sábado, 17 de abril de 2021

Obras de Arte - Isaac de Oliveira

Obras de Arte - Isaac de Oliveira


Isaac de Oliveira nasceu em Ilhéus, na Bahia em 1953 e é um dos talentos mais representativos das artes plásticas do Centro-Oeste brasileiro pois se revela um verdadeiro maestro que fez do pincel instrumento para reger sinfonias de cores e expressá-las em telas, com movimentos e ritmos singulares.

Começou a desenhar com 4 anos e seus traços mostravam as ondas do mar. Veio pequeno para São Paulo onde estudou desenho e pintura, depois foi para Campinas. Conheceu vários artistas e várias correntes criativas.


Isaac descobriu os grandes murais, as técnicas do óleo, da tapeçaria pintada e trabalhou também como ilustrador em agências de publicidade. Paralelo a tudo isso participou de exposições coletivas com Volpi, Emmanuel Araújo e Manoel Victor Filho. Mas a carreira artística de Isaac estruturou-se definitivamente com a ida para Campo Grande – MS. Casou-se com a arquiteta Selma Rodrigues com quem divide a paixão pela arte. Ele retrata como ninguém a exuberância da natureza com suas cores vibrantes e linhas em movimento. Seu estilo é inconfundível.

Segundo Isaac, há algum tempo atrás, suas telas traziam figuras bastante detalhadas, e o espaço que sobrava ao fundo (que era pequeno) era preenchido por movimentos coloridos. Movimentos que cresceram em suas telas e hoje ocupam parte muito importante, como uma marca registrada.


Ele retrata onças e peixes do pantanal, pássaros e flores do cerrado que ultrapassaram fronteiras e ganharam o mundo nas telas do artista. Esse universo pode ser visto em tons que preenchem mais do que os olhos do espectador, inundam a alma e encantam todos os sentidos.

Contato: Galeria Isaac de Oliveira – Campo Grande – MT

http://isaacdeoliveira.com.br


Atividades: Através de atividade de pintura e colagem (bolinhas de papel crepom e papel de seda amassado), montar quadros relendo as obras de Isaac de Oliveira com a temática (Ipês).


Objetivos:

a)   Conhecer a trajetória artística de Isaac de Oliveira e suas obras.

b)  Observar nas obras do artista os temas por ele retratados, as linhas, os movimentos, as cores e a harmonia estética que elas apresentam.

c)  Expressar-se de forma criativa fazendo releituras com pintura, recorte e colagem com materiais expressivos diferenciados.

 

Material:

a)   Tampas de pizza, papelão ou pratos de papelão, Giz de cera, Lápis de cor ou Guache, Cola branca (Acrilex), papel de seda (Seda cores) e papel crepom (Crepom Impermeável) e tesoura.










Desenvolvimento do trabalho:

- A professora Denise Domeniche Bastos, trabalhou com os alunos da Escola Estadual Prof. Henrique Ciryllo Corrêa na cidade de Campo Grande – MS, com as turmas do 3º ao 5º ano.

- Inicialmente trabalhou com o elemento visual “linha”. Mostrou as linhas de acordo com a forma, traçado e posição. Os alunos observaram as linhas desde a sala de aula, corredor, pátio da escola, árvores ao redor, etc. Cada aluno escolheu uma árvore e a desenhou, fazendo a aplicação do elemento visual estudado em sala de aula: linhas.

- Na aula seguinte a professora apresentou a biografia do pintor Isaac de Oliveira e suas obras, o destaque se deu aos ipês por ele retratados e por ser considerado um ícone do MS.

- Os alunos observaram as linhas curvas presentes no plano de fundo das obras do artista (ipês, flores, pássaros, peixes...)  como uma das marcas características do pintor. Foi feita a leitura formal e interpretativa de uma dessas obras (ipê) observando vários aspectos, mas, principalmente, as linhas já estudadas na aula anterior.

- Sobre tampa de pizza ou prato de papelão, cada aluno desenhou linhas e, por cima delas, o tronco da árvore.

- Pintaram o fundo com Giz de cera, Lápis de cor ou Guache da Acrilex. Amassaram papel de seda marrom da Novaprint e colaram sobre o desenho do tronco.

- Fizeram várias bolinhas de papel com o Crepom Impermeável da Novaprint da cor escolhida para as flores do ipê (branco, rosa, roxo ou amarelo). Colaram sobre o trabalho para fazer as flores da copa da árvore.

- Fizeram uma roda de conversa onde listaram os conteúdos trabalhados nesse projeto.

- Os trabalhos foram expostos para toda a escola onde chamou a atenção e encantou a todos pelo colorido e pela composição.

Obs: Plano de Aula publicado na Novaprint Papeis Especiais, no link “Professores”.

  

Ivete Raffa

Arte educadora e Pedagoga

iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário