terça-feira, 8 de setembro de 2015

Obras de Arte - Cândido Portinari

Obras de arte – Possibilidades de criação
“Cândido Portinari”

"Os despejados" - 1934
         
Cândido Portinari nasceu em Brodósqui, interior de São Paulo, em 1903. Seus pais eram italianos e vieram para o Brasil esperando melhorar de vida. O primeiro emprego que conseguiram foi numa lavoura de café. Sua infância de menino do interior foi bastante simples, mas feliz e cheia de recordações. Gostava de jogar futebol, nadar nos rios da redondeza, brincar com pião, brincar de pular cela, balanço, enfim, brincava muito nas ruas de Brodósqui. Essas lembranças lhe renderam obras maravilhosas sobre as brincadeiras infantis.

Desde pequeno desenhava e por isso os colegas lhe pediam que ilustrasse seus cadernos, trabalhos e cartazes. Aos 9 anos trabalhou como ajudante de pintores italianos, na decoração da igreja de Brodósqui. Portinari se alegrava muito quando montavam circo em Brodósqui. A cidade toda ficava alegre e movimentada. A banda de música era outra atração, pois tocava nas festas e no coreto da praça nos finais de semana. Seu pai, o sr. Btista era um dos músicos.

Como todas as crianças, Cândinho, como era chamado, sentia alguns medos. Nas plantações via muitos espantalhos e, à noite, tinha pesadelos. Mais tarde fez várias obras mostrando espantalhos.

"Espantalho" - 1957

Candinho era muito curioso, impressionava-se com os retirantes nordestinos, que chegavam a Brodósqui procurando emprego. Eram pessoa famintas e sofridas. Candinho ficava observando essas pessoas por muito tempo. Dessa observação surgiu a série de pinturas “Os retirantes”, onde Portinari expressava a dor e o sofrimento dos retirantes e exagerava ao retratar o sofrimento e a tristeza das pessoas.

"Retirantes" - 1944


"Enterro na rede" - 1944

Aos 15 anos foi estudar no Rio de Janeiro, incentivado pela família que percebia seu grande talento para a pintura. Trabalhou e estudou bastante. Algum tempo depois ganhou uma viagem de estudos à Europa. Conheceu Maria Martinelli em 1930, jovem uruguaia de 19 anos, radicada com a família em Paris e se casou com ela. Na França, Portinari sentia saudades de Brodósqui e, ao voltar ao Brasil, fez várias obras pintando sua terra e sua gente.

Portinari fez uma exposição individual no Palace Hotel do RJ em 1932 exibindo obras que retratam cenas da infância, circo e cirandas. Pintou os lavradores de café, que ele conhecia tão bem desde a infância. Exagerava nos tamanho dos pés e das mãos com o intuito de mostrar o quanto trabalhavam nas lavouras.

Colheita de café - 1935  e "O mestiço" - 1934

Portinari pintou seu primeiro mural em 1936, para o monumento rodoviário da Estrada Rio/São Paulo, medindo 1m x 8m. A partir daí executou inúmeros painéis por todo o Brasil e série “Via Sacra”, na Igreja da Pampulha em Belo Horizonte, painéis enormes e maravilhosos. Em 1951 participou da 1ª Bienal de São Paulo. Morreu em  1962, aos 59 anos, intoxicado pelas tintas que tanto utilizou. Deixou inúmeras obras retratando o Brasil não só para os brasileiros, mas para o mundo todo.
 
"Meninos soltando pipas" - 1947 e "Pião" - 1947

"Palhacinhos na gangorra" - 1957 e "Balanço" - 1960
Atividades: Representação das brincadeiras infantis com diferentes técnicas e materiais expressivos.

Objetivos:
a)     Conhecer a vida e as obras de Cândido Portinari, as características de sua pintura, as cores utilizadas, as fases e os temas abordados.
b)     Escolher uma obra do artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)     Releitura - Apropriar-se de uma obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.

Atividade 01 – Brincadeira Infantil - “A roda”



Material: Cartolina branca, Big canetas Hidrográficas, tesoura, cola em bastão, lápis preto, papel color set preto e Verniz Acrilfix.

Modo de fazer:
a)    Pinte um quarto de cartolina com as Big Canetas Hidrocor. Faça uma pintura bem colorida.
b)    Na parte de trás desenhe crianças brincando de roda. Recorte.
c)    Cole com a Cola bastão sobre o papel color set preto.
d)    Passe o verniz Acrilfix para impermeabilizar.


Atividade 02 – Brincadeira infantil – Soltando pipas


Material:  Cartolina branca, papel color set preto, Lápis Aquarelável, Crystal Cola Brilliant preta, Marcador Permanente preto (Acrilex), pincel, régua, tesoura e cola branca.

Modo de fazer:
a) Faça uma pintura sobre a cartolina branca (chão, céu), utilize o Lápis Aquarelável.
b) Com o pincel úmido aquarele toda a pintura.
c) Inspirando-se na obra de Portinari “Crianças soltando pipas”, faça a sua obra. Utilize a Crystal Cola Brilliant preta para fazer as crianças, pipas, árvore, etc. Espere secar.
d) Com a Caneta permanente preta faça as linhas das pipas.

Atividade 03 – Brincadeiras infantis – Peteca / Futebol



Material:  Bandeja de isopor, Tinta Acrylic colors, Massinha Soft, Crystal Cola (Acrilex), cola branca e pincel.

Modo de fazer:
a) Pinte a bandeja de isopor com a Tinta Acrylic Colors.
b) Modele as crianças e a peteca com Massinhas. Cole-as sobre a bandeja.

Atividade 04 – Brincadeiras infantis – “Pulando corda”


Material: Ecotela (Novaprint), Papel Mache, Tinta Acrylic Colors (várias cores), Guache Glytter, Marcador Permanente preto e vermelho, Crystal Cola Brilliant branca, prata, vermelha e outras, (Acrilex) Cola branca e olhos móveis.

Modo de fazer:
a) Pinte o fundo da Ecotela com Guache Glytter (várias cores).
b) Pinte a Ecotela com a Tinta Acrylic Colors verde. Espere secar e monte a Ecotela.
c) Prepare o Papel Mache seguindo as instruções da embalagem.
d) Modele as meninas. Espere secar.
e) Pinte o rosto, as mãos, os cabelos, as roupinhas e sapatos. Espere secar.
f) Com os Marcadores Permanentes desenhe os braços, pescoço e pernas das meninas sobre o fundo pintado com Guache Glytter.
g) Faça a “corda” com Crystal Cola e cole as meninas na Ecotela.
h) Finalize pintando a boca de cada uma e colando os olhinhos móveis

Conteúdos trabalhados:
-        Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Cândido Portinari.
-        Linhas, formas, cores, composição, proporção, sobreposição, textura, movimento, volume e harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Atividade 01 – “A Roda” – Pintura, recorte e colagem.
- Atividade 02 – “Soltando pipas” – Pintura aquarelada e pintura de sobreposição.
- Atividade 03 – “Peteca e Futebol” – Pintura e modelagem com massinha.
- Atividade 04 – “Pulando corda” – Pintura e modelagem com Papel Mache.

Possibilidades de trabalho – Brincadeiras infantis:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Cândido Portinari.
- Fale sobre o artista, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas, os temas por ele usados, etc.
- Divida a sala em grupos, proponha que cada grupo pesquise sobre uma fase de Portinari: Brincadeiras infantis, Espantalhos, Retirantes, Café e outras. Proponha que relatem os acontecimentos do Brasil nas diferentes fases.
- Escolhendo a fase “Brincadeiras infantis”, mostre as obras às crianças, converse sobre elas. Peça que conversem com os pais e avós sobre o que brincavam quando crianças.
- Resgate as brincadeiras e brinquedos fazendo com que as crianças brinquem a valer a partir do conhecimento adquirido com as obras de Portinari.
- Proponha às crianças que representem as brincadeiras infantis através de diferentes materiais e técnicas.
- Chame os pais e socialize as obras criadas pelas crianças.
- Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
    
Dicas:
1)    Atividade 01 - Ao terminar a colagem (“A roda” com Big Canetas Hidrográficas), impermeabilize com verniz Acrilfix.
2)    Atividade 03 - Quanto menos brilhante for a bandejinha de isopor, melhor será para pintar, nas brilhantes a tinta não adere muito bem, a não ser que você passe antes o Primer.

 Observação: Para saber mais leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora Rideel.

Obs: Plano de aula publicado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br, link “Educadores”, edição nº 11

Ivete Raffa
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terça-feira, 25 de agosto de 2015

Obras de Arte - Henri Matisse

Obras de arte – Possibilidades de criação
“Henri Matisse”
         
"Paisagem" - 1905


Henri Matisse nasceu na França. Em 1887, foi para Paris para estudar Direito e trabalhava como um administrador do Tribunal de Le Cateau-Cambrésis. Começou a pintar em 1889, quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de convalescência após um ataque de apendicite. Ele descobriu "uma espécie de paraíso", como ele mais tarde descreveu, e decidiu tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.

Inicialmente pintou naturezas-mortas e paisagens no tradicional estilo flamengo, no qual ele obteve proficiência razoável. Em 1896, exibiu cinco pinturas no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e o estado comprou duas de suas pinturas. O resultado permitiu o contato com Auguste Rodin e Camille PisarroEm Luxemburgo, a partir de 1897, começa a se interessar pelo impressionismo.

"Harmonia Vermelha" - 1908

                Matisse mergulhou no trabalho dos outros e endividou-se comprando trabalhos de muitos dos pintores que admirava. O trabalho que pendurou e exibiu em sua casa incluía um busto de gesso feito por Rodin, um quadro de Gauguin, um desenho de Van Gogh e o mais importante, Três Banhistas, de Cézanne. Na percepção de Cézanne da estrutura e cor pictóricas Matisse encontrou sua principal inspiração. Muitas de suas pinturas entre 1899 e 1905 fazem uso de uma técnica pontilhista adotada de Signac.

Participou de várias exposições mas somente na exposição de 1905, em Paris,  é que foi reconhecido e valorizado. Parte do público ficou escandalizada com as cores violentas e puras de suas obras. Fez várias viagens, que seriam suas fontes de inspiração, viajou para Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, EUA e Taiti.

"A dança" - 1910

Entre 1913 e 1917, fase que ele considerou mais importante, sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas. Matisse conseguiu reputação internacional com exibições em Moscou, Berlim, Munique e Londres.

Em 1941, adoentado por um câncer, foi hospitalizado e sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Sua enfermeira, Monique Bourgeois, aceitou ser sua modelo. Nesse período, Matisse inventou a técnica de "desenho com tesoura".

"O mar da Polinésia" - 1946

Em 1945, fez uma grande retrospectiva no Salão de Outono, quando realizou trabalhos com tapeçaria inspirado pelo céu e mar da Polinésia Francesa. Em 1952, inaugurou um museu em sua cidade natal. Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez.

Na Europa, Matisse tornou-se o símbolo máximo do fovismo, pois partindo do colorido vibrante e agressivo de Van Gogh e Gauguin (pós impressionistas), os fauvistas rejeitaram não só o império da forma, ditado pela academia, como também o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura e levando-a às últimas conseqüências, resultando daí quadros tão bonitos quanto artificiais.


"Ícarus" - 1947

Atividades: Pinturas realizadas em diferentes bases, seguindo o estilo de Matisse.

Objetivos:
a)   Conhecer a vida e as obras de Matisse, as características de sua pintura, as cores utilizadas e os temas abordados.
b)   Escolher uma obra do artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)   Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.


Atividade 01 – “A dança” – Matisse – Lápis branco e prata sobre preto


Material: papel Color set preto, Lápis de Cor branco e prata (Acrilex).

Modo de fazer:
a) Faça o desenho das siluetas dançando no papel color set preto.
b) Pinte com lápis de cor branco (contornos, partes mais salientes, chão).
c) Com o lápis de cor prata valorize alguns contornos e partes do desenho.


Atividade 02 – “ A dança” – Matisse – Crystal Cola Brilliant preta e Giz de Cera Triangular


Material:  papel Canson branco gramatura 300, Crystal Cola Brilliant preta, Giz de Cera Triangular (Acrilex), papel color set preto, régua e tesoura.

Modo de fazer:
a) Faça o desenho das siluetas dançando no papel Canson branco.
b) Contorne todas as siluetas com a Crystal Cola Brilliant preta. Espere secar.
c) Com o giz de cera triangular deitado, pinte todo o trabalho.
d) Pinte alguns lugares (reforço) com o giz de cera vertical ao papel (ombros, barriga, pernas, etc).
e) Faça uma moldura com o papel color set preto e cole sobre o trabalho. Isso vai realçar ainda mais o resultado.

Atividade 03 – “O mar da Polinésia” – Pintura de bolsa – Tinta de tecido e Tinta Acripuff

Material:  Sacola de lona, Tinta para tecido azul claro e azul escuro, pincel, Tinta Acripuff branca (Acrilex), ferro de passar roupa, cartolina.

Modo de fazer:
a)  Recorte um retângulo de cartolina e coloque por dentro da bolsa.
b) Risque os retângulos sobre a sacola de lona e pinte-os com a Tinta para tecido azul claro e azul escuro. Espere secar.
c) Pinte os peixes e as algas com a Tinta Acripuff branca. Espere secar.
d) Vire a bolsa pelo avesso e passe com ferro quente para expandir a tinta.
    Obs: Se for fazer com crianças use o secador de cabelos para expandir a tinta.

Atividade 04 – “Gérbera” – Pintura de bolsa – Canetas Acrilpen

"La Gerbe" - 1952


Material: bolsa de lona, Canetas Acrilpen (várias cores), Cola para lantejoulas  (Acrilex), Tinta Dimensional Metálica branca (Acrilex), papel cartão, lápis, tesoura.

Modo de fazer:
a) Recorte um retângulo de papel cartão e coloque por dentro da bolsa.
b) Recorte pequenos retângulos em papel cartão e, em cada um deles faça um desenho inspirando-se na obra “Gerbe”.
c) Recorte a forma desenhada, ficará um molde vazado. Coloque o papel cartão sobre a bolsa de lona e, com a Caneta Acrilpen, preencha os espaços, fazendo linhas contínuas sem preencher por completo os espaços.
d) Em alguns dos elementos da composição cole lantejoulas com cola específica para esse fim e, no centro delas, coloque um pingo de Tinta Dimensional Metálica branca.

Conteúdos trabalhados:
-        Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Matisse.
-        Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento e harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Atividade 01 – Releitura de Matisse – “A dança” – Pintura com lápis de cor branco e prata sobre papel Color set preto.
– Atividade 02 – “A dança” – Releitura de Matisse – Pintura com Crystal Cola e Giz de Cera Triangular.
– Atividade 03 – Releitura de Matisse – “O Mar da Polinésia” – Pintura com Tinta de tecido e Tinta Acripuff.
– Atividade 04-Releitura de Matisse -  “La Gerbe” – Pintura sobre tecido com Acrilpen e colagem de lantejoulas.

Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Matisse, escolha uma delas.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem traz a obra, etc).
- Fale sobre o artista Henry Matisse, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso e a simplificação das linhas e das formas, etc.
- Fale com as crianças sobre o que acontecia no Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou as obras desse artista.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas próprias obras utilizando diferentes materiais.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
    
Dicas:
1 - Para trabalhar com o Lápis de cor branco e prata, use inicialmente o branco e, só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que você vai realçar a pintura com o lápis prata.
2 - Sempre que for pintar com Tinta de tecido, coloque uma cartolina por dentro da bolsa ou camiseta e, só depois de seca a pintura é que você retira a cartolina.
3 - A Tinta Acripuff expande com o calor, portanto se quiser pouca expansão coloque menos tinta, se quiser mais expansão coloque mais tinta. É importante que esteja bem seca para colocar o calor (ferro pelo avesso).

