quinta-feira, 17 de junho de 2021

Projeto - "Fazendo Arte com Impressões Digitais"

 Projeto: "Fazendo Arte com Impressões Digitais"

Fazer arte com impressões digitais é uma excelente atividade para promover momentos de prazer em meio a brincadeira, estimular o a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.  Nessas atividades as crianças manuseiam diferentes materiais expressivos e texturas.


O que é uma expressão digital?

É o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos, eles possuem o mesmo DNA mas as impressões digitais são diferentes. Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.

As papilas são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.  Esta propriedade é conhecida como imutabilidade.

 

A impressão digital apresenta pontos característicos e formações que permitem a um perito ou um papiloscopista identificar uma pessoa de forma bastante confiável. Tal comparação é também feita por sistemas computadorizados, os chamados Sistemas de Identificação Automatizada de Impressão Digital.

 

A utilização de impressões digitais para identificar pessoas existe desde a Antiguidade em diversos lugares, como Mesopotâmia, Turquestão, Índia, Japão e China com o objetivo de autenticar documentos e selar acordos civis e comerciais. O primeiro sistema de identificação por impressões digitais foi criado por Francis Galton, com base em anotações anteriores de outros autores.

 

Desde o ano de 2008, a digital dos dedos é utilizada para a identificação de eleitores no Brasil. Em 2010, o uso desse sistema foi ampliado e tornou-se acessível a mais de 45 mil pessoas. Essa tecnologia é um dos recursos biométricos e, junto com o exame da íris dos olhos e da frequência da voz, auxilia na precisão para a diferenciação humana. As eleições brasileiras têm sido acompanhadas por técnicos de outros países preocupados em evitar fraudes eleitorais.

 

 

A arte de Ingrid Aspock

Ingrid Aspock, artista austríaca, transforma impressões digitais em histórias divertidas, veja algumas de suas obras.

“Maestro e público” 

“Super herói” e “Músico agitando a galera”

 

Possibilidades de trabalhar com impressões digitais com os alunos


Objetivos:

a) Desenvolver nos alunos a curiosidade, a relação com as formas e o desenho.

b) Utilizar-se das impressões digitais para expressar-se artisticamente e criativamente relendo histórias, músicas ou temas propostos.

 

Atividades: Confecção de animais com as digitais.

 

Sugestão de trabalho:

a) Apresente aos alunos a música “Os dedinhos” e proponha que cantem juntos.

Polegares, polegares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Indicadores, indicadores / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Dedos médios, dedos médios / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Anelares, anelares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Dedos mínimos, dedos mínimos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Todos os dedos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

Polegares, indicadores, dedos médios, anelares, dedos mínimos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.

b) Depois de cantarem a música os alunos farão experiências de impressão com os dedos. Utilize pintura a dedo se forem da Ed. Infantil ou almofada de carimbo para os alunos da Ed. Fundamental I.

c) Diga aos alunos que as impressões digitais possibilitam fazer inúmeras atividades artísticas. Mostre algumas possibilidades para eles.





Fonte: Emberly, E. R. - “Desenhando com os dedos” – Tradução: Shirlei Ap. Souza – Ed. Panda

 

d)  Refaça com seus alunos a história “O mistério do ovo”.

e)  Faça uma roda de conversa onde os alunos dirão o que aprenderam com a atividade realizada, quais as dificuldades encontraram, quais conteúdos foram aprendidos e o que mais gostaram.

Técnicas trabalhadas / Materiais utilizados:

Técnicas trabalhadasImpressão, Pintura, Recorte e Colagem.

Materiais : Papéis (cartolina branca e colorset colorido para as molduras), Tintas / Colas – Giz de cêra, Pintura a dedo, Têmpera guache, Guache Metálico, Tinta Confetti, Big Canetas Hidrográficas, Cola branca.


O mistério do ovo

Era uma vez um ovo que apareceu no quintal.

Não era da porca. Porca não bota ovo.

Também não era da gata. Você já viu gato botar ovos?

Se fosse Páscoa, poderia ter sido presente do coelho. Coelho não bota ovo.

Poderia ser da tartaruga. Tartaruga bota ovo.

Poderia ser da pata. Pata também bota ovo.

E se for da coruja? Será?

Se fosse maior, poderia ser da avestruz.

Ou seria da fêmea do jacaré?

Ou do dinossauro! Não sei...

O ovo se partiu, descobrimos de quem ele é.

E aí você já sabe? 














Outras possibilidades


    Cinco patinhos

   Joaninha é baixinha... há, há, há...

    Como pode um peixe vivo, viver fora da água fria...

A dona Aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou...




Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Pasta - Projetos.

Ivete Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário