domingo, 22 de fevereiro de 2015

Projeto: Literatura infantil "A Galinha ruiva"

Projeto: Literatura infantil: “A galinha ruiva”  


A galinha ruiva           
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse o pato. Está na hora de brincar.


Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.


Atividade: - As crianças ouvirão a história da galinha ruiva, reescreverão a história, confeccionarão os personagens e, com eles, representarão a história em teatro de fantoches.

Objetivos:
- Proporcionar às crianças o conhecimento de histórias que desenvolvam a oralidade e a escrita e permitam a reflexão sobre respeito, cooperação e trabalho.
- Confeccionar os personagens da história para utilizá-los na representação do Teatro de Fantoches.
- Trabalhar com diferentes materiais expressivos.
  
Material: EVA de várias cores, Cola para EVA da Acrilex, Crystal Cola, Marcador permanente Acrilex, olhos móveis, palitos de dentes e churrasco.

Modo de fazer:
a)  Fazer os desenhos dos personagens. Desenhar as partes separadamente e recortar (corpo da galinha, asas, pés, bico, crista).
b)    Riscar cada parte no EVA e recortar.
c)    Cole com a Cola de EVA Acrilex todas as partes. Espere secar bem.
d)    Faça texturas com Crystal Cola Acrilex.
e) Cole palitos de churrasco por trás dos personagens e monte a história tridimensionalmente ou apresente o Teatro de fantoches.

A galinha ruiva          
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.


Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?


Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.


- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.


- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.


-Eu não disse o pato. Está na hora de brincar.


Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.

 

Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.


Conteúdos trabalhados:
- Literatura infantil
- Desenvolvimento da leitura e da oralidade
- Desenho, cores, linhas, formas, proporção, textura, sobreposição, tri dimensão, continuidade.

Técnicas trabalhadas:
- Desenho, recorte e colagem.
- Montagem tridimensional.

Encaminhamento do trabalho:
I - Início – Ler a história para as crianças pausadamente, mostrando as ilustrações do livro. Sugestão: “Aprendendo com Contos e Fábulas” de Ivete Raffa.
- Conversar sobre a história. Pergunte o que acharam da atitude do porco, do cachorro, do gato e do pato.
- Converse sobre as atitudes tomadas pela galinha desde a colheita do trigo até a confecção do bolo. Pergunte se acharam que a galinha estava certa e se eles fariam a mesma coisa?
- Fale sobre a importância do trabalho coletivo, a cooperação.
II – Confecção dos personagens
- Peça às crianças que confeccionem os personagens.
III – Representação da história
- Peça que representem a história através do teatro de fantoches.
IV – Reescrita da história
- Peça que reescrevam a história.
- Escolha uma das histórias, reescreva da maneira que está e, em seguida, faça a correção coletiva.

Observação: Projeto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link - "Educadores" - Edição nº 06.

Observação:“A Galinha Ruiva” é uma das histórias do  livro “Aprendendo com Contos e Fábulas” de minha autoria. Aqui mostro os personagens feitos com EVA; no livro tem com papel (origami), rolinhos de papel higiênico, TNT, massinhas, etc. São 4 histórias e acompanha um CD com moldes + Atividades de Português e Matemática.

Para adquirir o livro entre em contato comigo pelo e-mail – iveteraffa@uol.com.br




Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Livros e Cursos de capacitação para professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário