sábado, 10 de abril de 2021

Obras de Arte - Arte Naif

 Obras de Arte – “Arte Naif – Lu Morgado”

O que é Arte Naif?

A Arte Naif é uma arte ingênua, às vezes chamada de primitiva, embora moderna. Os artistas naifs são autodidatas, sem formação acadêmica, muitas vezes pessoas do povo. Eles pintam ou esculpem sem regras, nem constrangimento, podem ousar tudo, são livres para criar seus próprios estilos, suas técnicas e tem como características principais a ingenuidade e a liberdade.

O ceramista Vitalino (1903-1963) foi um grande artista naif.  No Brasil, o movimento cresceu a partir de 1937 com Heitor dos Prazeres (1898-1966) e podemos dizer que nosso país é um berço da pintura ingênua pois podemos ver milhares de pintores ingênuos espalhados pelos quatro cantos do nosso país.

Geralmente retratam o meio rural e quando retratam situações urbanas notamos a simplicidade dos traços, as cores vivas, a estilização, espontaneidade, liberdade de expressão e técnicas rudimentares.

O interessante da pintura naif é que se trata de um estilo que não se aprende. Cada pintor naif tem um estilo próprio e nos obriga a entrar em contato com a criança pura que existe em nosso interior. É uma pintura que não se estuda, mas se sente. Os pintores naifs pintam por impulso e a pureza com que pintam mostra que eles não estão querendo provar nada, apenas exprimir o sentimento por meio do pincel.

Entre tantos pintores naifs na atualidade podemos destacar Lu Morgado.

Nasceu em 1977 em São Paulo. Começou a desenhar em 2011 e, segundo suas próprias palavras, a artista confessa sua entrega total ao mundo da arte naif: "Recentemente, dei um mergulho sem volta nesse universo das artes, mais ainda no universo da ingenuidade, da falta de técnica e excesso de sentimento e intuição...".

Das ilustrações com canetinhas sobre papel, Lu Morgado evoluiu para as telas quando foi convidada a expor no Atol Cultural de Votuporanga - SP no final de 2012. De lá para cá foi convidada para exposições na Colômbia, Canadá e Inglaterra. Suas obras mostram dois contornos, o primeiro de preto e o segundo de amarelo com pontinhos pretos. Seus personagens quase sempre tem um olho só.

Veja algumas obras da artista:

 

Várias obras da artista fazem referência a coexistência de todas as raças, religiões e culturas. A imaginação e as sensações são as asas que Lu Morgado utiliza para ir ao mundo das ideias que habitam sua mente. Compartilhar a descoberta desse mundo paralelo é um convite para todos sentirem que podemos viver num mundo bem melhor!


Atividades: Inspirar-se nas obras da artista Lu Morgado e criar a própria obra utilizando os materiais da Novaprint e as características da artista.

Objetivos:

a) Conhecer a Arte Naif e seus representantes, assim como as suas obras e características de cada um.

b)  Observar as obras de Lu Morgado, os temas e características da sua obra e, partindo desse conhecimento, produzir o próprio desenho e pintá-lo com as características da pintora.


Atividade 01 – “Curtindo a festa”

Material: Bloco de papel Ecocores Textura e Bloco de papel Ecocores 21 cores (Novaprint), Big Canetas Hidrográficas, Marcador Permanente preto, tesoura e Cola branca da Acrilex, furador de bolinhas da Toke e Crie.

Modo de fazer

a) Risque silhuetas no papel Ecocores Textura e recorte.

b) Cole sobre o papel Ecocores 21 cores amarelo. Recorte deixando uma borda de 0,5 cm.

c) Faça o contorno em toda a silhueta com o Marcador Permanente preto. Faça pontinhos pretos em toda borda amarela (características da artista Lu Morgado).

d) Recorte a boca, olhos, cabelos, bolinhas e demais detalhes que vai colocar nos seus bonecos. Cole nas silhuetas. Observe que a artista coloca apenas um olho bem aberto em cada figura. Contorne com as Big Canetas Hidrográficas.

e) Faça os detalhes coloridos com as Big Canetas Hidrográficas.

 

Atividade 02 – “Mãe e filha”

Material: Ecotela, Bloco de papel Ecocores Textura e Bloco de papel Ecocores 21 cores (Novaprint),  Big Canetas Hidrográficas, Marcador Permanente preto, tesoura e Cola branca, pincel, Acrylic Colors preta, Tempera Guache Glitter da Acrilex, furador de bolinhas da Toke e Crie. 

