segunda-feira, 12 de abril de 2021

Obras de Arte - Henrique Hammler

 Obras de Arte – Henrique Hammler” 

Henrique Hammler nasceu em Limoeiro - Pernambuco em outubro de 1955. Estudou no Liceu de Artes de Recife e em 1977 começou a pintar telas utilizando tinta a óleo. Depois realizou pesquisas em cerâmica e foi desenvolvendo sua arte dentro do estilo figurativo abordando sempre temas sociais. Em 1985 realizou sua primeira exposição individual na Academia Pernambucana de Letras e em 1989 mudou-se para São Paulo.

Em 1994 deu início a um projeto voltado para a comunidade “Pintando na Calçada” onde era desenvolvido o desenho e a pintura com crianças e adultos. O objetivo foi de promover o gosto pela arte, criatividade, harmonia individual e coletiva.

A pintura do artista enfoca a simplicidade do dia a dia e a diversidade da cultura brasileira. Suas obras revelam fortes influências do ambiente nordestino como o contato com pessoas castigadas pela seca, as festas populares, o colorido brasileiro, a alegria do povo.

Muitos de seus trabalhos mostram rostos contorcidos que se aproximam do expressionismo, comovem e apontam para a necessidade de vínculos entre os homens e Deus. Ele retrata brancos, morenos e negros com roupas coloridas e, muitas vezes, percebemos que a perspectiva desaparece.

A liberdade de criação predomina. Manifestações culturais brejeiras e singelas são vistas nas obras do artista. O folclore está em alta em muitos dos seus trabalhos. Ele mostra casinhas simples misturadas à modernidade como de antenas parabólicas.

Mora em São Bernardo do Campo onde tem seu ateliê. Tem obras no acervo do MAP (Museu de Arte Popular de Diadema- SP) e da Pinacoteca de São Bernardo do Campo – SP e desenvolve trabalhos socioculturais no bairro de Rudge Ramos 

Nos últimos anos, sua criação voltou-se, cada vez mais para suas raízes nordestinas.

 

Atividades: Inspirar-se nas obras de Henrique Hammler e criar as próprias obras com diferentes técnicas e materiais.

 

Objetivos:

a)   Refletir sobre o folclore brasileiro, costumes, tradições e personagens.

b)  Observar as obras de Henrique Hammler e, inspirando-se nelas, criar as próprias obras utilizando os temas utilizados pelo artista, as cores e as características do seu desenho.


Atividade 01 – Releituras da obra “Bumbas meu boi”




Material: Bloco Ecocores 21 cores tamanho A3 (Novaprint), Papel Colorset (Novaprint), Cartolina branca, Big Canetas Hidrográficas e Lápis de cor da Acrilex, tesoura e cola branca.

Modo de fazer:

a) Recorte a cartolina em quatro partes iguais. Observe a obra “Bumbas meu boi”. e, inspirado nela, crie a sua obra desenhando-a sobre a cartolina.

b) Cubra algumas partes do desenho com o papel Ecocores 21 cores, as demais, pinte com Lápis de cor da Acrilex. Faça os contornos e texturas com Big Canetas Hidrográficas.

c)  Faça uma moldura com o Papel Ecocores 21 cores (A3) com 3,5 cm de largura e outra, de cor um pouco mais clara ou mais escura que a primeira com 2,5 cm de largura. Cole uma sobre a outra. Cole sobre o trabalho.

d)  Cole um retângulo de papel colorset por trás para que o trabalho fique com melhor acabamento.

 

Atividade 02 – Fantoche - Boi Bumbá

Material: Bloco Ecocores 21 cores A4, Ecocores Textura  (Novaprint), Guache Glitter e Metálico da Acrilex, Crystal Cola da Acrilex, cola branca, tesoura, olhos móveis, palito de churrasco ou sorvete e cortadores em formato de flor.

Modo de fazer:

a)  Recorte tiras de papel Ecocores 21 cores e Ecocores Textura. Faça o a roupa do boi. Cole as tiras uma ao lado da outra na posição vertical e cole uma tira na posição horizontal como se fosse o babado da roupa do boi. Recorte florzinhas de papel com os cortadores e decore o babado da roupa do boi.

b)  Pinte a cara do boi com Guache Glitter e Metálico. Cole os chifres, em seguida, cole a cabeça sobre o corpo do boi.

c)  Finalize colando os olhos móveis e o palito de churrasco por trás do boi.

