Projeto: Literatura infantil: “A
galinha ruiva”
A galinha ruiva
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus
pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto
para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de fazer um
delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela
precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de
milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar
a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso,
que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer
um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse o pato. Está na hora de brincar.
Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou
triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a
farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram
com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar
o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha
ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho
sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram
a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
Atividade: - As crianças ouvirão a história da
galinha ruiva, reescreverão a história, confeccionarão os personagens e, com
eles, representarão a história em teatro de fantoches.
Objetivos:
- Proporcionar
às crianças o conhecimento de histórias que desenvolvam a oralidade e a escrita
e permitam a reflexão sobre respeito, cooperação e trabalho.
-
Confeccionar os personagens da história para utilizá-los na representação do
Teatro de Fantoches.
- Trabalhar
com diferentes materiais expressivos.
Material: EVA de várias cores, Cola para EVA da
Acrilex, Crystal Cola, Marcador permanente Acrilex, olhos móveis, palitos de
dentes e churrasco.
Modo
de fazer:
a) Fazer
os desenhos dos personagens. Desenhar as partes separadamente e recortar (corpo
da galinha, asas, pés, bico, crista).
b)
Riscar
cada parte no EVA e recortar.
c)
Cole
com a Cola de EVA Acrilex todas as partes. Espere secar bem.
d)
Faça
texturas com Crystal Cola Acrilex.
e) Cole
palitos de churrasco por trás dos personagens e monte a história
tridimensionalmente ou apresente o Teatro de fantoches.
A galinha ruiva
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus
pintinhos numa fazenda.
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro,
pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de
fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso...
ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a
espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem
podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou
seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer
um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse o pato. Está na hora de brincar.
Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou
triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a
farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram
com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar
o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha
ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho
sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos
aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
Conteúdos trabalhados:
- Literatura infantil
- Desenvolvimento da
leitura e da oralidade
- Desenho,
cores, linhas, formas, proporção, textura, sobreposição, tri dimensão, continuidade.
Técnicas
trabalhadas:
- Desenho,
recorte e colagem.
- Montagem
tridimensional.
Encaminhamento
do trabalho:
I
- Início – Ler a história para as crianças pausadamente, mostrando as
ilustrações do livro. Sugestão: “Aprendendo com Contos e Fábulas” de Ivete
Raffa.
-
Conversar sobre a história. Pergunte o que acharam da atitude do porco, do
cachorro, do gato e do pato.
-
Converse sobre as atitudes tomadas pela galinha desde a colheita do trigo até a
confecção do bolo. Pergunte se acharam que a galinha estava certa e se eles
fariam a mesma coisa?
-
Fale sobre a importância do trabalho coletivo, a cooperação.
II
– Confecção dos personagens
-
Peça às crianças que confeccionem os personagens.
III
– Representação da história
-
Peça que representem a história através do teatro de fantoches.
IV
– Reescrita da história
-
Peça que reescrevam a história.
-
Escolha uma das histórias, reescreva da maneira que está e, em seguida, faça a
correção coletiva.
Observação: Projeto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link - "Educadores" - Edição nº 06.
Observação:“A Galinha Ruiva” é uma das histórias do livro “Aprendendo com Contos e Fábulas” de minha autoria. Aqui mostro os personagens feitos com EVA; no livro tem com papel (origami), rolinhos de papel higiênico, TNT, massinhas, etc. São 4 histórias e acompanha um CD com moldes + Atividades de Português e Matemática.
Observação:“A Galinha Ruiva” é uma das histórias do livro “Aprendendo com Contos e Fábulas” de minha autoria. Aqui mostro os personagens feitos com EVA; no livro tem com papel (origami), rolinhos de papel higiênico, TNT, massinhas, etc. São 4 histórias e acompanha um CD com moldes + Atividades de Português e Matemática.
Ivete Raffa
Arte
educadora e pedagoga
Livros e
Cursos de capacitação para professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário