Projeto: “Presépios”
Ao lado do pinheirinho e dos presentes, o presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do
Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral,
estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do
nascimento do Menino Jesus num estábulo.
Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais
do séc. III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas
origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino
Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje
conhecemos como presépio de natal, foram criadas em mosaicos no interior de
igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da
gruta no Ocidente foi construída em Roma.
No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do natal na igreja,
São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus,
festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta
de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em
barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.
De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se
difundiu pelo mundo, criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século
XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida
nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.
Neste mesmo século, vindo de Nápoles, o hábito de manter o presépio nas
salas dos lares com figuras de barro ou madeira difundiu-se por toda a Europa e
de lá chegou ao Brasil. Hoje, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo,
são montados presépios recordando o nascimento do Menino Jesus, com imagens de
madeira, barro ou plástico, em tamanhos diversos.
Atualmente, tradições natalinas antigas como
a árvore de natal, o Papai Noel, a ceia de natal, o presépio e as músicas natalinas dão forma à celebração do Natal ao redor do mundo.
Atividades: - Confeccionar os personagens do
presépio (Jesus, Maria, José, Anjo, Reis Magos, Pastor e ovelhas, vaquinhas),
utilizando caixinhas vazias, papéis, colas e tintas.
Objetivos:
- Proporcionar
às crianças o conhecimento da história do surgimento dos presépios e dos seus
personagens.
- Trabalhar
valores como o amor, a fraternidade e irmandade entre as pessoas.
-
Trabalhar conteúdos de arte como: volumes, cores, formas, proporção, texturas,
linhas, etc.
Presépio de caixinhas
Material:
caixinhas vazias em
três tamanhos diferentes, papéis coloridos, EVA de várias cores, Crystal Cola,
Cola branca, Cola de EVA (Acrilex), tesoura, palito de churrasco e olhos
móveis.
Jesus - Encape uma caixinha pequena com papel
rosa. Picote papel crepom e cole (cabelo). Corte uma tira de EVA branco, decore
com Crystal Cola Jelly. Enrole na caixinha (fralda). Finalize colando olhinhos
móveis.
Anjo – Encape uma caixinha média com papel
branco. Corte um círculo rosa (rosto) e as mãos. Cole na caixinha. Cole
fitilhos dourados enrolados para fazer os cabelinhos. Corte as asas do anjo em EVA
branco, decore com Crystal Cola e cole por trás da caixinha. Finalize colando os
olhinhos móveis.
Maria – Encape uma caixinha grande com papel
rosa ou azul claro. Corte um círculo em EVA para o rosto e cole na caixinha.
Cole as mãos. Dobre um retângulo de papel sulfite e cole sobre a cabeça (manto).
Cole um círculo de papel dourado por trás da cabeça. Cole os olhos móveis , finalize,
decorando com Crystal Cola.
José – Encape uma caixinha grande com papel
preto ou marrom. Corte um círculo de EVA (rosto) e as mãos, cole sobre a
caixinha. Corte a barba e os cabelos em EVA marrom e cole sobre o rosto. Cole
os olhinhos móveis. Cole o palito de churrasco (cajado).
Reis Magos – Encape três caixinhas grandes, uma de
verde, outra de azul e outra de marrom. Recorte um círculo em EVA para cada Rei
e cole. Cole cabelos e barba em EVA. Recorte em EVA os chapéus dos Reis e cole.
Cole os olhos móveis e finalize decorando os chapéus e roupas com Crystal Cola.
Pastor – Encape uma caixinha grande com papel
roxo. Corte um círculo de EVA (rosto) e as mãos, cole sobre a caixinha. Corte a
barba e os cabelos em EVA preto e cole sobre o rosto. Cole os olhinhos móveis.
Cole o palito de churrasco (cajado) e, por último, um círculo de papel dourado.
Ovelhas – Encape três caixinhas pequenas com
papel branco. Corte dois trapézios em papel preto para cada ovelha e cole na
caixinha (patas). Corte uma forma geométrica em Eva preto e cole (cabeça da ovelha).
Cole olhinhos móveis. Picote uma tira de papel branco e cole na caixinha
(rabinho). Cole as orelhas e decore-as com Crystal Cola.
Vaquinhas – Encape uma caixinha pequena e uma
média com papel Kraft. Cole uma na outra (uma no sentido horizontal e a menor,
no sentido vertical). Cole papel preto para fazer as patas e o nariz. Cole os
olhinhos móveis. Picote o papel Kraft para fazer o rabo da vaquinha e cole.
Corte as orelhas em Eva preto e cole no topo da cabeça.
Conteúdos trabalhados:
- História – Como surgiram
os presépios?
- Personagens de um
presépio.
- Valores religiosos e
morais.
- Cores, formas, linhas, proporção,
texturas, volume, sobreposição, simetria e harmonia.
Técnicas
trabalhadas:
- Recorte,
colagem e pintura (texturas).
Encaminhamento
do trabalho:
- Converse
com as crianças sobre o Natal e o espírito de fraternidade que toma conta das
pessoas nessa época do ano.
- Fale
do nascimento de Jesus e o início da prática de montagem de presépios.
- Relembre
os personagens mais importantes do presépio e sua função.
-
Proponha que as crianças encenem o nascimento de Jesus. Elas deverão compor as
roupas com TNT, cordões, papéis e EVA.
- Peça
as crianças que tragam caixinhas e, com elas, façam todos os elementos do
presépio (Jesus, Maria, José, Anjo Gabriel, Reis Magos (3), Pastor, ovelhas e
vaquinhas.
-
Exponha os presépios e compartilhem com as demais salas o que foi aprendido com
o tema.
Observação 01 - Plano de aulas sugerido no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 13.
Observação 02: Para ter mais ideias veja os livros “Comemorando
e Aprendendo” I, II, III e IV de autoria de Ivete Raffa.
Ivete Raffa
Arte
educadora e pedagoga
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