  

Atividade 03  – Releitura “Família” - Capa de caderno “

Material: Papel Ecocores 21 cores (Novaprint), Papel Colorset (Novaprint), Cartolina branca, Crystal cola da Acrilex, tesoura e um caderno universitário.

Modo de fazer:

a)  Tire o espiral do caderno e encape capa e contra-capa com papel Ecocores 21 cores.

b) Inspirados na obra “Família”, façam a releitura utilizando a técnica de recorte e colagem.

c)  Dar acabamento com Crystal Cola da Acrilex. Faça os furinhos na capa encapada e passe o espiral novamente juntando a capa, contra-capa e miolo do caderno.

  

Atividade 04 – Releituras das obras “Boi Bumbá” e “As Galinhas de Porto de Galinhas“ – Ecotela


Material: Ecotela, Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), Bloco Ecocores Textura, Cola branca, tesoura, Tinta Acrylic Colors e Guache Glitter da Acrilex (azul), Crystal cola da Acrilex, tesoura e Big Canetas Hidrográficas da Acrilex.

Modo de fazer:

a) Observe as obras de Henrique Hammler “Boi Bumbá” e “Galinhas de Porto de Galinhas”.

b)  Pinte a Ecotela do lado côncavo para fazer uma releitura e do lado convexo para fazer outra releitura. Utilize a Tinta Acrylic Colors e o Guache Glitter.

c)  Recorte as partes e monte os personagens utilizando os papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Textura.  Recorte casinhas, cole portinhas e janelas.

d)  Faça a colagem sobre a Ecotela de um lado casa, pessoas e pássaro e do outro o Boi Bumbá, casinhas e pessoas. Faça os acabamentos utilizando a Crystal Cola da Acrilex.

e)  Monte a Ecotela conforme as instruções da embalagem e cole.


Conteúdos trabalhados:

- Vida e obras do pintor Henrique Hammler.

- Leitura formal, interpretativa e releitura de uma obra de arte.

- Cores, linhas, formas, bi e tridimensão, sobreposição, estética, composição e proporção.  


Técnicas trabalhadas: Recorte e colagem, Pintura, Montagem.


Possibilidades de trabalho:

-   Peça aos alunos que pesquisem sobre o pintor Henrique Hammler. Na aula seguinte promova uma conversa sobre a pesquisa. De qual estado do Brasil é esse pintor, quais os temas que ele pinta, qual é o estilo dele, que cores usa, linhas, etc.

-    Escolha uma obra e faça com os alunos a leitura formal da obra: quais as linhas que a obra mostra, formas, cores, profundidade, quantos elementos a obra possui, enfim, converse sobre o que eles veem inicialmente.

-  Façam a leitura interpretativa: quais os sentimentos que a obra traz; qual o tema abordado, de que forma o tema foi retratado, etc.

-   Proponha que façam a releitura da obra através de técnicas diferenciadas (pintura, recorte, colagem, fantoches, etc).

-   Nesse plano de aula sugerimos trabalhar com as obras que representam o folclore brasileiro. Converse com os alunos sobre nossos costumes, festas típicas, comidas regionais, vestimentas, personagens do folclore e músicas folclóricas.

-  Sugira que façam a releitura de uma das obras utilizando os papéis, pintando, recortando, colando, montando, trabalhando com diferentes materiais e técnicas.

-    No final, junte todos os trabalhos dos alunos e converse sobre o que relembraram, o que aprenderam de novo. Fale sobre o percurso da atividade desde a ideia inicial até o momento da apreciação coletiva.

 

Observações:

1)   Contato do artista Henrique Hammler – hammler.art@ig.com.br

2)  Atividades de recorte e colagem desenvolvidas pela professora Rosemeire Cinquetti com alunos do Colégio Carlo Arrojado de Praia Grande – SP.


Observação: Plano de aula publicado no site da Novaprint Papéis Especiais, link "Professores".

Ivete Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário