Projeto: “Expressões
fisionômicas”
"Monalisa" - Leonardo da Vinci - 1503
Todos nós sabemos que nosso corpo diz muito mais
do que as palavras são capazes de dizer. O que muitos não sabem é que além de comunicar
algo ao mundo externo, nossas expressões faciais podem causar mudanças internas
ao nosso corpo.
É comum dizer que quando acontece algo legal
nós ficamos felizes e, estando felizes nós sorrimos. Quando acontece algo
triste nós também deixamos transparecer através do nosso rosto. As nossas
emoções são transmitidas pelo nosso rosto o tempo todo.
As pessoas que sorriem bastante, possuem um
humor melhor e conseguem se relacionar com mais facilidade com os outros e com
as situações que aparecem à sua frente. Atitudes como essas desencadeiam
sentimentos de felicidade.
Se
você prestar atenção, vai perceber que o modo como inclinamos as sobrancelhas,
arregalamos os olhos, torcemos o nariz ou abrimos a boca pode mostrar se
estamos alegres, tristes, com medo, surpresos e muitos outros sentimentos.
"O grito" - Edvard Munch - 1893
Desde que nascemos é
assim, as expressões faciais dão pistas sobre o nosso humor. Quando
experimentamos um sabor novo, podemos fazer diferentes caretas. Um sorriso
amarelo, meio forçado, por exemplo, pode ser sinal de raiva. Já quem ri de boca
fechada indica timidez.
Os estudiosos acreditam
que os primeiros humanos usavam essa comunicação facial, sem palavras, antes de
desenvolverem a fala. E até hoje repetimos tais expressões, além de inventar
outras.
Atividade: A partir da observação de pessoas,
desenhar as expressões fisionômicas e, com elas, criar quadrinhos.
Objetivos:
a) Trabalhar
as expressões faciais, as emoções, a observação, a atenção.
b) Propor às crianças que criem diálogos entre os personagens confeccionados com
diferentes expressões fisionômicas sobre EVA, papel, caixinhas e outros.
c) Trabalhar com diferentes materiais expressivos.
Material: EVA, cola para EVA e isopor, Marcador Permanente
preto, Tinta Dimensional, Lápis Aquarelável e tesoura (produtos Acrilex).
Modo
de fazer:
a)
Faça
em cartolina uma forma onde irá representar um rosto (círculo, quadrado,
bandeira, flor, etc).
b)
Risque
essa forma em EVA. Recorte os cabelos também em EVA (utilize cores diferentes
da cor da base (rosto).
c)
Passe
pouca cola de EVA nos cabelos e cole-os sobre a forma.
d)
Passe
lápis aquarelável nas laterais das formas (bandeirinhas) e nos cabelos.
e)
Com
Marcador permanente preto ou Tinta Dimensional preta desenhe o rosto com a
expressão que você observou no rosto de um colega (tristeza, alegria, euforia,
sono, etc).
f)
Se
quiser, cole um palito de sorvete ou churrasco na parte de trás. Utilize como
fantoche.
g)
Com
os rostinhos prontos crie quadrinhos com falas.
Algumas
expressões fisionômicas:
Dicas importantes
a) Passe pouca cola em uma das partes do
EVA e, depois de três minutos, junte as duas partes. Assim, fica mais fácil
para colar.
b) Molhe a ponta do lápis aquarelável e
passe sobre o EVA ou umedeça o EVA com o pincel e faça a pintura no EVA.
c) Peça ao seu amigo que faça uma expressão
no rosto. Olhe-o por algum tempo. Faça os traços no papel e só depois de achar
que os traços estão realmente mostrando a expressão retratada é que você fará
no EVA com o marcador permanente.
Conteúdos trabalhados:
- Expressões fisionômicas
- Desenvolvimento da
imaginação e da escrita.
- Desenho,
cores, linhas, formas, proporção, textura, sobreposição.
Técnicas
trabalhadas:
- Desenho,
recorte e colagem.
-
Pintura com lápis aquarelável.
Encaminhamento
do trabalho:
I
- Início – Fale com seus alunos sobre sentimentos e as maneiras que mostramos o
que estamos sentindo.
-
Fale sobre as expressões do nosso rosto.
-
Peça aos alunos que se expressem com: alegria, tristeza, medo, susto,
indignação, etc.
-
Fale sobre a importância do sorriso para o nosso bom humor.
II
– Confecção dos personagens com bandeirinhas
-
Peça às crianças que se dividam em duplas. Um fará a expressão e o outro
desenhará. Depois promova a troca.
-
Diga as crianças para desenharem uma base que poderá ser um círculo, um
quadrado, um triângulo, uma bandeirinha, uma flor, etc.
-
Desenhar a expresso na base, colar os cabelos e pintar.
-
Façam diferentes expressões.
III
– Montagem das falas.
-
Peça que criem uma fala para o personagem. Se quiser junte dois personagens
para fazer um quadrinho. Cole sobre a cartolina e escreva a fala dentro do
balãozinho.
Observação 01: A partir desse estudo, desenhos e confecção de
personagens, as crianças estarão prontas para o próximo Projeto “Histórias em
Quadrinhos”.
Observação 02:
Para ter mais ideias conheça os livros “Ideias
e Técnicas para reler Obras de Arte” e “Aprendendo com Contos e Fábulas” de
minha autoria.
Observação 03: Postagem realizada no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores", Edição 07.
Observação 03: Postagem realizada no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores", Edição 07.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Cursos de capacitação e livros para professores
iveteraffa@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário