Obras
de arte – Possibilidades de criação
“Georges Seurat”
Pontilhismo,
uma nova maneira de misturar as cores.
No fim do século XIX o
desenvolvimento de teorias psicológicas e fisiológicas gerou um
certo tipo de conhecimento que começou a ser usado pelos pintores da época.
Os impressionistas já pregavam que para se alcançar diferentes tons, as
cores não precisariam ser misturadas, mas que poderiam ser colocadas lado a
lado em pequenas “porções” e nosso olho se responsabilizaria por misturar as
cores e gerar tons intermediários.
Georges Seurat é considerado aquele
que iniciou o movimento artístico conhecido como Pontilhismo, em que o uso de
cores não sobrepostas iniciado pelos impressionistas foi aprofundado. Em seus
quadros, Seurat usava pequenas pinceladas de forma
sistemática, distribuindo-as com perfeição na
tela de forma que o observador visse uma tela com
inúmeras e sutis transições entre os tons.
A justaposição das cores
complementares, segundo um esquema matemático, emprestou ao pontilhismo um
aspecto inconfundível, que os inimigos da tendência logo alcunharam de
«pintura de confete».
O mestre do pontilhismo – Georges Seurat
Georges Seurat é considerado aquele que
iniciou o movimento artístico conhecido como Pontilhismo, em que o uso de
cores não sobrepostas iniciado pelos impressionistas foi aprofundado. Em seus
quadros, Seurat usava pequenas pinceladas de forma
sistemática, distribuindo-as com perfeição na
tela de forma que o observador visse uma tela com
inúmeras e sutis transições entre os tons.
Seurat foi o mais notável dos
pintores pontilhistas. Suas telas Um domingo de verão na Grande Jatte,
(1884-1886; Instituto de Arte de Chicago), O desfile do circo (1887) e
a inacabada obra-prima O circo (1890-1891) são admitidas unanimemente
como os pontos culminantes do movimento.
O pontilhismo revelou-se
particularmente apto a reproduzir uma atmosfera vibrante, de luz e calor. Foi
também, de certo modo, uma das tendências que melhor anunciaram a abstração
de cor e forma a que chegaria, anos depois, a pintura ocidental.
Seurat produziu muitos escritos
teóricos e pintou paisagens, marinhas, cenas de Paris e de outras cidades
francesas por onde viajou.
Fonte: “Fazendo arte
com os mestres II” – Ivete Raffa
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Atividades: Pintura em diferentes bases utilizando
o pontilhismo.
Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Georges Seurat, as
características da sua pintura, as cores utilizadas, os temas abordados, etc.
b) Escolher uma obra da artista, fazer a leitura
formal e interpretativa.
c) Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes
materiais e técnicas, partindo dela.
Atividade 01 – “O grande passeio no rio Senna” –
sucata (montagem tridimensional)
Material: 1 caixa de camisa, papelão, Base branca Acrílica para Artesanato
(Acrilex), Tinta guache (Acrilex), Tinta Acrílica branca, bege, verde e azul
(vários tons), tesoura, cola, pincel e palitos de churrasco.
Modo de fazer:
a) Passe a
Base branca acrílica para artesanato na tampa da caixa (parte interna) e na
base da caixa (parte externa).
b) Pinte o
rio na base da caixa. Coloque sobre a base da caixa guache ou tinta acrílica em
vários tons e vá misturando sobre a caixa dando pinceladas.
c) Na tampa,
pinte o céu, o chão e as árvores.
d) Com Tinta
Acrílica na ponta dos dedos vá fazendo o pontilhismo no rio e no chão (decalque
o dedo com a tinta preenchendo todo o espaço).
e) Proceda
da mesma forma para o céu, o chão e as árvores.
f) Recorte
em papelão os barquinhos, á árvore grande que aparece na obra e o remador.
g) Cole as
partes e pinte com Base branca acrílica para artesanato.
h) Pinte com
guache ou tinta acrílica. Faça o pontilhismo com os dedos.
i) Cole um
palito de churrasco por trás de cada elemento e espete sobre a base (rio e
vegetação).
j) Cole a
tampa me posição vertical por trás da base para montar a obra.
Atividade 02 – “Rio de Janeiro” - pontilhismo
Material: bandeja de isopor, lápis preto e
Tinta Dimensional ou Crystal cola (Acrilex).
Modo de
fazer:
a) Risque o
desenho sobre a bandeja de isopor.
b) Com Tinta
Dimensional ou Crystal cola vá fazendo pontinhos para definir o desenho.
Atividade 03 – “Caixinha de madeira” – Crystal Cola
Material: caixinha de madeira, Base branca Acrílica para Artesanato
(Acrilex), Tinta Acrílica (Acrilex), Crystal Cola (Acrilex) e pincel.
Modo de fazer:
a) Pinte a
caixinha com Base branca acrílica para artesanato.
b) Assim que
secar, pinte com Tinta Acrílica.
c) Crie o
desenho sobre a tampa da caixinha e preencha com pontinhos.
Atividade 04 –
“Tarsila do Amaral” – pontilhismo com Big Canetas Hidrográficas
Material: cartolina branca
e Big Canetas Hidrográficas (Acrilex), Acrylfix (Acrilex).
Modo de fazer:
a) Conhecer a vida e as obras de Tarsila do Amaral.
b) Escolher uma das
obras, fazer um zoom e desenhar sobre a cartolina.
c) Com as Big Canetas
Hidrográficas preencher todo o desenho com pontinhos.
d) Borrife Acrylfix sobre o trabalho para proteger,
mesmo que caia alguma gota d’água não manche.
Conteúdos trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras George Seurat.
- Pontos,
desenho, textura, tridimensão, planos, composição, harmonia, cores.
Técnicas trabalhadas:
- Pintura com manchas e impressão com os dedos –
Atividade 01
- Desenho com pontinhos – Rio de Janeiro –
Atividade 02
- Desenho com pontinhos – Formas geométricas –
Atividade 03
- Pintura pontilhista com canetinhas – Atividade 04
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de
Georges Seurat, escolha uma delas (sugestão – “O passeio no rio Senna”).
- Escolhida a obra, façam a leitura formal da obra
(linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa
(O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a
mensagem que traz a obra?, etc).
- Fale sobre o artista Georges Seurat, seu estilo,
as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas,
etc. Converse sobre a técnica do pontilhismo.
- Fale com as crianças sobre o que acontecia no
Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou suas obras.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas próprias
obras.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará
sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como
foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os
relembrados.
Dicas:
- Para trabalhar com as Big Canetas Hidrográficas preste bastante atenção na inclinação da caneta. Se ela estiver num ângulo a 90º em relação ao papel, os pontos ficarão bem pequenos, se você inclinar a caneta o ponto irá aumentando de maneira a formar mini tracinhos. Com as canetas numa inclinação de 45º os tracinhos ficarão maiores ainda.
- Passe uma camada de spray crystal (Acrylfix) sobre o trabalho com as Big Canetinhas Hidrográficas para proteger o trabalho. Isso evitará que manche se respingar alguma gotinha de água.
- Para trabalhar com as Big Canetas Hidrográficas preste bastante atenção na inclinação da caneta. Se ela estiver num ângulo a 90º em relação ao papel, os pontos ficarão bem pequenos, se você inclinar a caneta o ponto irá aumentando de maneira a formar mini tracinhos. Com as canetas numa inclinação de 45º os tracinhos ficarão maiores ainda.
- Passe uma camada de spray crystal (Acrylfix) sobre o trabalho com as Big Canetinhas Hidrográficas para proteger o trabalho. Isso evitará que manche se respingar alguma gotinha de água.
Obs: Publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 07
Ivete Raffa
Arte
educadora e pedagoga
Cursos e
Livros para professores
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