Observação 01: Para saber mais leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora Rideel

Observação 02 - Plano de Aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" -- Edição nº 10.

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quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto: "Cartazes e Painéis na escola"

Projeto: “Cartazes e Painéis na escola”  


O Cartaz é o geralmente confeccionados em papel, fixado na parede, em local visível, de grande circulação e sua função principal é divulgar alguma informação ou trabalhar algum tema estudado sintetizando o que foi aprendido. Seu tamanho varia de meia a duas cartolinas. O texto deverá conter uma comunicação breve e objetiva e as imagens devem despertar a atenção das pessoas.

O Painel é confeccionado em escolas em várias situações: nas datas comemorativas, para finalizar algum tema estudado ou projeto realizado, para chamar a atenção das crianças  para a limpeza da escola ou campanha que a escola esteja participando ou outras situações escolares.

Quando montamos um cartaz ou painel trabalhamos: estética, proporção, cores, letras, formatos, tamanhos, personagens, etc. Trabalhamos também a socialização, cooperação, criatividade, enfim, a confecção de um cartaz ou painel é um excelente ponto de partida para a construção do conhecimento.
       
Observação importante: antigamente o painel ou cartaz estava pronto e acabado quando ia para o corredor da escola ou para o pátio. Continha tantas informações escritas e desenhos, imagens ou colagens que ficava poluído visualmente e, na maioria das vezes, não era lido por ninguém. Hoje o painel pode ser a finalização de todo um projeto realizado ou o ponto de partida para o trabalho. Podem ser enfocados inúmeros conteúdos, tudo dependerá do que a professora planejou.

Escola Nossa Senhora da Piedade
             
INFORMAÇÕES IMPORTANTES

a) Formatos de um cartaz ou painel
Eles podem ser quadrados, retangulares, triangulares, circulares ou outros formatos.

b)  Proporção
Os elementos de um painel precisam ser proporcionais e bem distribuídos. É necessário que a mensagem não seja maior que os personagens, que os elementos sejam proporcionais entre si, por exemplo, se no painel tiver casas, árvores e crianças, as casas e as árvores não podem ser pequenas e as crianças maiores que as casas e as árvores. Não podemos colocar lado a lado duas crianças aparentando ter a mesma idade, sendo que um tem 30 cm de altura e outro 10 cm.


c)  Cores
As cores deverão ser escolhidas de acordo com o objetivo e o observador. Por exemplo, se o painel é direcionado às crianças, deverá ser colorido; se o tema é Natal, as cores mais usadas são branco, vermelho, verde, dourado e prateado. Se o tema for Halloween, as cores mais usadas são o preto, o azul marinho, roxo, marrom, verde musgo, laranja e prata.
Obs: Logo depois que vários esboços foram feitos e já se escolheu qual será o painel que será montado, é necessário planejar tudo, inclusive as cores que serão utilizadas e onde serão utilizadas.

d) Elementos de composição de um painel
Podemos utilizar figuras humanas, animais, meios de transporte, casas, árvores, etc.

e) Mensagem / Letras
Deverá ser clara, legível, curta e objetiva. As letras (frases) devem ter tamanho proporcional ao painel.
A mensagem não deve ocupar mais do que 1/5 ou 1/6 do painel.
Outra coisa que deve-se ficar muito atento ao escrever a frase é o comprimento da frase, algumas crianças não fazem um planejamento inicial, fazem todo o painel e, quando ele está pronto, começam a escrever e espremem a frase no final porque não cabe na largura do painel. É necessário e escrever com lápis preto, bem fraquinho, antes de colocar o pincel atômico ou canetinhas.


f) Perspectiva
Para se conseguir o efeito de perspectiva, os elementos devem ter tamanhos diferentes e sejam dispostos da seguinte maneira: os maiores deverão estar na parte inferior, seguidos pelos médios e, por último, os menores.

g) Planejamento
É de suma importância planejar o painel e, para isso, é muito importante saber:
- Quem serão os espectadores?
- Qual será a mensagem a ser transmitida?
- Qual o material que será utilizado?
          - Quais as cores? Tamanho? Letras?
·      A primeira coisa a ser feita é fazer esboços do que será feito, pensar em como será o fundo, os elementos, se tiver uma frase, onde será colocada, qual é o tamanho dela, etc.
·         Em segundo lugar, montar uma base com o tamanho do cartaz ou painel, poderá ser feita de jornal, cartolinas, TNT ou outro material.
·      Depois, comece a fazer os elementos do painel sol, crianças, brinquedos, árvores, casas, meios de transporte e outros.
·       Coloque esses elementos sobre a base para ver se ficarão proporcionais ao todo.
   Agora é hora de fazer a base real, isto é, o local onde serão colocados os elementos para se montar o painel.



I – Montagem de um painel

Passo 01 – Esboço


Passo 02 – Base – Juntar cartolinas ou papel colorset e, sobre elas, colar papel colorset verde.


Passo 03 – Fazer os elementos do painel (crianças).



Passo 04 – Colar as nuvens e balões. Riscar os fios dos balões.



Passo 05 – Colagem dos elementos finais e finalização com canetinhas e Crystal cola.




Outras sugestões




Conteúdos trabalhados:
- Cartazes e painéis – Aplicações pedagógicas.
- Elementos do painel (Planejamento, Formatos, Proporção, cores, Elementos de composição do painel, Mensagem, Letras, Perspectiva)

Técnicas trabalhadas:
- Pintura, recorte e colagem

Encaminhamento do trabalho:
- Converse com seus alunos sobre cartazes e painéis, fale sobre as especificidades e funções de cada um no ambiente escolar.
- Proponha que, em duplas ou grupos, façam cartazes ou painéis a partir de um tema proposto ou estudado.
- Outra opção é criar um painel e, a partir dele, fazer todo o estudo sobre o assunto.
- Ao final, não se esqueça de reunir os alunos e conversar sobre todo o processo, o que foi proposto, quais as dificuldades, o que foi aprendido, quais as técnicas foram trabalhadas e quais as habilidades desenvolvidas.
- Exponha os painéis para toda a escola

Observação: Para ter mais ideias leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III e IV de minha autoria.

Observação: Plano de aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - Edição nº 11


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terça-feira, 18 de agosto de 2015

Estarei dando curso no Rio de Janeiro no dia 19.09. Inscrevam-se 0800.0194243


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Arte nas escolas - Boi Bumbá - Colégio Renovação - ES - Prof. Elizete Santos

Boi Bumbá - Colégio Renovação - Vitória - ES - Prof. Elizete Santos e Tia Valéria


A professora Elizete Santos, a Tia Lili do Colégio Renovação de Vitória no ES, trabalhou os alunos na confecção de bois para a apresentação na Festa de Folclore com o tema Boi Bumbá.

Os "bois" foram feitos nas aulas de Artes orientados pela prof. Elizete Santos e a coreografia ensaiada e apresentada pela Tia Valéria, com os alunos da Ed. Infantil do Colégio.








Material: garrafas PET, bambolê, Primer, Tinta Acrílica Fosca, Crystal Cola (Acrilex), EVA várias cores, retalhos de tecido, TNT, fitas, lantejoulas, tesoura, pincel largo, renda, botões, cola quente, etc.

Modo de fazer:
a) Dobre a garrafa PET conforme primeira foto.
b) Passe duas demãos de Primer, espere secar e pinte com a Tinta Acrílica fosca (Acrilex).
c) Recorte em EVA olhos, narinas e orelhas do boi. Cole sobre a cara do boi.
d) Com fitas ou tiras de TNT faça dois laços e cole um de cada lado na cabeça do boi.
e) Encape um bambolê com tiras de TNT. Amarre tiras de TNT e tecidos estampados em toda a volta do bambolê.
f) Cole a cabeça do boi no bambolê e, atrás da cabeça amarre duas tiras para que o "boi" fique amarrado no pescoço da criança quando ela estiver dentro do bambolê.
g) Com as crianças fantasiadas apresente a coreografia do Bumba meu Boi. 

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