quinta-feira, 15 de abril de 2021

Obras de Arte - Rafael Murió

 Obras de Arte - Rafael Murió

Rafael Murió nasceu em São Caetano - SP em 1954. Iniciou seus estudos aos 9 anos, tendo como um dos seus grandes mestres no Brasil, Enrico Bastiglia, tradicional pintor de afrescos de igrejas do Estado de São Paulo. 

Ao longo de sua jornada artística mostra uma pintura bastante eclética. Num determinado momento de sua carreira desenvolveu um estudo impressionista que teve como característica a pintura feita com as mãos, na grande maioria do espaço da tela e, no final, utilizava pincéis e espátulas para dar acabamento. 

Trabalha seguindo temas básicos: Flores, Marinhas, Fazendas, Pintura Religiosa, Sumi-ê, Stree art, mas sempre tendo como base as cores.

Nas flores o artista espelha a força do seu trabalho, nas marinhas o sentido da alma e na pintura religiosa, o exercício do polêmico. Desenvolveu uma técnica única para uma pintura inspirada no Ho’oponopono - prática havaiana que ensina a limpar a alma através de mantras. 

Quando temos um contato maior com suas obras podemos observar que a cada coleção existe uma evolução de sua e o seu estilo sofre mudanças completamente fazendo com que nasça uma nova vertente artística. Isso se deve aos estudos que realiza a cada nova coleção que se propõe a pintar. 

No exterior desenvolveu sua técnica e estilo ao longo de suas viagens e estudos feitos em museus e ateliês de artistas plásticos na Espanha, Portugal, Paris, Alemanha, Itália e USA. Seus quadros estão presentes em acervos de grandes colecionadores em vários países do mundo todo. 

Suas obras ganharam inúmeros prêmios pelo mundo todo por onde participou de exposições em renomados museus. Rafael Murió é um dos artistas mais importantes do Brasil atualmente. 

Entre no site do artista e conheça suas obras das coleções: Abstrato, Aconchego, Borboletas, Contemporâneo, Esporte, Estudos, Figurativo, Flores, Gravura, Marinha, Paisagens, Sumi-ê, entre outras. Atualmente Rafael Murió está se dedicando a pintar uma nova coleção que será exposta na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, entre os dias 28 de abril à 10 de junho de 2016, com o tema LEMBRANÇAS. Trata-se de uma exposição onde o artista lembra do seu período de vida entre os anos 70 e 80.

http://www.rafaelmurio.com.br/obras


Atividades / Objetivo: 

a)   - Conhecer as obras, estilo e trajetória artística de Rafael Murió, um dos artistas que mais se destacam nos dias atuais.

b)   - Escolher uma obra, fazer a Leitura Formal, Interpretativa e Releitura, utilizando técnicas e materiais diferenciados.

c)    -  Relembrar os conteúdos de arte e verificar as possibilidades de criação.

 

1)    “Aconchego” – Quebra cabeças


Material: Bloco Ecocores Textura Visual, Bloco Ecocores Moldura, Lápis de Cor e Big Canetas Hidrográficas (Acrilex), cola branca, tesoura e régua.

Modo de fazer:

a)    Cole a obra numa folha do papel Ecocores Textura Visual. Recorte em vários pedaços.

b)    Faça um envelope com o papel Ecocores 21 cores para guardar.

c)    Embaralhe as peças e peça aos alunos para montar a obra

 

2)    “Aconchego” - Releituras

Material: Bloco Ecocores Textura Visual, Bloco Ecocores Moldura, Lápis de Cor e Big Canetas Hidrográficas (Acrilex), cola branca, tesoura e régua.

Modo de fazer:

a)   Peça aos alunos que observem atentamente uma obra da série “Aconchego” de Rafael Murió.

b)   Façam a Leitura Formal e Interpretativa.

c)  Inspirados na obra trabalhada, os alunos deverão fazer o próprio desenho numa folha de papel Ecocores Moldura (aqui escolhemos a cor preta) e pintar com os Lápis de Cor da Acrilex.

d)    Peça para fazerem os contornos com a Big Canetas Hidrográfica preta.

e)    Cole o trabalho sobre o papel Ecocores Textura Visual preta. Corte deixando uma margem de 2 cm, isto é, igual a moldura do papel.

Obs: Releituras feitas pelos alunos do Colégio Carlo Arrojado de Praia Grande - SP

 

3)    “Borboletas” - Marcador de páginas

Material: Bloco Ecocores Textura Visual, Bloco Ecocores 21 cores, Big Canetas Hidrográficas e Lápis de cor (Acrilex) cortador em formato de borboletas, cola branca, tesoura, régua e fio dourado.

Modo de fazer:

a)    Recorte retângulos de papel Ecocores Textura Visual medindo 20 x 6 cm. Recorte retângulos no papel Ecocores 21 cores branco no tamanho 17 x 4 cm.

b)   Cole o retângulo menor no retângulo do papel Ecocores Textura Visual deixando uma sobra maior na parte superior. Faça um furo nessa sobra, passe o fio e amarre.

c)  Inspirados nas obras “Borboletas de Rafael Murió peça aos alunos que façam o próprio desenho. Faça os contornos com a canetinha preta e pinte com os Lápis de cor da Acrilex.

d)    Recorte com os furadores, borboletas e cole sobre os marcadores para finalizar.


4)    “Contemporâneo” – Releitura com desenho e colagem

Material: Bloco Ecocores Textura 21 cores, Bloco Ecocores Moldura, cola branca, Big Caneta Hidrográfica preta e tesoura.

Modo de fazer:

a)    Escolha uma das cores do papel Ecocores Moldura e faça uma linha curva contínua inspirada nas obras de Rafael Murió “Contemporâneo”. Reforce-a com a Big Caneta Hidrográfica preta.

b)    Recorte formas com os papéis Ecocores 21 cores e cole nos espaços preenchendo-os.


5)    “Flores” – Releituras na Ecotela

Material: Ecotela, Bloco Ecocores 21 cores, Tinta Acrylic Colors, Tinta Confetti e Guache Glitter (Acrilex), cola branca, pincel, tesoura e meias pérolas.

Modo de fazer:

a)    Pinte a Ecotela dos dois lados utilizando a Tinta Acrylic Colors da Acrilex e Guache Glitter. Espere secar e monte a Ecotela.

b)    Inspirados nas obras “Flores” de Rafael Murió recorte os vasos no papel Ecocores 21 cores e cole, um de cada lado.

c)    Com o papel Ecocores 21 cores em tons de verde recorte folhas e cole dois lados. Recorte flores coloridas, sole sobre as folhas e, no centro delas, cole meias pérolas.

d)    Com a Tinta Confetti ilumine algumas partes da sua obra.


6)    “Gravuras” – Recorte e colagem com sobreposição


Material: Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Criativo, Bloco Ecocores Lumi, Bloco Ecocores Textura Visual, tesoura, cola e olhos móveis.

Modo de fazer “Gaivotas”:

a)   Rasgue os papéis Ecocores 21 cores, Criativo e Lumi com as mãos (várias cores) e cole as formas sobre uma folha de papel como base, de maneira que fiquem sobrepostas. Recorte “Gaivotas” no papel Ecocores 21 cores (preto) e cole-as sobre o trabalho.

Modo de fazer: “Peixes”

a)   Recorte formas aleatórias nos papéis Ecocores 21 cores, Criativo e Lumi (tons de verde) e cole sobre uma folha de papel azul. Recorte peixes com os papéis Ecocores Textura Visual, cole-os sobre o trabalho. Cole olhos móveis para finalizar.

Encaminhamento do trabalho:

a)  Fale com seus alunos sobre o artista Rafael Murió. Sugira que entrem no site do artista e conheçam suas obras. – www.rafaelmurio.com.br

b)    Conversem sobre as obras do artista, o estilo, as séries que mostram bastante independência entre uma série e outra.

c)    Escolha, junto com seus alunos, uma obra e faça com eles a Leitura Formal e, em seguida, a Leitura Interpretativa.

d)    Defina os materiais e peça que façam a releitura da obra estudada, isto é, que criem a própria arte em cima da obra que viram e apreciaram.

e)  Quando todos terminarem, junte todas as obras criadas pelos alunos no centro da sala, sentem em círculo em volta e conversem sobre o artista, o processo criativo dele, o processo criativo desenvolvido pelos alunos e sobre o que aprenderam com esse trabalho.

Técnicas trabalhadas:

- Pintura, montagem tridimensional, recorte e colagem

 

Conteúdos trabalhados:

- Valores: harmonia, amizade, confraternização, amor, perdão, esperança entre outros.

- Linhas, formas, cores, proporção, sobreposição, bi e tridimensão, volume, planos e perspectiva.


Obs. 01: Participação – Rosimeire Cinquetti – Praia Grande – SP.

Obs.02: Plano de Aula publicado no site da Novaprint Papéis Especiais, link Professores

 

Ivete Raffa

Arte educadora e Pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário