Projeto: Literatura infantil –
possibilidades de aprendizagem e criação
Livro:
“O reino das borboletas brancas”
Objetivos:
a) Desenvolver
a leitura e a escrita.
b) Refletir
sobre as histórias ou fábulas e as mensagens que elas trazem. Trabalhar os
valores inseridos nos livros ou fábulas.
c) Refazer
a história através de quadros (recorte, colagem e pintura), transformando-a em
uma História em Quadrinhos.
Desenvolvimento
do trabalho:
a) Escolha
uma história que esteja de acordo com a idade dos seus alunos.
b) Observe
quais os valores estão sendo expostos na história.
c) Peça
às crianças que leiam a história e conversem sobre ela. Fale sobre seus
personagens, os lugares que a história retrata, as partes importantes, etc.
d) Peça
que reescrevam a história com as próprias palavras. Sorteie uma delas e faça a
correção na lousa. Escreva da mesma forma que a criança escreveu e, em seguida,
com giz de outra cor e, junto com as crianças, vá corrigindo a escrita.
e) Escreva
novamente da forma correta, isto é, corrigida.
f) Divida
as crianças em grupos e peça “contem” a história através de quadros (HQ).
Observação: As crianças se utilizarão de diferentes
materiais e técnicas para representar a história.
Sistematização
da aprendizagem:
a) Converse
com seus alunos sobre o que aprenderam com esse projeto:
-
A leitura como aconteceu?
-
Quais foram os valores que apareceram na história?
-
Quais as dificuldades que tiveram para escrever a história com as próprias
palavras?
-
No momento da correção coletiva (lousa), o que aprenderam?
-
Como foi representar a história através de quadros (HQ).
-
Relacionar os conteúdos da Arte e os de Língua Portuguesa.
-
Quais os conteúdos que relembraram e o que aprenderam de novo?
Sugestão: “O
reino das borboletas brancas” (Marli Assunção
Gomes Pereira – Ed. Paulus)
Nas viagens que fiz pelo mundo das
fantasias, visitei um reino muito interessante: O Reino das Borboletas Brancas!
Lá tudo era branco, e o que não era,
ficava num cantinho esquecido.
As graciosas borboletas só beijavam a
flores brancas que, orgulhosamente, tremulavam à brisa fresca.
Um dia, nasceu no reino uma linda
borboletinha que, por sua candura e mimo, chamou a atenção de todos. Até sua
majestade, a rainha, foi vê-la.
A linda borboleta ia crescendo muito
saudável, alva, sempre cercada de brancos carinhos. Ao dar seu primeiro
passeio, ela se deslumbrou com o esvoaçar das borboletas por sobre as flores,
porém, apenas sobre as brancas.
Percebeu a tristeza das outras...
--- Oh! Como são lindas, diferentes!
Curiosa, se perguntava:
--- Por que as borboletas só beijam as
flores brancas? Por que as coloridas estão plantadas em cantos tão distantes e
reservados? Será que minhas irmãs não percebem a beleza dessas flores?
No caminho de volta, reparou em uma
flor azul.
--- Que esplendor! Que pétalas! Que
perfume!
Ah!
Ela não resistiria. As outras que beijassem as brancas. Pousou na flor e nela
depositou um terno beijo.
Que
surpresa! A flor, que nunca havia sido beijada, ao contato de sua boquinha, ficou
ainda mais bela.
Em
sinal de agradecimento, a flor deixou rolar de uma de suas pétalas uma gotinha
ainda fresca de orvalho para as asas de sua gentil admiradora. A gotinha se
espalhou e tingiu as asas da borboleta de um azul muito delicado.
O susto foi geral!
--- De onde surgiu essa borboleta
azul?
--- Como entrou aqui? Quem permitiu?
Foi difícil esclarecer.
Seus pais repreenderam-na, mas gostaram
da nova cor.
Logo, outras borboletinhas, encantadas com a
cor da amiguinha seguiram seu exemplo. Começaram a beijar flores amarelas,
rosas, vermelhas. E ganhavam também gotinhas de orvalho e se tornavam amarelas,
rosas, vermelhas...
Havia,
ainda, a que beijavam flores diversas e se tornavam multicoloridas, de um tom
delicado, transparente.
Que alvoroço! O que estava
acontecendo? Precisavam informar as ministras do reino, que, por sua vez,
informariam a rainha.
--- Majestade, venha ver! O reino das
borboletas brancas está desaparecendo! Precisamos tomar sérias providências.
A
rainha saiu às ruas e, boquiaberta, olhava suas pequenas súditas num bailado
alegre e colorido pelo ar. Nunca vira nada tão belo!
As ministras esbravejavam e exigiam
providências. As borboletas coloridas caprichavam no bailado. Alternavam-se,
ora azuis, amarelas, rosas, vermelhas, multicolores, fazendo reverência à
rainha.
Não me lembro quanto tempo durou o
espetáculo, mas, quando parti, o reino já não tinha o mesmo nome.
Agora se chamava “O Reino das
Borboletas coloridas”.
Sugestões:
a) Escolha o livro de acordo com a idade
dos seus alunos e o grau de conhecimento que possuem.
b) Defina como serão realizados os
quadrinhos (materiais, tamanhos, técnicas, etc).
c) Você poderá dividir a classe em vários grupos
e, cada um lerá um livrinho diferente. Depois da leitura, proponha que cada um
conte aos demais grupos a história lida e relacione os valores trabalhados.
Ivete Raffa
Arte educadora e
pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário