A Borboleta e a Lagarta
Palavra Cantada
A
Borboleta e a Lagarta (Palavra
Cantanda)
Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar
Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai borboleta
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar
Flap Flap Flap flap Flap Flap flap
Nhac, nhac, nhac, nhac
Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?
Atividade: Reler a música “A Borboleta e a
Lagarta” através de quadros que traduzem a letra da música.
Objetivos:
a) Conhecer a música “A Borboleta e Lagarta”, cantarolar
e criar quadros plásticos que mostram o que a música diz.
b) Entender o ciclo de vida das borboletas (metamorfose).
c) Desenvolver a criatividade, a observação, cantar e
fazer movimentos corporais.
Textos de apoio:
Palavra Cantada é uma dupla musical infantil formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres. É caracterizada por canções
infantis de linhas marcantes, que prezam pela elaboração das letras, arranjos e
gravações, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças.
Os shows da Palavra Cantada tem a música como
elemento central, usando sempre os instrumentos e a movimentação de palco como
principal elemento cênico. A dupla já produziu mais de 10 discos, ultrapassando
a marca total de dois milhões de CDs vendidos, com todos ainda em catálogo até
hoje.
Ciclo de vida das borboletas
A
transformação do ovo em borboletas chama-se metamorfose.
a)
ovo / fase pré-larval
b)
lagarta
c)
pupa / que se desenvolve
dentro da crisálida
d)
imago / fase adulta
Os ovos eclodem depois de alguns dias e deles saem as
lagartas, que após se alimentarem da casca do ovo, começam a comer as folhas da
planta onde se encontram.
A lagarta muda de pele algumas vezes na medida
que cresce. O período entre duas mudanças é chamado de instar. A lagarta deixa de se alimentar no último instar, ela
fixa-se em um galho e sofre a última mudança, na qual surge a pupa.
Durante a fase da pupa, a lagarta é lentamente
transformada em borboleta.
Quando a transformação está completa, a
crisálida se abre e a Borboleta sai de seu interior.
Material: Cartolina ou papel cartão para a base, papel
ECOCORES 21 cores e ECOCORES TEXTURA da Novaprint, papel Kraft, Crystal Cola (Acrilex), olhinhos móveis,
cola branca, tesoura de picotar e tesoura.
Modo de fazer:
a) Divida a música “A Borboleta e a Lagarta” em partes
“cenas”.
b) Recorte a cartolina ou papel cartão no tamanho A4
(base). Rasgue papel ECOCORES 21 cores em tons de azul e branco e cole sobre a
base.
c) No papel ECOCORES 21 cores verde, recorte com a
tesoura de picotar as folhas de amora (comida da lagarta). Faça texturas com
Crystal Cola Jelly.
d) Recorte círculos com o papel ECOCORES TEXTURA verde e
monte a lagarta nos diferentes quadros.
e) Recorte as flores e as borboletas utilizando o papel
ECOCORES 21 cores e ECOCORES TEXTURA. Cole os olhinhos móveis nas lagartas e
nas borboletas.
f) Ao terminar o trabalho, coloque em sequência para
montar a música.
Obs: Se quiser, faça a lagarta e a
borboleta com o papel Ecocores Textura, cole um palito de churrasco por trás e
utilize como fantoches.
Conteúdos trabalhados: Canto individual e coletivo, movimentos corporais, cores,
linhas, formas, proporção, sobreposição, textura, estética e composição.
Técnica trabalhada: Recorte e colagem
Possibilidades de
trabalho:
- Inicialmente
coloque a música para que as crianças ouçam. Depois de ouvirem algumas vezes,
proponha que cantem junto com o CD. ( https://www.youtube.com/watch?v=QPJULMIlDy0)
- Peça que
acompanhem a música cantando e fazendo movimentos corporais.
- Converse com os
alunos sobre as borboletas e o seu ciclo de vida.
- Proponha que
dividam a música em partes. Divida a sala em grupos de acordo com o número de
partes que a música foi dividida.
- Distribua
cartolinas, papéis ECOCORES 21 cores e ECOCORES TEXTURA, cola, tesoura e
Crystal cola e deixe seus alunos criarem os quadros.
- Coloque os
quadros em ordem e peça que cantem a música novamente observando os quadros.
- No final, peça
aos alunos que falem sobre a atividade: pontos positivos e negativos.
Obs: Plano de aulas publicado no site da Novaprint – www.novaprint.com.br – link “Professores”.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário