instrumentos simbólicos nas ferramentas do candomblé: abebês, paxorôs e ocês.

Sua necessidade construtiva foi reforçada pelo movimento concretista em ascenção no RJ, mas não se filiou ao movimento e passou a estruturar ainda com mais rigor suas obras, destacando um colorido sensual e profundo. Talvez por causa da espacialidade característica de Brasília, suas obras deixaram os suportes bidimensionais e adquiriram formas tridimensionais.

Seu trabalho transformou-se em totens, altares, estandartes e esculturas pintadas. Rubem Valentim é considerado por estudiosos como o pioneiro de uma arte semiótica brasileira. Ele faleceu em São Paulo em 1991, deixando um patrimônio artístico totalmente inédito para todo o mundo, principalmente no que diz respeito a influência negra retratada.

Fonte: “Comemorando e Aprendendo” vol 04 – Ivete Raffa – Editora Rideel


Atividades – sugestões


01 – Releitura – “Emblema” – Rubem Valentim

 


Material: tampa de pizza, Base Acrílica para Artesanato, Tinta Acrílica Fosca/Mate e Tinta Acrílica brilhante (tons parecidos, exemplo: laranja e amarelo ou azul anil e azul claro), papel color set preto, cola branca, Crystal Cola Brilliant preta, Crystal Cola Metallic prata, Crystal Cola Glitter prata, tesoura e pincel ref 054 nº 14.

Modo de fazer:

a)    Corte as bordas da tampa de pizza e aplique a Base Acrílica para Artesanato. Espere secar.

b)    Passe uma camada grossa de Tinta Acrílica Fosca/Mate laranja e, em seguida, molhe o dedo indicador na Tinta Acrílica brilhante amarela e vá passando sobre o laranja como se estivesse dando pinceladas espaçadas. Você terá a tampa de pizza marmorizada.

c)    Inspire-se em um dos emblemas de Rubem Valentim, recorte no papel color set preto e cole sobre a tampa de pizza.

d)    Faça texturas utilizando a Crystal cola Brilliant preta, Metallic prata e Glitter prata.


02 – Releitura – “Emblema” – Rubem Valentim


Material: tampa de pizza, Base Acrílica para Artesanato, Tinta Acrílica brilhante (várias cores), Tinta Acrílica Fosca/Mate (preta), Crystal cola Briliant preta, Crystal cola Glitter prata, pincel ref 054, nº08, régua e tesoura.

Modo de fazer:

a)    - Corte as bordas da tampa de pizza, passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato. Espere secar.

b)   -   Inspire-se nos emblemas de Rubem Valentim e crie um emblema. Recorte-o em cartolina. Risque-o sobre a tampa de pizza.

c)    - Faça linhas para determinar a pintura de fundo.

d)    - Pinte o emblema com a Tinta Acrílica Fosca/Mate preta.

e)    - Pinte o fundo com a Tinta Acrílica Brilhante (cada parte com uma cor).

f)     - Reforce as linhas com a Cristal Cola Brilliant preta.

g)   - Faça texturas com a Crystal Cola Brilliant preta e Glitter prata.

 

03 – Releitura “Emblema” – Rubem Valentim

Material: tampa de pizza (02), feltro, juta, Crystal cola Glitter prata, Cola branca, cartolina, régua e tesoura. 

Modo de fazer:

a)    Recorte as bordas das tampas de pizza. Encape uma delas com a juta. Cole a segunda tampa de pizza por trás para dar acabamento na colagem da juta.

b)    Inspire-se nos emblemas de Rubem Valentim e risque sobre a cartolina. Recorte as partes no feltro e cole com cola branca sobre a juta.

c)    Faça texturas com Crystal cola Glitter prata.

 

04 – Releitura “Emblema” – Rubem Valentim

Material: tampa de pizza, Base Acrílica para Artesanato, Tinta Acrília Mate/Fosca verde e vermelho, Guache Glitter verde e vermelho, Crystal Cola Glitter ouro, Crystal Cola Brilliant vermelho e verde, Cola branca, cartolina, régua, pincel ref.054, nº 12 e tesoura.

Modo de fazer:

a)    Recorte as bordas da tampa de pizza. Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato. Divida a tampa ao meio e pinte uma parte com a Tinta Acrílica Mate/Fosca vermelha e a outra parte com a mesma tinta, mas com a cor verde.

b)    Pinte ¼ de cartolina branca com o Guache Glitter vermelho e ¼ com Guache Glitter verde.

c)    Inspire-se nos emblemas de Rubem Valentim, crie o seu emblema num pedaço de cartolina, recorte, transfira para a cartolina pintada com Guache Glitter vermelho e verde. Recorte e cole sobre a cartolina pintada. Vermelho sobre verde e verde sobre vermelho.

d)    Faça texturas com Crystal cola Glytter dourada. Divida as duas partes da tampa de pizza com Crystal cola Brilliant verde e vermelha.

 

 05 – Releitura tridimensional “Emblema” – Rubem Valentim

                                 

Material: papelão, Base Acrílica para Artesanato, Tintas Acrílicas (fosca e brilhante), Crystal Cola Brilliant preta e Crystal Cola Jelly (várias cores), régua, tesoura, pincel ref.054 - nº 10 e cartolina.

Modo de fazer:

a)    Inspire-se nos emblemas de Rubem Valentim e crie seu emblema sobre a cartolina. Dobre ao meio para que, ao cortar, fique perfeitamente simétrico. Risque sobre o papelão e recorte. Recorte uma forma para encaixar na parte de baixo do emblema para que ele fique em tridimensão.

b)    Faça cortes para as duas partes se encaixarem.

c)    Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato. Faça algumas linhas e pinte cada parte de uma cor. Passe a Crystal Cola Brilliant preta sobre as linhas que dividem as partes. Faça texturas com a Crystal Cola Jelly (várias cores). Encaixe as duas partes para manter o trabalho em pé.

 

06 – Releitura tridimensional “Emblemas” – Rubem Valentim

Material: Papier Machê, Base Acrílica para Artesanato, Tinta Acrílica fosca e brilhante (várias cores), pincel ref. 054 – nº 12, Crystal cola (várias cores). 

Modo de fazer:

a)    Prepare o Papel Mache seguindo as instruções da embalagem.

b)    Inspire-se nos emblemas de Rubem Valentim e crie seu emblema modelando as peças. Espere secar.

c)    Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato. Depois, pinte com Tinta Acrílica fosca ou metálica.

d)    Com Crystal cola, faça texturas e contornos.

Releituras desenvolvidas pela prof. Raquel de Campos Silva, com os alunos do Colégio Cruzeiro do Sul - SP


Atividades: Releituras das obras de Rubem Valentim com diferentes materiais e técnicas.

 

Objetivos:

a)     Conhecer a vida, as obras, as fases de Rubem Valentim, seu estilo e os temas por ele desenvolvidos.

b)     Inspirar-se nas obras desse artista e criar novas obras com diferentes materiais.

c)     Expressar-se de forma criativa, inspirando-se nas obras de Rubem Valentim, criando novos “emblemas” utilizando as linhas, formas geométricas destacando o trabalho com a simetria.


Desenvolvimento dos trabalhos 

- Pergunte aos seus alunos se conhecem as obras de Rubem Valentim.

- Proponha que pesquisem sobre o pintor, suas fases, o tipo de obras e cores que ele utilizava na elaboração de suas obras.

- Fale sobre a importância desse pintor, principalmente a partir do momento que ele começou a trabalhar com inspiração nos rituais africanos.

- Escolha uma obra de Rubem Valentim e faça, juntamente com os alunos, a leitura formal e interpretativa dela.

- Sugira que cada um, faça um releitura da obra com diferentes materiais, sobre bases de papelão ou tampas de pizza.

- Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.


Conteúdos trabalhados:

- Rubem Valentim – vida, obras, fases e estilo

- Leitura formal, interpretativa e releitura de obra de arte.

- Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume, harmonia, simetria, bi e tridimensionalidade.


Técnicas trabalhadas / Materiais:

- Atividade 01 – “Emblema” – Pintura sobre tampa de pizza + colagem – Base Acrílica para Artesanato, Tinta Acrílica Fosca/Mate e Tinta Acrílica Brilhante, Crystal cola Brilliant e Glitter.

- Atividade 02 – “Emblema” – Pintura sobre tampa de pizza – Tinta Acrílica Brilhante + Crystal Cola Brilliant + Crystal Cola Glitter.

- Atividade 03 – “Emblema” – Recorte e colagem de feltro sobre juta – Cola branca + Crystal cola Glitter.

- Atividade 04 – “Emblema” - Pintura sobre tampa de pizza com colagem – Tinta Acrílica Fosca/Mate + Guache Glitter + Crystal cola Brilliant + Glitter.

- Atividade 05 – “Emblema” – Pintura em papelão (tridimensionalidade) – Tinta Acrílica Fosca/Mate + Brilhante + Crystal Cola Brilhante + Glitter.

- Atividade 06 – “Emblemas” – Modelagem com Papel Mache (tridimensionalidade) – Base Acrílica para Artesanato + Tinta Acrílica fosca e brilhante (várias cores) + Cristal cola (várias cores).

 

Possibilidades de trabalho interdisciplinar

- Artes – História da Arte e todos os conteúdos das artes plásticas.

- História – A influência dos negros na formação do povo brasileiro.

- Matemática – Linhas, formas, bi e tridimensão, volumes e simetria.

Observação: Este plano de aula foi publicado no site da Acrilex Tintas Especiais, no link “Educadores”, na pasta “Obras de Arte”. 

Ivete Raffa

Arte educadora e Pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário