sábado, 3 de julho de 2021

Projeto - "Arte Barroca"

Arte Barroca

O barroco originou-se na Itália no início do século XVII e irradiou-se por todos os países da Europa. Aos poucos chegou também ao continente americano, trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Na arte barroca predominam as emoções e não o racional. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco busca conciliar o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e terra, pecado e pureza, alegria e tristeza, espírito e matéria, paganismo e cristianismo.

A Igreja Católica foi a maior propagandista das diretrizes do novo estilo. No princípio, a pintura barroca se caracterizou por mostrar pessoas carregadas de emoção e sentimentos e pelo jogo dos claros e escuros. Com o passar do tempo, os pintores barrocos começaram utilizar mais cores e dar maior luminosidade as obras.

Características da Pintura Barroca

- Predominância do emocional sobre o racional.

- Violentos contrastes de luz e sombra.

- Pintura com efeitos ilusionistas, a aparência da profundidade às vezes é tão perfeita que dá a impressão que se vê o céu real e não o céu pintado na parede ou tela.

- Os temas pintados eram cenas momentâneas carregadas de intensidade dramática.

- Composição assimétrica, em diagonal, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.

Pintores que se destacaram: Caravaggio, Velásquez, Rubens, Van Dyck, Rembrandt, Brueghel e outros.


Arte Barroca no Brasil

A riqueza do ouro transformou a sociedade brasileira. As cidades cresceram e enriqueceram. Neste período vieram da Europa arquitetos, pintores, escultores e comerciantes interessados nas riquezas brasileiras.  Estes profissionais conviviam com o estilo barroco e trouxeram o gosto por essa arte ao povo brasileiro.

No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes de madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores, oratórios, presépios e outros elementos decorativos.

Os artistas brasileiros que mais se destacaram no estilo Barroco foram Mestre Ataíde (pintura interna das igrejas) e Aleijadinho (esculturas internas e externas das igrejas), os dois fizeram a maioria das suas obras em Minas Gerais.

Aleijadinho esculpiu os 12 profetas que estão expostos em frente ao Santuário de Congonhas do Campo – MG, são esculturas feitas em pedra sabão com muitos detalhes e atraem milhares de turistas todos os anos.

 

“Os Profetas” - Igreja de Bom Jesus de Matosinhos – Congonhas do Campo – MG

Fonte: “Fazendo Arte com os Mestres III” – Autora Ivete Raffa

  

Atividades

 

01 –  Arquitetura Barroca

 

Material: papelão, caixinhas vazias, isopor, pedras, palitos de sorvete, Base Acrílica para Artesanato, Papel Machê, Tempera Guache, Crystal Cola Brilliant, pincel ref. 054, nº 08, tesoura e Cola Branca.

Modo de fazer:

a) Inspire-se na arquitetura barroca e crie igrejas, anjos, profetas, etc. Utilize papelão, caixinhas vazias, pedaços de isopor, pedras ou modele com Papel Machê.

b) Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato e pinte com Tempera Guache. Faça os detalhes com Crystal Cola.

 

02 – Os Profetas – Pintura em papelão

Material: Papelão, pedaços de madeira (base do profeta), cabo de vassoura, Base Acrílica para Artesanato, Tempera Guache, Big Canetas Hidrográficas, Pincel ref. 054, nº 16 e 10, tesoura e Cola Branca.

Modo de fazer:

a) Desenhe os 12 Profetas no papelão (2 vezes cada um). Recorte.

b) Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato em cada um e espere secar.

c) Misture Tempera Guache branco com um pouquinho de preto, você obterá a cor cinza. Pinte os Profetas (pincel ref 054, nº 16).

d) Com a Big Caneta Hidrográfica preta faça as linhas para visualizar os Profetas.

e) Com a Tempera Guache cinza, com um tom um pouco mais forte do que os Profetas foram pintados, faça manchas (sombreado).

f) Faça um furo no centro de cada pedaço de madeira, encaixe um cabo de vassoura e cole ou amarre um Profeta de um lado e outro igual do outro. Os Profetas ficarão dos dois lados do cabo de vassoura.

g) Coloque os doze Profetas num jardim, praça ou na frente da escola e convide a comunidade para visitar e aprender sobre a Arte Barroca.


03 – Anjos – Pintura em tela

Material: tela, Acrylic Colors, Tinta Dimensional, pincel ref 054, nº 08, cavalete e TNT para a exposição.

Modo de fazer:

a) Inspirados na Arte Barroca, peça que cada aluno desenhe o seu anjo. Transfira para a tela. Pinte com Acrylic Colors. Contorne com Tinta Dimensional.

b) Para expor utilize cavaletes de pintura envolvidos com TNT.


04 –  Igreja com sucata

Material: Sucata (rolinhos de papel higiênico, rolinhos de papel toalha, caixas de leite longa vida, caixinha de suco, coador de café usado), palitos de sorvete, Cola Branca, cartolina, Textura Criativa, Tinta PVA para Artesanato e tesoura.

Modo de fazer:

a) Pinte as caixinhas e os rolinhos com Tinta PVA para Artesanato – cor 834 (palha). Depois de seco, passe com os dedos a Textura Criativa manchando todos eles.

b) Faça um recorte (janelinhas) em cada caixinha da lateral e a porta na caixinha central. Pinte um pedaço de cartolina com tinta preta e cole por dentro. Em volta, cole tirinhas de coador de café usado.

c) Pinte dois palitos de sorvete com Tinta PVA preta, passe Cola Glitter azul e monte a cruz.

d) Cole as caixinhas e rolinhos para montar a igreja barroca.

 

05 –  Pintura - Tampa de pizza

Material: Tampa de pizza, figura barroca, Textura Criativa, Acrylic Colors azul (308), sucata (coador de café – papel) e Cola Branca.

 

Modo de fazer:

a) Cole a imagem barroca no centro da tampa de pizza (parte côncava). Com o dedo espalhe Textura Criativa branca passando da imagem para as laterais.

b) Antes de secar, ainda com o dedo, espalhe Acrylic Colors azul.

c) Cole em toda a volta tirinhas de coador de café usado.


06 –  Igrejas – Pintura a dedo


Material: Base Acrílica para Artesanato, Tinta Acrílica Fosca, Textura Criativa, Cola Glitter. 

Modo de fazer:

a) Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato e espere secar.

b) Com Tinta Acrílica Fosca pinte as igrejas (utilize o dedo indicador). Passe em alguns lugares a Textura Criativa para dar relevo.

c) Finalize dando brilho nas partes superiores com Cola Glitter.


07 –  Anjos – Rolinhos de papel

Material: bolinhas de isopor, rolinhos de papel higiênico, Textura Criativa, Cola Glitter, Tinta Nankin, Cola Branca, pincel ref 054, nº 08, sucata (papel – embalagem de café metalizada) e tesoura. 

Modo de fazer:

a) Passe a Textura Criativa nos rolinhos de papel higiênico, deixando-os manchados (estilo barroco). Deixe secar.

b) Cole uma tira de papel (embalagem de café metalizada) atrás do rolinho. Cole a bolinha de isopor sobre o rolinho e sobre ela uma tirinha de rolinho com 1 cm de largura (auréola), também pintada com Textura Criativa.

c) Cole os olhinhos móveis e faça o a boca com Tinta Nankin.


08 - Oratório

Material: Papel artesanal, passamanaria dourada, botom ou imagem barroca, Cola Branca, régua e tesoura.

Modo de fazer:

a) Desenhe um pentágono em formato de igreja (molde).

b) Dobre o papel artesanal e risque sobre ele uma igreja inteira e, ligada a ela, uma metade de igreja para a esquerda e outra metade para a direita.

c) Recorte, dobre e vinque. Cole passamanaria dourada em toda a volta do papel artesanal com Cola Branca. Faça a cruz com a passamanaria e cole.

d) Cole o botom ou imagem barroca.


09 - Presépio barroco

Material: imagens de um presépio feitas em gesso, Base Acrílica para Artesanato, Acrylic Colors 326 (Amarelo Pele), Betume da Judéia, Aguarrás, pincel ref 054, nº 12, trapo.

Modo de fazer:

a) Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato sobre cada peça de gesso. Espere secar.

b) Passe uma demão de Acrylic Colors cor 326. Espere secar.

c) Dilua o Betume da Judéia em um pouco de Aguarrás. Passe uma demão sobre a peça pintada e logo em seguida limpe com um trapo. Proceda da mesma forma em todas as peças.


10 - Presépio prateado

 


Material: imagens de um presépio feitas em gesso, Base Acrílica para Artesanato, Decor Paint prata (533).

Modo de fazer:

a) Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato sobre cada peça de gesso. Espere secar.

b) Agite bem a lata do Decor Paint, direcione o jato para a peça e pinte.


Atividades: Criação das próprias obras inspiradas na Arte Barroca.

Objetivos:

a) Conhecer o estilo barroco de pintura e escultura, seus artistas e características das obras.

b) Expressar-se através da pintura ou escultura com os temas utilizados pela Arte Barroca.

 

Desenvolvimento dos trabalhos:

a) - Mostre aos alunos algumas obras do Renascimento e converse sobre as características que elas apresentam. Em seguida mostre algumas obras barrocas e peça que comparem observando o que mudou em relação as linhas, às formas, as cores, a composição, etc.

b) - Fale sobre as características encontradas nas obras barrocas.

c) - Peça que pesquisem sobre os artistas que se expressaram com o Barroco. Socializem.

d) - Escolha uma obra de Mestre Ataíde ou de Aleijadinho (artistas barrocos brasileiros) e façam a Leitura formal (linhas, formas, cores, profundidade, textura, planos, etc). Depois façam a Leitura interpretativa (quais os sentimentos que vejo salientados na obra, qual a mensagem que captei ao observar a obra, como mexe comigo e porque, etc).

e) - Momento de criação - Proponha que façam uma atividade com estilo barroco e se expressem de forma criativa com técnicas e materiais diferenciados.

f) - Coloque todas as obras criadas no centro da sala, sentem em volta e conversem  sobre os resultados inéditos conseguidos e o percurso percorrido desde o início da atividade.


Conteúdos trabalhados:

- Movimento artístico Barroco – Características e maiores expoentes que se expressaram com esse estilo.

- O Barroco no Brasil – características e temas mais trabalhados. Artistas que se destacaram neste movimento.

- Leitura formal, interpretativa de uma obra. Releitura.

- Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, harmonia, volume, bi e tridimensão, etc.


Técnicas trabalhadas / Materiais:

- Técnicas: Modelagem, Recorte e Colagem, Pintura

- Materiais: Sucatas, peças de gesso, telas, Tinta PVA, Tinta Acrílica, Guaches, Textura Criativa, Tinta Nankin, Cola Glitter, Papel Machê, Cola Branca, Acrylic Colors, entre outros.

 Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br, link "Educadores", pasta "Projetos".

Créditos:

- Atividades 01, 02 e 03 desenvolvidas pela prof. Fernanda Estefano Bortolaso de Capivari – SP.

- Atividades 04, 05, 06 e 07 desenvolvidas pela prof. Simone Klunpp de São Miguel Pta – SP.

 

Ivete Raffa

Arte educadora e Pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário