segunda-feira, 22 de março de 2021

Obras de Arte – Milton Dacosta

"A roda" - Milton Dacosta

Milton Rodrigues Dacosta nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1915. Em 1931 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, mas dois meses depois a escola fechou. No mesmo ano participou da formação do Núcleo Bernadelli, grupo de jovens artistas que se reuniam no porão do prédio da escola.

Inicialmente Dacosta pintou composições figurativas e paisagens. Expôs entre os anos de 1933 a 1945 no Salão Nacional de Belas Artes, conquistando o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro em 1944, com a obra “Cena de Atelier”. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1937 na Galeria Santo Antônio.

O artista viajou para os Estados Unidos em 1944 e em seguida seguiu para Paris, onde conhece Cícero Dias e Pablo Picasso e frequentou a Academie de La Grande Chaumière.

Aos vinte anos casou-se com a pintora Maria Leontina, com quem teve um filho em 1959, Alexandre Dacosta, também artista plástico. A união durou 37 anos e terminou com a morte da pintora em 1984.

 Na década de 50 aderiu ao abstracionismo geométrico. Nesse mesmo ano expôs no Ministério da Educação e Cultura do Rio e representou o país na XXV Bienal de Veneza. Dacosta recebeu na II Bienal de São Paulo o Prêmio de Melhor Pintor Nacional, com a obra “Construção”. Entre 54 e 61 mudou-se para o Rio de Janeiro.

Nos anos 60, o artista expõe uma série de gravuras coloridas em metal com o tema “Vênus”, tornando-se constante esse estilo em suas obras. Trabalhou como ilustrador de livros, principalmente ilustrador de algumas obras do escritor Carlos Drummond de Andrade. Faleceu em setembro de 1988, quatro anos após a morte de Maria Leontina, no Rio de Janeiro.

Obras do artista:

"Construção"

"Carrosel"

"Menina com borboletas"

Atividades – sugestões

01 – “A Roda nos dias de hoje” – Pintura em madeira 

Nesta releitura, o prof. Paulo trouxe a “roda” para os dias atuais onde as meninas se vestem de maneira diferente, se comunicam por MSN, falam no celular e já não se divertem com as brincadeiras infantis. Para a maioria das meninas esse tipo de brincadeira ou cantiga já é coisa do passado. Na paisagem, as antenas e a ligação coma internet estão presentes.

Material: madeira (tampo de carteira quebrada de escola), Primer, lápis preto, Tinta Acrílica PVA e pincel.

Modo de fazer:

a)  -   Passe uma demão de Primer sobre o tampo de madeira e espere secar. Passe uma segunda demão.

b)   -  Faça o desenho (releitura de “A roda” de Milton Dacosta).

c)    - Pinte com Tinta Acrílica PVA. Pinte o céu com pinceladas na posição horizontal mesclando as cores. O chão deverá ser pintado com pincel fino, com pinceladas curtas ou circulares para sugerir um gramado.

d)    - Por último, pinte as meninas e os celulares.

                                                             

02 – “A roda” – Pintura em prato de papel machê

Material: Papel Machê, Crystal cola preta, vermelha, amarela, azul e verde, Guache verde, prato ou travessa para modelar, papel filme (plástico) e pincel.

Modo de fazer:

a)   -  Envolva a travessa ou prato com o papel filme. Prepare o papel mache seguindo as instruções da embalagem.

b)    - Coloque uma camada uniforme de papel mache sobre a travessa para fazer um prato de papel mache. Espere secar. Retire-o de cima da embalagem.

c)    - Pinte com guache verde. Risque os bonequinhos de mãos dadas.

d)   -  Faça o contorno dos bonequinhos com Crystal cola preta e, em seguida, preencha as roupas com Crystal cola nas cores primárias. Faça a grama com Crystal cola verde e finalize fazendo as flores com pontinhos de Crystal cola.


03 – “A roda” – EVA 

Material: Papelão Paraná, Eva (várias cores), Cola de EVA, Marcador permanente preto, Guache, Crystal cola, arames torcidos, pincel e tesoura.

Modo de fazer:

a)   - Recorte um retângulo no papelão Paraná. Pinte a parte superior com guache azul em vários tons (céu).

b)    - Recorte um retângulo no EVA bege e cole sobre o papelão Paraná. Desenhe as meninas brincando de roda. Recorte os cabelos, vestidos e sapatos das meninas e cole sobre o EVA. Recorte pedacinhos de EVA verde em vários tons e cole sobre o EVA bege (grama).

c)    - Faça os troncos das árvores colando arames torcidos sobre a obra. Passe Crystal cola dourada sobre eles.

d)    - Dê acabamento à obra com Marcador permanente preto.


04 – “A roda” – Releitura tridimensional



Material: caixinha de papelão, EVA, Cola para EVA, cartolina, lápis de cor, Cola branca, Big Canetas Hidrocor, tesoura, clip (bailarina) e tampinha de garrafa PET.

Modo de fazer:

a)    - Encape as laterais da caixinha de papelão com EVA verde. Cole um pedaço de EVA verde na parte superior da caixinha.

b)    - Recorte um círculo de EVA verde, cole sobre outro círculo de papelão para ficar mais firme.

c)    - Desenhe na cartolina, crianças com os braços abertos. Pinte com Lápis de cor e Big Canetas Hidrocor. Deixe uma base de 1 cm na parte inferior do desenho de cada criança, recorte o restante nos contornos. Dobre e cole sobre o círculo de EVA de forma que elas fiquem de mãos dadas como na obra “A roda”.  

d)   -  Fure o centro do círculo de EVA (centro da roda), o centro da tampa da caixinha encapada e o centro da garrafa PET. Coloque o clip (bailarina) unindo as três partes. As “perninhas” do clip bailarina devem passar por dentro do círculo, da caixinha e da garrafa PET.

e)   -  Cole EVA sobre um pedaço de papelão para fazer o fundo da releitura (vegetação e troncos).

f)     - Para dar movimento à roda, coloque a mão no fundo da caixinha de papelão e rode a tampinha de acordo com a música que está sendo cantada.


05 – “A roda” – Massinha Soft


Material: disco de vinil, Primer, Tinta Acrílica branca, Massinha Soft, Marcador permanente preto, pincel, rolo de madeira ou garrafa, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:

g)    - Pinte o disco de vinil com Primer. Espere secar.

h)  -   Pinte com Tinta Acrílica branca.

i)      - Coloque a massinha sobre um plástico e, com o rolo de madeira ou garrafa, espalhe de maneira que fique uma placa. Recorte uma flor e cole no centro do disco. Recorte as roupinhas das crianças e cole em volta da flor. Recorte nuvens e, para finalizar, desenhe os rostinhos, mãos e pernas com o Marcador permanente preto. 


Atividades: Pintura, modelagem, recorte e colagem de crianças que representem a obra “A roda”, utilizando diferentes materiais.

Objetivos:

a)     Conhecer a vida e as obras de Milton Dacosta, seu estilo e os temas por ele desenvolvidos.

b)     Inspirar-se nas obras desse artista e criar novas obras com diferentes materiais.

c)     Relembrar as brincadeiras infantis e as cantigas de roda, proporcionando às crianças momentos de lazer, interação, socialização, conhecimento do próprio corpo e aprendizagem.

Desenvolvimento dos trabalhos 

- Pergunte aos seus alunos se conhecem Milton Dacosta.

- Proponha que pesquisem sobre o pintor, suas fases, o tipo de obras e cores que ele utilizava na elaboração de suas obras.

- Mostre às crianças o quadro do holandês Peter Brueguel – “Brincadeiras infantis” de 1.560. Nesta obra, o pintor retrata crianças brincando, séculos atrás, com as mesmas brincadeiras que nossos avós e pais brincaram quando pequenos e, que hoje, a maioria das nossas crianças não conhecem. Mostre, se quiser, as obras de Portinari que também retrataram as brincadeiras infantis, mais ou menos na mesma época que Milton Dacosta.

- Peça às crianças que perguntem aos pais quais são as brincadeiras de rua que eles conhecem, como eram essas brincadeiras e quais as cantigas que cantavam. Socializem.

- Relembre as músicas infantis e proponha que brinquem de roda, que criem regras, movimentos, paradas, etc.

- Se estiverem em fase de alfabetização e desenvolvimento de escrita, proponha que escrevam as músicas cantadas. Escolha a reescrita de uma criança, escreva na lousa com todos os erros e, juntos, corrijam todos os erros que acharem.

- Faça a leitura formal e interpretativa da obra “A roda”.

- Divida os alunos em grupos e peça que refaçam a obra com diferentes materiais e técnicas.

- Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.

Conteúdos trabalhados:

- Milton Dacosta – vida, obras e estilo

- Peter Bruguel – vida, obras e estilo

- Leitura formal, interpretativa e comparação entre as brincadeiras infantis apresentadas por Peter Brueguel em 1560, e Milton Dacosta.

- Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume, harmonia, bi e tridimensionalidade.


Técnicas trabalhadas / Materiais:

- Atividade 01 – “A roda nos dias atuais” – Tinta Acrílica + Primer

- Atividade 02 – “A roda” – Papel machê, Guache e Crystal cola

- Atividade 03 – “A roda” – Guache, Marcador Permanente, Cola para EVA e Crystal cola

- Atividade 04 – “A roda” - Cola para EVA, Lápis de cor, Cola branca e Big Canetas Hidrocor.

- Atividade 05 – “A roda” – Massinha Soft

 

Possibilidades de trabalho interdisciplinar

- Artes – História da Arte e todos os conteúdos das artes plásticas.

- Música – Desenvolvimento do canto em grupo.

- Língua portuguesa – Alfabetização e desenvolvimento da escrita

- Ed. Física – Movimentos corporais.


Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - Tintas Especiais - link "Educadores", pasta Obras de Arte

Ivete Raffa

Arte educadora e Pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário