domingo, 11 de abril de 2021

Obras de Arte - Romero Brito

 Obras de Arte – Romero Britto

Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.

 

Romero Britto nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.

 

Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje. 

É muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já mostrou o seu talento pintando para uma campanha publicitária da marca de vodca sueca Absolut, para as latas de refrigerante da Pepsi Cola, e redesenhou personagens de Walt Disney.

 

Muitas celebridades admiram a obra de Romero Britto, como Arnold Schwarzenegger, Madonna, os ex-presidentes Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Carlos Menem, respectivamente dos EUA, Brasil e Argentina. Suas coleções estão presentes em diversas galerias do mundo inteiro. Dentre outras realizações, merece destaque a criação dos selos postais que levam o nome de Esportes para a paz, sobre as olimpíadas de Beijing. Outra criação importante é uma pirâmide que esteve instalada no Hide Park, em Londres, com uma altura similar a de um prédio de quatro andares. A obra deverá ser encaminhada para o museu da criança, na cidade do Cairo, no Egito.

 

Suas pinturas estão presentes em importantes aeroportos do mundo inteiro, como os de Washington DC, Nova York, Guarulhos e Miami.  Romero Britto foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a alegria de sua obra.

Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.


Atividades: Criar obras próprias e trabalhar com a técnica de recorte e colagem utilizando os papéis da Novaprint.

 

Objetivos:

a)  Conhecer a vida e as obras de Romero Britto, a importância desse artista para o Brasil, os temas, cores, texturas e contornos por ele usados.

b)  Inspirando-se nas obras desse pintor criar o próprio desenho e trabalhar com o estilo dele.


1 – Embalagem porta-trecos

Material: Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, Cola branca, tesoura, obra de Romero Britto impressa em papel e embalagem de papelão vazia. 

Modo de fazer:

a)  Encape a embalagem de papelão com o Ecocores 21 cores (branco).

b) Recorte a obra de Romero Britto e cole sobre o Papel Ecocores 21 cores (preto). Recorte deixando uma margem de 0,5 cm. Cole no meio da embalagem.

c) Recorte tirinhas de papel no Ecocores 21 cores preto e faça o acabamento das tiras (inferior e superior).

d)  Decore as tiras com círculos e tiras de papel.


2 – Brincando com quadrados


Material: Cartolina branca, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, Cola branca e tesoura. 

Modo de fazer:

a)  Recorte 3 quadrados do mesmo tamanho na cartolina branca.

b) No papel Ecocores 21 cores corte três quadrados (um de cada cor), do mesmo tamanho que os quadrados da cartolina. Junte os três quadrados coloridos e faça alguns cortes. Separe as partes e faça montagens utilizando as três cores. Faça uma montagem sobre cada quadrado de cartolina.

c) Recorte corações, triângulos, quadrados e formas irregulares utilizando o papel Ecocores Textura. Cole sobre o Ecococres 21 cores (preto) e recorte deixando uma borda de 0,3 mm em cada forma.

d)  Cole esses elementos sobre a montagem colorida.

e)  Recorte tirinhas no papel Ecocores 21 cores preto com, 0,5 cm de largura. Cole sobre as junções coloridas. 


3 – Aprendendo a contar com Romero Britto

Material: Cartolina branca, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, obras de Romero Britto em miniatura, Cola branca e tesoura.

Modo de fazer:

a)  Recorte as miniaturas das obras de Romero Britto e cole-as sobre papel Ecocores 21 cores, por exemplo, escolha uma obra e cole sobre um quadrado, a outra obra faça duas vezes, outra três vezes.... até cinco ou até dez se seus alunos estão aprendendo até dez.

b)  Faça quadradinhos com papel Ecocores Textura e, sobre eles cole os números de um a cinco feitos em quadradinhos menores de cartolina branca.

c)  Recorte tiras da largura de uma régua, decore-as inspirando-se nas obras de Romero Britto.

d) Coloque sobre a mesa o jogo e sorteie os alunos para que procurem as obras e completem as tabelas.  


4 – Romero Britto nas Ecotelas




Material: Ecotelas, Guache, Cola branca, Big Canetas Hidrográficas da Acrilex.

Modo de fazer:

a)  Faça o desenho inspirado numa das obras de Romero Britto.

b)  Pinte cada elemento com uma cor de guache. Faça os contornos e as texturas com as Big Canetas Hidrográficas da Acrilex. Espere secar.

c)  Monte a Ecotela seguindo os passos da embalagem.

 

5 – Meu nome no estilo de Romero Britto

Material: Bloco Ecocores Textura, Bloco Ecocores 21 cores, tesoura, cola branca e tampa de pizza.

Modo de fazer:

a)  Recorte as bordas da tampa de pizza. Cole o papel Ecocores 21 cores (amarelo) sobre a tampa de pizza (fundo).

b)  Faça as letras do seu nome e a moldura com o papel Ecocores 21 cores (preto).

c)  Decore as letras e a moldura com o Bloco Ecocores Textura.

d)  Faça flores ou corações com o papel Ecocores Textura, cole sobre o papel Ecocores 21 cores (preto) e recorte deixando uma pequena borda preta em toda a volta. Cole no trabalho para finalizar.

 

Conteúdos trabalhados:

- Romero Britto: vida, obras e estilo.

- Cores, linhas, formas, bi e tri dimensão, contrastes, textura, sobreposição, equilíbrio e estética.  


Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem.


Possibilidades de trabalho:

-   Mostre algumas obras de Romero Britto para seus alunos. Deixe cada um expressar o que pensam sobre elas, qual foi a primeira impressão.

-   Escolha uma delas e faça com eles a leitura formal (linhas, cores, formas, contrastes...)

-  Depois, faça a leitura interpretativa (o que sentiram ao ver a imagem, se gostaram, se existe alguma mensagem na imagem que veem?...)

-  Fale sobre o pintor. Fale sobre a trajetória artística e do momento atual que o pintor vive.

-  Proponha que criem um desenho ou brinquem com o próprio nome e, com os papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Textura, trabalhem no estilo do pintor.

-   Reúna os alunos e conversem sobre tudo o que foi tratado durante o projeto e sobre os resultados alcançados pelos alunos.

 

Observação: Atividade 04 - Todas as pinturas feitas com guache nas Ecotelas foram feitos pelos alunos da CEI Mamá – Conveniada com a PMSP.

As atividades 01 e 03 + Ecotela de borda lilás foram feitas pela professora Rose Cinquetti de Praia Grande – SP


Observação: Plano de Aula postado no site da Novaprint Papéis Especiais, link "Professores". 

 

Ivete Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário