quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Projeto - "Presépios"

Projeto: “Presépios”  


Ao lado do pinheirinho e dos presentes, o presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.

Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do séc. III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal, foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.


No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.

De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo, criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.


Neste mesmo século, vindo de Nápoles, o hábito de manter o presépio nas salas dos lares com figuras de barro ou madeira difundiu-se por toda a Europa e de lá chegou ao Brasil. Hoje, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo, são montados presépios recordando o nascimento do Menino Jesus, com imagens de madeira, barro ou plástico, em tamanhos diversos.
Atualmente, tradições natalinas antigas como a árvore de natal, o Papai Noel, a ceia de natal, o presépio e as músicas natalinas dão forma à celebração do Natal ao redor do mundo.




Atividades: - Confeccionar os personagens do presépio (Jesus, Maria, José, Anjo, Reis Magos, Pastor e ovelhas, vaquinhas), utilizando caixinhas vazias, papéis, colas e tintas.


Objetivos:
- Proporcionar às crianças o conhecimento da história do surgimento dos presépios e dos seus personagens.
- Trabalhar valores como o amor, a fraternidade e irmandade entre as pessoas.
- Trabalhar conteúdos de arte como: volumes, cores, formas, proporção, texturas, linhas, etc.

Presépio de caixinhas



Material: caixinhas vazias em três tamanhos diferentes, papéis coloridos, EVA de várias cores, Crystal Cola, Cola branca, Cola de EVA (Acrilex), tesoura, palito de churrasco e olhos móveis.


Jesus - Encape uma caixinha pequena com papel rosa. Picote papel crepom e cole (cabelo). Corte uma tira de EVA branco, decore com Crystal Cola Jelly. Enrole na caixinha (fralda). Finalize colando olhinhos móveis.

Anjo – Encape uma caixinha média com papel branco. Corte um círculo rosa (rosto) e as mãos. Cole na caixinha. Cole fitilhos dourados enrolados para fazer os cabelinhos. Corte as asas do anjo em EVA branco, decore com Crystal Cola e cole por trás da caixinha. Finalize colando os olhinhos móveis.

Maria – Encape uma caixinha grande com papel rosa ou azul claro. Corte um círculo em EVA para o rosto e cole na caixinha. Cole as mãos. Dobre um retângulo de papel sulfite e cole sobre a cabeça (manto). Cole um círculo de papel dourado por trás da cabeça. Cole os olhos móveis , finalize, decorando com Crystal Cola.

José – Encape uma caixinha grande com papel preto ou marrom. Corte um círculo de EVA (rosto) e as mãos, cole sobre a caixinha. Corte a barba e os cabelos em EVA marrom e cole sobre o rosto. Cole os olhinhos móveis. Cole o palito de churrasco (cajado).



Reis Magos – Encape três caixinhas grandes, uma de verde, outra de azul e outra de marrom. Recorte um círculo em EVA para cada Rei e cole. Cole cabelos e barba em EVA. Recorte em EVA os chapéus dos Reis e cole. Cole os olhos móveis e finalize decorando os chapéus e roupas com Crystal Cola.



Pastor – Encape uma caixinha grande com papel roxo. Corte um círculo de EVA (rosto) e as mãos, cole sobre a caixinha. Corte a barba e os cabelos em EVA preto e cole sobre o rosto. Cole os olhinhos móveis. Cole o palito de churrasco (cajado) e, por último, um círculo de papel dourado.

Ovelhas – Encape três caixinhas pequenas com papel branco. Corte dois trapézios em papel preto para cada ovelha e cole na caixinha (patas). Corte uma forma geométrica em Eva preto e cole (cabeça da ovelha). Cole olhinhos móveis. Picote uma tira de papel branco e cole na caixinha (rabinho). Cole as orelhas e decore-as com Crystal Cola.



Vaquinhas – Encape uma caixinha pequena e uma média com papel Kraft. Cole uma na outra (uma no sentido horizontal e a menor, no sentido vertical). Cole papel preto para fazer as patas e o nariz. Cole os olhinhos móveis. Picote o papel Kraft para fazer o rabo da vaquinha e cole. Corte as orelhas em Eva preto e cole no topo da cabeça.

Conteúdos trabalhados:
- História – Como surgiram os presépios?
- Personagens de um presépio.
- Valores religiosos e morais.
- Cores, formas, linhas, proporção, texturas, volume, sobreposição, simetria e harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Recorte, colagem e pintura (texturas).

Encaminhamento do trabalho:
- Converse com as crianças sobre o Natal e o espírito de fraternidade que toma conta das pessoas nessa época do ano.
- Fale do nascimento de Jesus e o início da prática de montagem de presépios.
- Relembre os personagens mais importantes do presépio e sua função.
- Proponha que as crianças encenem o nascimento de Jesus. Elas deverão compor as roupas com TNT, cordões, papéis e EVA.
- Peça as crianças que tragam caixinhas e, com elas, façam todos os elementos do presépio (Jesus, Maria, José, Anjo Gabriel, Reis Magos (3), Pastor, ovelhas e vaquinhas.
- Exponha os presépios e compartilhem com as demais salas o que foi aprendido com o tema.

Observação 01 - Plano de aulas sugerido no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 13.

Observação 02: Para ter mais ideias veja os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III e IV de autoria de Ivete Raffa.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga



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