segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Datas Comemorativas - Carnaval

Datas Comemorativas - Carnaval

A festa de Carnaval teve sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas não aceitas pela igreja e sociedade, tornando essa festa intolerável aos olhos da Igreja.

Com o passar do tempo, o Carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C.  Até então, o Carnaval era uma festa condenada pela igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. A partir da adoção do Carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os "atos pecaminosos". Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela igreja e pelas conquistas.

Carnaval de Arlequim - Miró - 1924

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de Carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter da festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Em 1723, o Carnaval chegou ao Brasil trazido pelos europeus. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas.

No fim do século XIX até a década de 1950 foi a época de ouro do Carnaval no Brasil, toda a população participava, hoje nem um décimo do povo participa.

Carnaval em Madureira - Tarsila do Amaral - 1924

Entretanto, o Carnaval brasileiro ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do Carnaval verdadeiramente popular. Em 2005 o Carnaval de Salvador (BA), entrou no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Em Recife (PT) existe o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.

Bloco "Galo da Madrugada" - Recife - PE


Carnaval - "A caixa de lápis de cor"

Atividades:
a) Confeccionar fantasias de Carnaval com o tema "A caixa de lápis de cor" (aventais com lápis de EVA de diferentes cores).
b) Confeccionar máscaras de EVA e decorar de diferentes formas com materiais diversos.

Objetivos:
a) Conhecer a história do Carnaval, as máscaras, fantasias, escolas de samba, marchinhas e as obras de arte que retratam essa festa.
b) Inspirar se nas pinturas de artistas famosos que retrataram o Carnaval e confeccionar fantasias e máscaras tendo como tema "A caixa de lápis de cor".

Atividade 01 - Fantasia Lápis de cor
Material: TNT branco, EVA de todas as cores, Cola de EVA Acrilex, Tinta Confetti Acrilex, pincel chato, Marcador permanente preto Acrilex, lápis preto, régua, cartolina, tesoura, moldes.

Modo de fazer - Avental
a) A primeira coisa a fazer é o molde de acordo com o tamanho da criança. Risque numa cartolina conforme o avental da foto. 
b) Corte uma tira de TNT com 50 cm de largura aproximadamente, dobre ao meio, coloque o molde do avental sobre o TNT, risque e recorte. A parte da frente e a de trás ficarão emendadas pelo ombro.
c) Corte uma tira de TNT com 1 m de comprimento por 5 cm de largura. Cole-a na frente do avental na altura da cintura da criança. Esta tira servirá para amarrar o avental.

Modo de fazer - Lápis de cor
a) Desenhe um lápis (molde) na cartolina e recorte. Risque o molde no EVA preto e recorte. Recorte outro lápis no EVA (vermelho, azul, amarelo.....), tire 0,5 cm em toda a lateral. Recorte a ponta e o corpo do lápis. Recorte em EVA bege a "madeira" do lápis.
b) Com a régua e o marcador permanente Acrilex preto, faça os dois riscos do corpo do lápis.
c) Passe Tinta Confetti no EVA (corpo e ponta do lápis), Espere secar.
d) Cole as partes (ponta, madeira e corpo do lápis) sobre o EVA preto. Utilize a Cola de EVA da Acrilex.
e) Cole o lápis na parte da frente do avental, inclusive por cima da tira que vai amarrar o avental.
f) Cada criança terá o lápis de uma cor diferente, formando assim, a caixa de lápis de cor.



Atividade 02 - Máscaras de Carnaval
Material: EVA de várias cores, Tinta Confetti da Acrilex, Cola de EVA Acrilex, Tinta Plástica ou Acrílica, Crystal Cola Acrilex Jelly e Glitter, tesoura, pincel , molde de cartolina e lastex.

Modo de fazer:
a) Dobre um pedaço de cartolina e crie uma máscara, isto é, risque metade de uma máscara com um olho no meio. Recorte. Ao abrir, você terá o molde da máscara.
b) Risque no EVA da cor escolhida, recorte e decore com Tinta Confetti (passe com pincel) ou Crystal Cola Jelly ou Glitter (a embalagem propicia a aplicação), Tinta Plástica, recorte e cole pedacinhos de EVA, etc. Crie a sua máscara ao seu gosto. Exemplos abaixo:












Sugestão de trabalho:
- Pergunte aos seus alunos o que eles sabem sobre o tema, se já participaram de alguma festa de Carnaval e se a resposta for afirmativa, pergunte sobre as músicas (como são as letras? os ritmos?). Qual é o tipo de dança? Como são as roupas, os adereços?
- Fale sobre o Carnaval, trace um paralelo entre o Carnaval ao longo dos séculos e o Carnaval atual.
- Mostre obras (pinturas) que retratam essa festa.
- Peça aos alunos que conversem com seus pais sobre o assunto e que comparem o Carnaval de quando eram crianças ao Carnaval nos dias de hoje.
- Converse sobre as escolas de samba, samba enredo, organização dos blocos, fantasias, concursos, etc.
- A partir de todo o estudo sobre o tema, os alunos estarão prontos para confeccionar as fantasias e máscaras e brincar o Carnaval.
Nota: É importante que não tenha um “modelo” exposto para que o aluno copie. Deixe que seu aluno crie sua própria máscara e decore do seu próprio jeito. Se forem da Ed. Infantil, dê o molde da máscara mas deixe a criatividade por conta das crianças.

Conteúdos trabalhados:
- Datas Comemorativas - História do Carnaval
- Marchinhas carnavalescas, fantasias e máscaras.
- Linhas, formas, cores, sobreposição, composição, proporção, textura, harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Recorte e colagem
- Pintura

Obs: Este plano de aula está no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 04 - Datas Comemorativas - Carnaval.  Entre no site e veja outras sugestões, inclusive ideias para o Carnaval.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga





Nenhum comentário:

Postar um comentário