Paul
Cezanne
"Paisagem - bouffan" - 1876
Paul Cézanne
nasceu na França em 1839 e morreu em 1906. Embora contrário à vocação artística
do filho, seu pai, banqueiro em Aix, permite-lhe afinal estudar pintura em
Paris, em 1861. Cézanne candidata-se à Escola de Belas Artes, mas é recusado e
volta à sua cidade. Retornará a Paris, contudo, matriculando-se no Ateliê Libre
Suisse, onde conhece Pissarro, Monet, Sisley e Renoir.
Nessa época, ele tem grande admiração por Delacroix e Courbet. Pinta uma série de obras de inspiração romântica. Insatisfeito com o tumulto da cidade e com sua pintura, volta a Aix para trabalhar no banco do pai.
"Ponte sobre o lago" - 1888
De 1864 a
1870 divide o tempo entre Aix e Paris, fazendo uma pintura empastada, por vezes
com espátula, de técnica quase brutal e, frequentemente influenciada por
Veronese e Delacroix, pela composição barroca, numa movimentação desordenada
que é o inverso de sua obra posterior, contrária aos temas grandiosos.
Após uma estada em Aix, em 1873 vai a
Auvers-sur-Oise, onde se acha Pissarro, que o encaminha para a pintura ao ar
livre do Impressionismo. Inicia-se então a verdadeira carreira do artista. A
primeira obra-prima da fase é "A casa do enforcado" (1873), seguida
de uma série admirável de naturezas-mortas, tema que, pela simplicidade de
motivos, será uma constante em sua obra.
"Vida saudável com maçãs e laranjas" - 1895
De 1874 a
1877 Cézanne participou das exposições impressionistas, mas sua real ambição
era ser aceito no famoso Salão anual, em que a crítica especializada reunia
aqueles que ela considerava como os principais artistas. Cézanne, contudo, era
sistematicamente rejeitado.
Cézanne
passa a preferir o isolamento, pintando em lugares como Medan, La Roche Guyon e
Gardanne, onde sua obra atinge a maturidade, ao incorporar a experiência
impressionista à conclusão de que a pintura é produto de uma reconstrução da natureza
feita através de um raciocínio lógico.
"Grandes banhistas" - 1900
Dedica-se, então, a reconstruir a arte dos grandes classicistas, modulando a cor em curtas pinceladas para dar a impressão do volume. Cézanne seria reconhecido pela crítica, por seus contemporâneos e pela posteridade por sua capacidade de executar uma arte que é, antes de tudo, "coisa mental", fundada em valores despidos de ornamentalismos, ao mesmo tempo que expressa o desenho e a construção rigorosa. Ele é o verdadeiro fundador da arte moderna.
"Natureza Morta - Maçãs" - 1890
Atividade: Representação da obra “Natureza morta
– Maçãs” de Paul Cezanne com diferentes materiais.
Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Paul Cezanne, as
características da sua pintura, as cores utilizadas, as paisagens, as naturezas
mortas.
b) Escolher uma obra da artista, fazer a leitura
formal e interpretativa – Sugestão “Natureza morta – Maçãs”.
c) Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com
diferentes materiais e técnicas,
partindo dela.
Sugestão 01 – “Natureza morta – Maçãs” -
Representação da obra com Papel Mache
Materiais: Papel Mache, Base Branca Acrílica para Artesanato,
Tinta Nature Colors, Guache ou Tinta Acrílica Fosca ou Tinta PVA para
Artesanato e pincel (todos os materiais da Acrilex).
Modo de
fazer:
a) Prepare o Papel Mache de acordo com as instruções
da embalagem.
b) Modele as frutas que você vê na obra.
c)
Espere
secar bem. Passe uma demão de base branca.
d)
Pinte com
uma das tintas sugeridas na lista de materiais.
e)
Represente
a obra com as frutas.
Sugestão 02 – “Natureza morta – Maçãs” –
Representação da obra com origami
Passo a passo
Materiais: papel sulfite, régua, lápis, tesoura, papel cardset verde (Novaprint), cola branca, papelão ou tela para pintura, Guache, Guache Glytter e Guache Metálico (Acrilex) (várias cores) e pincel.