Modo de fazer

a)  Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem. Pinte a parte convexa com Acrylic Colors preta. Depois de seca pinte com Tempera Guache Glitter preto.

b)  Risque silhuetas no papel Ecocores Textura e recorte (mãe e filha). De continuidade seguindo os passos da Atividade 01 “Curtindo a Festa”.

c)  Cole as silhuetas sobre a Ecotela pintada.

  

Atividade 03 – “Pai e filho”

Material: Ecotela, Bloco de papel Ecocores Textura e Bloco de papel Ecocores 21 cores (Novaprint), Big Canetas Hidrográficas, Marcador Permanente preto, tesoura e Cola branca, pincel, Acrylic colors azul, Tempera Guache Glitter da Acrilex.

Modo de fazer

d)  Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem. Pinte a parte côncava com Acrylic Colors azul e, depois de seca, pinte com Tempera Guache Glitter azul.

e) Risque no papel Ecocores Textura uma mão masculina maior (pai) e outra menor (filho). Recorte. Cole sobre o papel Ecocores 21 cores amarelo.

f)  Faça os contornos com Marcador Permanente preto. Recorte novamente deixando uma borda amarela. Faça pontinhos com o Marcador Permanente preto.

g) Faça vários corações de tamanhos e cores diferentes da mesma forma que foram feitas as mãos.

h) Cole sobre a Ecotela pintada, as mãos e os corações.


Atividade 04 – Desenho de São Francisco de Assis e Santo Antônio

Material: Ecotela, Bloco Ecocores 21 cores e Bloco Ecocores Textura da Novaprint, Tinta Acrylic Colors (várias cores), Marcador permanente preto, amarelo, tesoura e cola branca (Acrilex).

Modo de fazer – Santo Antonio

a) Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem. Pinte a Ecotela (lado convexo) com a Tinta Acrylic colors da Acrilex.

b)   Faça o desenho e pinte com a Tinta Acrylic Colors.

c)  Recorte várias bandeirinhas nos papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Textura. Cole na parte superior sobrepondo algumas partes delas.

d) Faça os contornos em todos os desenhos e colagens com o Marcador Permanente preto. Em seguida contorne com o Marcador Permanente amarelo. Faça os pontinhos pretos. Sobre o contorno amarelo (característica das obras da artista).

 

Modo de fazer – São Francisco de Assis

a) Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem. Cole uma folha de papel Ecocores Textura na Ecotela (lado convexo). Sobre ele desenhe São Francisco de Assis. Pinte com as Big Canetas Hidrográficas.

b) Contorne com o Marcador Permanente preto e, em seguida, o Marcador Permanente amarelo. Faça os pontinhos sobre o contorno amarelo.

c)  Faça várias flores com os papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Textura. Cole-as sobre a Ecotela. Faça os contornos pretos e amarelos.


Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bi e tridimensão, figura humana, harmonia, sobreposição, composição e proporção.  


Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem


Possibilidades de trabalho:

-  Converse com seus alunos sobre a Arte Primitiva. Peça que pesquisem e tragam pinturas primitivas para a sala. Juntem todas as obras, vejam as características, temas e técnicas utilizadas pelos artistas.

-    Fale sobre a Arte Naif, mostre algumas obras e trace com seus alunos paralelos entre elas. Mostre que na Arte Primitiva os temas são sempre rurais e na Arte Naif tanto retratam a zona rural como a urbana.

-  Fale sobre a simplicidade dos traços, a ingenuidade, a falta de técnicas, as cores utilizadas sem sombreados e as características próprias que aparecem nas obras de cada artista.

-   Escolha um pintor naif, Lu Morgado, por exemplo, mostre as obras da artista e faça com eles a leitura formal e interpretativa de uma obra dela.

-    Fale das características que se repetem nas obras de Lu Morgado. Peça que cada um faça um desenho sobre um tema escolhido e pinte ou faça recorte e colagem com as características das obras mostradas.

-  Socialize todas as produções e converse com seus alunos sobre tudo o que viram nesse projeto e tudo o que aprenderam.

 

Lu Morgado – Artista de Arte Naif

Facebook – Facebook.com/artenaiflumorgado

Instagram – Instragran - @lumorgadojorge

Telefone: (12) 99165.0481 – Igaratá - SP


Obs: Este plano de Aula foi publicado no site da Novaprint Papéis Especiais, link "Professores".

Ivete  Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário