Obras
de arte – Possibilidades de criação
“Henri
Matisse”
"Paisagem" - 1905
Henri Matisse nasceu na França. Em 1887, foi para Paris para estudar Direito e trabalhava como
um administrador do Tribunal de Le Cateau-Cambrésis. Começou a pintar em 1889,
quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de
convalescência após um ataque de apendicite. Ele descobriu
"uma espécie de paraíso", como ele mais tarde descreveu, e decidiu
tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.
Inicialmente pintou naturezas-mortas e
paisagens no tradicional estilo
flamengo, no qual ele obteve proficiência razoável. Em 1896, exibiu
cinco pinturas no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e o estado comprou duas de
suas pinturas. O resultado permitiu o contato com Auguste Rodin e Camille Pisarro. Em Luxemburgo, a partir de 1897,
começa a se interessar pelo impressionismo.
"Harmonia Vermelha" - 1908
Matisse mergulhou no
trabalho dos outros e endividou-se comprando trabalhos de muitos dos pintores
que admirava. O trabalho que pendurou e exibiu em sua casa incluía um busto de
gesso feito por Rodin, um quadro de Gauguin, um desenho de Van Gogh e o mais
importante, Três Banhistas, de Cézanne. Na percepção de Cézanne da
estrutura e cor pictóricas Matisse encontrou sua principal inspiração. Muitas
de suas pinturas entre 1899 e 1905 fazem uso de uma técnica pontilhista adotada de
Signac.
Participou de várias
exposições mas somente na exposição de 1905, em Paris, é que foi reconhecido e valorizado. Parte do
público ficou escandalizada com as cores violentas e puras de suas obras. Fez várias
viagens, que seriam suas fontes de inspiração, viajou para Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, EUA
e Taiti.
"A dança" - 1910
Entre 1913 e 1917, fase que ele
considerou mais importante, sua pintura era um pouco austera, com linhas retas
e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o
interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores
decorativas. Matisse conseguiu reputação internacional com exibições em Moscou,
Berlim, Munique e Londres.
Em 1941, adoentado por um
câncer, foi hospitalizado e sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas
em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Sua enfermeira, Monique
Bourgeois, aceitou ser sua modelo. Nesse período, Matisse inventou a técnica de
"desenho com tesoura".
"O mar da Polinésia" - 1946
Em 1945, fez uma grande
retrospectiva no Salão de Outono, quando realizou trabalhos com tapeçaria
inspirado pelo céu e mar da Polinésia
Francesa. Em 1952, inaugurou um museu em sua cidade natal. Matisse
pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se
fosse a primeira vez.
Na Europa, Matisse tornou-se o símbolo máximo
do fovismo, pois partindo
do colorido vibrante e agressivo de Van Gogh e Gauguin (pós impressionistas),
os fauvistas rejeitaram não só o império da forma, ditado pela academia, como
também o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor
como fator primordial da pintura e levando-a às últimas conseqüências,
resultando daí quadros tão bonitos quanto artificiais.
"Ícarus" - 1947
Atividades: Pinturas realizadas em
diferentes bases, seguindo o estilo de Matisse.
Objetivos:
a) Conhecer
a vida e as obras de Matisse, as características de sua pintura, as cores utilizadas
e os temas abordados.
b) Escolher uma obra do artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c) Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.
b) Escolher uma obra do artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c) Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.
Atividade 01 – “A dança” – Matisse – Lápis branco e
prata sobre preto
Material: papel Color set preto, Lápis de Cor branco e prata (Acrilex).
Modo de fazer:
a) Faça o
desenho das siluetas dançando no papel color set preto.
b) Pinte com
lápis de cor branco (contornos, partes mais salientes, chão).
c) Com o
lápis de cor prata valorize alguns contornos e partes do desenho.
Atividade 02 – “ A dança” – Matisse – Crystal Cola
Brilliant preta e Giz de Cera Triangular
Material: papel Canson branco gramatura 300, Crystal Cola Brilliant preta, Giz de Cera Triangular (Acrilex), papel color set preto, régua e
tesoura.
Modo de fazer:
a) Faça o
desenho das siluetas dançando no papel Canson branco.
b) Contorne
todas as siluetas com a Crystal Cola Brilliant preta. Espere secar.
c) Com o giz
de cera triangular deitado, pinte todo o trabalho.
d) Pinte alguns
lugares (reforço) com o giz de cera vertical ao papel (ombros, barriga, pernas,
etc).
e) Faça uma
moldura com o papel color set preto e cole sobre o trabalho. Isso vai realçar
ainda mais o resultado.
Atividade 03 – “O mar da Polinésia” – Pintura de
bolsa – Tinta de tecido e Tinta Acripuff
Material: Sacola de lona, Tinta para
tecido azul claro e azul escuro, pincel, Tinta Acripuff branca (Acrilex), ferro de passar
roupa, cartolina.
Modo de fazer:
a) Recorte
um retângulo de cartolina e coloque por dentro da bolsa.
b) Risque os
retângulos sobre a sacola de lona e pinte-os com a Tinta para tecido azul claro
e azul escuro. Espere secar.
c) Pinte os
peixes e as algas com a Tinta Acripuff branca. Espere secar.
d) Vire a
bolsa pelo avesso e passe com ferro quente para expandir a tinta.
Obs: Se for fazer com crianças use o secador de cabelos para expandir a tinta.
Obs: Se for fazer com crianças use o secador de cabelos para expandir a tinta.
Atividade 04 – “Gérbera” – Pintura de bolsa –
Canetas Acrilpen
"La Gerbe" - 1952
Material: bolsa de lona, Canetas Acrilpen (várias cores),
Cola para lantejoulas (Acrilex), Tinta Dimensional Metálica branca (Acrilex), papel
cartão, lápis, tesoura.
Modo de fazer:
a) Recorte
um retângulo de papel cartão e coloque por dentro da bolsa.
b) Recorte
pequenos retângulos em papel cartão e, em cada um deles faça um desenho inspirando-se
na obra “Gerbe”.
c) Recorte a
forma desenhada, ficará um molde vazado. Coloque o papel cartão sobre a bolsa
de lona e, com a Caneta Acrilpen, preencha os espaços, fazendo linhas contínuas
sem preencher por completo os espaços.
d) Em alguns
dos elementos da composição cole lantejoulas com cola específica para esse fim e, no
centro delas, coloque um pingo de Tinta Dimensional Metálica branca.
Conteúdos trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Matisse.
- Linhas,
formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento e harmonia.
Técnicas
trabalhadas:
-
Atividade 01 – Releitura de Matisse – “A dança” – Pintura com lápis de cor
branco e prata sobre papel Color set preto.
–
Atividade 02 – “A dança” – Releitura de Matisse – Pintura com
Crystal Cola e Giz de Cera Triangular.
–
Atividade 03 – Releitura de Matisse – “O Mar da Polinésia” – Pintura com Tinta
de tecido e Tinta Acripuff.
–
Atividade 04-Releitura de Matisse - “La
Gerbe” – Pintura sobre tecido com Acrilpen e colagem de lantejoulas.
Possibilidades
de trabalho:
- Inicialmente
apresente aos alunos as obras de Matisse, escolha uma delas.
-
Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores,
formas, etc).
- No
segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O
que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem traz a obra, etc).
- Fale
sobre o artista Henry Matisse, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de
pintura, o abuso e a simplificação das linhas e das formas, etc.
-
Fale com as crianças sobre o que acontecia no Brasil e no mundo na época e o que
isso influenciou as obras desse artista.
- Inspirado
na obra escolhida, faça suas próprias obras utilizando diferentes materiais.
-
Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o
que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação,
quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
Dicas:
1 - Para trabalhar com o Lápis de cor branco e prata, use inicialmente o branco e, só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que você vai realçar a pintura com o lápis prata.
2 - Sempre que for pintar com Tinta de tecido, coloque uma cartolina por dentro da bolsa ou camiseta e, só depois de seca a pintura é que você retira a cartolina.
3 - A Tinta Acripuff expande com o calor, portanto se quiser pouca expansão coloque menos tinta, se quiser mais expansão coloque mais tinta. É importante que esteja bem seca para colocar o calor (ferro pelo avesso).
1 - Para trabalhar com o Lápis de cor branco e prata, use inicialmente o branco e, só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que você vai realçar a pintura com o lápis prata.
2 - Sempre que for pintar com Tinta de tecido, coloque uma cartolina por dentro da bolsa ou camiseta e, só depois de seca a pintura é que você retira a cartolina.
3 - A Tinta Acripuff expande com o calor, portanto se quiser pouca expansão coloque menos tinta, se quiser mais expansão coloque mais tinta. É importante que esteja bem seca para colocar o calor (ferro pelo avesso).
Observação 01: Para saber mais leia os livros
“Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora
Rideel
Observação 02 - Plano de Aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" -- Edição nº 10.
Parabéns querida trabalho lindo dicas de atividades interessantíssimas.
ResponderExcluir