Modo de fazer:
a) Pinte folhas de papel sulfite usando o Guache Metálico, Guache Glyter ou Guache comum. Utilize vermelho e amarelo. Utilize a técnica das batidinhas, manchando o papel, em alguns lugares vermelho, outros amarelos e outros a mistura das duas cores. Espere secar.
b) Corte quadrados medindo 7 x 7cm, 8,5 x 8,5cm e 10 x 10 cm. Dobre Cada quadrado seguindo os passos abaixo.
c) Cole um cabinho em cada maçã.
d) Pinte o papelão (fundo) com Guache (sugestão: Marrom e amarelo) e cole as maçãs com cola branca, para montar a composição.
Sugestão 03 – Natureza morta – Maçãs – Casinha de
abelha
Passo a passo
Material: Papel colorset vermelho e verde (Novaprint), papel de seda vermelho (Novaprint), tesoura e Cola branca.
Modo de fazer:
a) Molde – Desenhe uma maçã. Corte ao meio, esta metade será o molde para a casinha de abelha.
b) Corte o molde duas vezes no papel color set vermelho (foto 01).
c) Dobre a folha de papel de seda três vezes (foto 02).
d) Risque sobre o papel de seda dobrado o molde da meia maçã, risque quantas vezes couber e corte. Cada vez que cortar sairão oito partes de papel de seda. Separe os papéis em montinhos de oito, isso facilita o trabalho para dobrar (foto 03).
e) Dobre os montinhos, um por um. Faça três dobras. Dobre ao meio, depois ao meio e ao meio novamente, sempre perpendicular à parte reta (foto 04).
f) Separe os papéis (foto 05).
g) Passe pouquíssima cola nas bordas de uma das partes do papel color set e cole uma parte de papel de seda (foto 06).
h) Passe pouquíssima cola nos vincos ímpares, sem chegar às bordas (foto 07).
i) Faça a mesma coisa nas partes pares (foto 08). Proceda dessa forma até colar mais ou menos 60 partes de papel de seda.
g) Passe cola nas laterais do 60º papel de seda e cole o segundo papel color set por cima (foto 09). Abra para secar por vinte minutos.
h) Com prego ou vazador, faça dois furos no trabalho, distantes um centímetro da parte central da maçã (foto 10). Abra o trabalho para soltar os papéis e feche novamente.
i) Amarre a linha de bordar dando folga de um centímetro (foto 11).
j) Para manter a maçã aberta pela metade, utilize um palito de sorvetes unindo as duas partes (foto 12) ou junte as partes com clip, assim ela ficará inteira.
k) Faça goiabas e peras e monte a obra com as frutas.
Conteúdos
trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Paul Cezanne.
- Linhas,
formas, paralelas, perpendiculares, sobreposição, volume, bi e tridimensão,
composição, proporção, harmonia e planos.
Técnicas
trabalhadas:
- Modelagem
e pintura – Atividade 01
- Pintura
chapiscada e origami – Atividade 02
- Recorte
e colagem – Atividade 03
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de
Paul Cezanne, escolha uma delas (sugestão – “Natureza Morta – Maçãs”).
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas,
formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura
interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me
lembra? Qual a mensagem que o artista queria passar? etc).
- Fale sobre o artista Paul Cezanne, seu
estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, as naturezas mortas que
ele pintava, os temas que ele pintava, as técnicas, as pinceladas, a
representação dos planos, etc. Fale com as crianças sobre o Impressionismo, o
que acontecia no Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou Paul
Cezanne.
- Inspirado na obra escolhida, faça o seu
desenho e modele, pinte, dobre ou faça
uma montagem tridimensional conforme as sugestões acima.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança
mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade,
como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os
relembrados.
Dicas:
- Siga as
instruções para preparar o papel mache, pois se colocar muita água ficará mole
e será difícil modelar.
- Se sobrar
papel mache preparado, envolva-o em plástico e coloque na geladeira. Utilize-o
em até 60 dias.
- Limpe
sempre o pincel ao trocar a cor da tinta.
- Utilize
quantas cores desejar.
- Mexa bem
as tintas ou colas antes de abrir.
- Pinte
preenchendo bem os espaços.
- Limpe os
bicos e bordas das tintas ao fechar.
Observação 01: Plano de Aula divulgado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 03
Observação 02: Para saber mais leia os livros
“Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora
Rideel.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário