Movimento Modernista
"Paisagem com touro" - Tarsila do Amaral - 1925
Tendência vanguardista que rompe com padrões rígidos
e caminha para uma criação mais livre, surgida internacionalmente nas artes
plásticas e na literatura a partir do final do século XIX e início do século
XX.
É uma reação às escolas artísticas do passado. Como
resultado desenvolveram-se os movimentos: Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo,
Surrealismo e Futurismo.
Movimento Modernista no Brasil
No Brasil, o termo “Modernismo” identifica o movimento desencadeado pela
Semana de Arte Moderna de 1922. De 11 a 18 de fevereiro daquele ano,
conferências, recitais de música, declamações de poesias e exposições de
quadros, realizados no Teatro Municipal de São Paulo, apresentam ao público as
novas tendências das artes no país.
"Família Enferma" - Lasar Segall - 1920
Seus idealizadores rejeitam a arte do século XIX e
as influências estrangeiras do passado. Defendem a assimilação das estéticas
internacionais para mesclá-las com a cultura nacional, o que dá origem a uma
arte vinculada à realidade brasileira.
Uma das principais exposições de arte moderna no
Brasil é realizada em 1913 pelo pintor de origem lituana Lasar Segall. Suas
telas chocam, mas as reações são amenizadas pelo fato de o artista ser
estrangeiro.
Em 1917, Anita Malfatti faz a que é considerada de
fato a primeira mostra modernista brasileira. Apresenta telas influenciadas
pelo cubismo, expressionismo, fauvismo e futurismo que causam escândalo, entre
elas “A mulher de cabelos verdes”.
Apesar de não ter exposto na Semana de 22, Tarsila
do Amaral torna-se fundamental para o movimento. Sua pintura é baseada em cores
puras e formas definidas. Frutas e plantas tropicais são estilizadas
geometricamente, numa certa relação com o cubismo. Um exemplo é a obra “O
Mamoeiro”.
"O Mamoeiro" - Tarsila do Amaral - 1925
A partir dos
anos 30, Tarsila interessa-se também pelo prolateriado e pelas questões sociais,
que pinta com cores mais escuras e tristes como em “Os operários”.
Di Cavalcanti retrata a população brasileira,
sobretudo as classes sociais menos favorecidas. Mescla elementos realistas,
cubistas e futuristas, como em “Cinco moças de Guaratinguetá”.
Outro artista modernista dedicado a representar o
homem do povo é Cândido Portinari, que recebe influência do expressionismo.
Entre seus trabalhos destacam-se as telas “Café” e os “Retirantes”.
"Os Retirantes" - Cândido Portinari - 1944
Distantes da preocupação com a realidade brasileira,
mas muito identificados com a arte moderna e isnpirados pelo dadaísmo, estão os
pintores Ismael Nery (1900 -1934) e Flávio Carvalho (1899-1973). Na pintura
mecerem destaque ainda Regina Graz (1897-1973), John Graz (1891-1980), Cícero
Dias (1908-2003) e Vicente do Rego Monteiro (1899-1970).
O principal escultor modernista é Victor Brecheret.
Suas obras são geometrizadas, tem formas sintéticas e poucos detalhes. Seu
trabalho mais conhecido é o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera em
São Paulo. Outros escultores importantes são Celso Antonio de Menezes
(1896-1984) e Bruno Giorgi (1905-1993).
"Paisagem imaginária" - Guinard - 1947
No final dos anos 20 e início da década de 30,
começaram a se aproximar do movimento modernista, artistas mais preocupados com
o aspecto plástico da pintura. Utilizavam cores menos gritantes e composição
mais equeilibrada. Entre eles estão: Alberto Guignard (1896-1962), Alfredo
volpi (1896-1988) e Francisco Rebolo (1903-1980).
O modernismo enfraquece a partir dos anos 40, quando
o abstracionismo chega com mais força ao país. Seu final acontece nos anos 50,
com a criação das Bienais, que promovem a internacionalização da arte
brasileira.
Atividades: Releituras de obras de arte de pintores modernistas.
Objetivos:
a) Conhecer o
movimento modernista no Brasil, no mundo e os pintores que participaram desse
movimento.
b) Conhecer
o estilo adotado pelos artistas, os materiais utilizados e expressar-se de
forma criativa inspirando-se nas obras deles.
c)
Trabalhar
os conteúdos de arte e estética.
Atividade 01 – Releituras dos
artistas modernistas – Texturas e aquarela
Material: Cartolina branca, Papel para pintura gramatura 300 ou Papelão Paraná, barbante cru grosso, rolinho de
espuma, duas folhas de papel de seda branca, cola branca, pincel macio, lápis
preto, régua e Tinta guache, Acrílica ou PVA diluída em água (Aquarela).
Modo de fazer:
a) Inspire-se
em uma obra modernista e faça seu próprio desenho na cartolina ou papel para pintura de gramatura 300.
b) Passe
cola branca nas linhas que formam o desenho e, sobre elas, cole barbante. Deixe
secar bem, de preferência de um dia para outro.
c) Coloque
bastante cola branca por todo o trabalho, espalhe com o rolinho de espuma.
Amasse a folha de seda e estique sobre o trabalho.
d) Pressione
com a mão para que o papel de seda fique bem colado sobre o trabalho e as
linhas do desenho fiquem bem nítidas pois estarão com o barbante sobre elas.
Deixe secar novamente.
e) Dilua
Tinta Acrílica, Guache ou Tinta PVA em água para que fique bem aguada, como uma
Aquarela. Pinte todo o trabalho e espere secar.
Desenvolvimento
dos trabalhos – Todas as releituras acima, foram feitas nas
aulas de Artes do Colégio São João Gualberto de Pirituba – SP, pelos alunos do
7º Ano, orientados pela professora Márcia Querino Teixeira. Foi trabalhado o
Movimento Modernista, seus destaques (pintores e escultores), técnicas, temas,
cores e influências.
Conteúdos trabalhados:
- Modernismo
– Semana de 22 – Pintores Modernistas
-
Leitura formal, interpretativa, releitura,
vida e obras dos pintores modernistas.
- Linhas,
formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume e harmonia.
Técnicas
trabalhadas:
-
Colagem, Texturização e Pintura aquarelada.
Possibilidades
de trabalho
- Inicialmente
fale para os alunos sobre o Modernismo no mundo e no Brasil.
-
Pergunte se conhecem alguns pintores modernistas e como são suas
obras?
-
Divida-os em grupos e peça que cada grupo pesquise sobre um artista modernista,
os temas abordados nas suas obras, as características e cores utilizadas, o
estilo de pintura, etc.
-
Peça aos alunos que socializem com a classe o que pesquisaram.
-
Ensine a técnica “Textura aquarelada” e proponha que cada aluno faça sua
releitura inspirada no artista escolhido.
-
Chame os pais e socialize as obras criadas pelas crianças.
-
Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o
desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos
conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
Obs:
Texto publicado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br
– link “Educadores” – Edição 13.
Ivete
Raffa
Arte educadora e pedagoga
Parabenssss.. mto bom!! Gostei mto pq é tuo tão facilmente entendido.. uma linguagem a altura das crianças.. abraços
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