sexta-feira, 16 de julho de 2021

Projeto - "Bichinhos de Jardim"

Bichinhos de Jardim

Atividade: Confeccionar os bichinhos de jardim com papéis e montar um painel (jardim).

 

Objetivos:

a)  Propor situações de aprendizagem que instiguem a curiosidade, a descoberta do novo e o entendimento sobre os pequenos animais que vivem próximos a nós.

b)    Identificar os bichinhos que habitam jardins, hortas e vasos.

c)    Conhecer as características de cada um deles e como vivem no meio ambiente.


Texto de apoio:

Em todo ecossistema o equilíbrio ecológico é mantido graças a uma série de relações, algumas positivas; outras, negativas. Uma relação altamente positiva é a que ocorre entre os insetos voadores e as flores. Para que as plantas se reproduzam é necessário que o pólen de uma flor seja transportado até a outra flor (polinização). Esse processo é realizado principalmente  pelos insetos voadores e é de extrema importância na preservação das matas, florestas, pomares e jardins.

Um exemplo de relação negativa é o que ocorre entre o gafanhoto e as plantações. O gafanhoto, um predador voraz que vive em enormes bandos, é capaz de destruir rapidamente plantações inteiras.

Portanto, é necessário que todos os elementos que compõem um ecossistema (fauna, flora e micro-organismos), juntamente com o ambiente composto pelos elementos: solo, água e atmosfera mantenham entre si equilíbrio. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema, podendo ocorrer perdas irreparáveis.

Se por exemplo, ocorrer uma grande infestação de lagartas nas plantas de um jardim e não forem tomadas providências rapidamente, poderá haver uma destruição total ou de parte do jardim ou horta.

No jardim encontramos diferentes animais que convivem de forma harmoniosa entre si: joaninhas, centopeias, borboletas, libélulas, caracóis, grilos, tatuzinhos, minhocas, aranhas, sapinhos, abelhas, etc.


Caracol

Material: Papel Cartão Fluorescente, cola branca, Marcador permanente preto e tesoura.  

Modo de fazer:

a)    Escolha uma cor de papel cartão fluorescente. Desenhe o corpo do caracol e recorte. Desenhe a concha com outra cor de papel e recorte.

b)    Faça os contornos, olhos e boca do caracol com o Marcador permanente preto. Cole a concha sobre o corpo do bichinho.

 

Cigarra

Material: Papel que se dobra, cola e olhos móveis.

Modo de fazer:

a)  Pegue um quadrado do papel que se dobra e dobre seguindo os passos abaixo. Cole os olhinhos móveis.


Centopeia

Material: Bloco Ecocores Textura, Papel Color set, Marcador permanente, tesoura e olhos móveis.  

Modo de fazer:

a)    Recorte círculos no papel Ecocores Textura. No papel color set preto recorte pernas, antenas e carinha. Cole os círculos, depois as patinhas, antenas, olhos móveis e finalize fazendo a boca com o Marcador permanente.

 

Formiga


Material: Papel Color set preto, olhos móveis, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:

a)    Recorte o corpo da formiga e as perninhas no papel color set preto. Cole as perninhas na parte inferior da formiga. Cole os olhos móveis.

  

Borboletas


Material: Papel Crep Pack xadrez, listrado, bolinha positiva e negativa, Papel Color set preto, linha de bordar, tesoura e Crystal cola branca (olhos).  

Modo de fazer:

a)  Corte dois quadrados no Papel Crep Pack (cores e estampas diferentes). Um maior que o outro. Exemplo: um quadrado com 8 cm de lado e o outro 6 cm.

b)   Dobre na diagonal e faça uma sanfoninha de cada lado nos dois quadrados. Amarre os dois juntos pelo meio. Abra as sanfonas (asas da borboleta).

c)   Corte o corpinho no color set preto e cole no meio das asas. Faça os olhos com Crystal cola branca.

 

Abelhas


Material: Papel Criativo Lumi, Papel Color set preto e branco, olhos móveis, cola branca e tesoura.  

Modo de fazer:

a)   Recorte formas ovais no Papel Color set preto (corpo da abelha) e gotas no Color set branco (asas). Cada abelha será composta de uma oval e 4 gotas.

b)    Recorte tirinhas de Papel Criativo Lumi e cole sobre a oval. Cole as asas, os ferrões da abelha (color set preto) e finalize colando os olhos móveis. 


Joaninha


Material: Bloco Ecocores Textura, Papel Color set preto, olhos móveis, fita 0,5 cm de largura, tesoura e cola branca.

Modo de fazer:

a)    Recorte o corpo da joaninha no Papel Color set preto.

b)   Recorte um círculo 1 cm maior que o círculo que faz o corpo da joaninha, corte no meio e cole sobre a joaninha (asas).

c)   Cole os olhos móveis e um laço de fita para dar acabamento.

 

Jardim

Material: Papel Color set (tons de azul e verde), Bloco Ecocores 21 cores, cortadores de papel em formato de flor, cola branca e Crystal Cola ouro da Acrilex.  

Modo de fazer:

a)   Rasgue Papel Color set em tons de azul e cole sobre uma folha de qualquer cor (céu), na parte inferior cole Papel Color set rasgado em tons de verde (jardim).

b)  Recorte flores brancas com o cortador em formato de flor e cole sobre o jardim. Faça os miolinhos das flores com a Crystal Cola ouro.

c)    Cole os bichinhos de jardim construídos pelas crianças.


Conteúdos trabalhados:

- Linhas, formas, cores, sobreposição, montagem e proporção.


Técnicas trabalhadas:

- Origami, Recorte e Colagem


Possibilidades de trabalho:

-       Pergunte aos alunos se possuem jardim em casa.  Pergunte se já viram bichinhos no meio das plantas ou no solo. Quais?

-      Mostre livrinhos que tragam imagens dos bichinhos ou leve-os para a ala de informática para que pesquisem na internet sobre os bichinhos.

-       Depois, faça com as crianças, um passeio pelo jardim da escola ou até uma praça próxima da escola. Procurar embaixo das folhas, das pedras, no solo, nas árvores, etc. Se possível realizar essa busca com uma lupa. Diga-lhes para prestar bastante atenção sobre:

a)   O tamanho do bichinho, das patas, se voam, se rastejam, se saltam, se possuem asas, qual é o formato?

b)   Possuem hábitos diurnos ou noturnos? O que comem? Andam sozinhos ou em grupo como as formigas?

c)    Emitem sons ao baterem as asas ou sons diferenciados como os grilos e as cigarras?

d) Qual o grau de periculosidade? São inofensivos (borboletas)? Perigosos (aranha, escorpiões)?

e)    Quais as cores que possuem? Onde são encontrados? No solo? Nas árvores? Enfim, faça com que os alunos reflitam e aprendam sobre esses animaizinhos.

-  Ensine-os a fazer os bichinhos com papel conforme as sugestões aqui apresentadas. Confeccionem flores também.

-    Montem um grande painel de flores (jardim) e, sobre ele, cole os bichinhos confeccionados pelas crianças.

-       No final, converse com seus alunos sobre tudo o que aprenderam com esse trabalho.

 

Obs: Plano de Aula publicado no site da Novaprint Papeis Especiais – www.novaprint.com.br – link “Professores”

 

Ivete  Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário