quarta-feira, 28 de maio de 2014

Projeto - "Copa do Mundo"

Projeto – Copa do Mundo

 
“Taça” – Romero Britto

O Campeonato Mundial de Futebol (Copa do Mundo), é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do então presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, cuja seleção da casa saiu vencedora.

Com exceção da Copa do Mundo de 1930, o torneio sempre foi realizado em duas fases. Organizada pelas confederações continentais, as eliminatórias da Copa permitem que as melhores seleções de cada continente participem da competição, que ocorre em um ou mais países-sede. O formato atual do Mundial é com trinta e duas equipes nacionais por um período de cerca de um mês.

Futebol Arte - Romero Britto"
  
Oito países são os vencedores do certame. Brasil, a única seleção a ter jogado todas as competições, mantém o recorde de vitórias com cinco edições de sucesso. É também o único proprietário permanente da Taça Jules Rimet, (posta em jogo em 1930) e ganha em definitivo pelo país que vencesse pela terceira vez o campeonato, o que se deu na competição em 1970, com Pelé, o único jogador tricampeão mundial da história.

A seleção brasileira é seguida pela Itália, com quatro troféus, um a mais que a Alemanha. A equipe que venceu a primeira edição, o Uruguai, conquistou duas vezes, como a Argentina, outro país sul-americano. Finalmente, França, Inglaterra e a atual campeã Espanha, ganharam uma Copa do Mundo cada. O Brasil e a Espanha são os únicos países que ganharam fora de seus continentes (Brasil em 1958 e 2002 e a Espanha em 2010).


O país anfitrião do Mundial é designado pela FIFA. A última edição da Copa foi realizada na África do Sul, em 2010. O Brasil foi eleito para sediar a Copa do Mundo deste ano (2014).

A Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Economicamente, a competição tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o desenvolvimento do país-sede. Instalações desportivas, incluindo os estádios, são construídos ou reformados para a ocasião. Estradas, aeroportos, hotéis e infraestrutura de um modo geral, também são melhorados para receber a competição. Entretanto, um país menos desenvolvido, de "Terceiro Mundo", pode sofrer mais que o esperado para organizar um Mundial.


“Brasil” – Romero Britto

O evento global também está presente na cultura popular, em vários filmes e documentários, e é uma oportunidade para criar canções e hinos. Jogos eletrônicos e álbuns de figurinhas dos futebolistas, por exemplo, são colocados à venda antes da Copa do Mundo e geram uma excelente oportunidade econômica.

A copa do Mundo acontecerá a partir do dia 12 de junho com a abertura no Estádio Itaquerão em São Paulo (Brasil e Croácia) e a final acontecerá no dia 13 de julho no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. No site Portal da Copa: http://bit.ly/UmzFKe vocês encontrarão os 12 cartazes que enaltecem as doze cidades onde os jogos vão acontecer (São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto alegre, Recife e Rio de Janeiro), veja o de São Paulo abaixo:


O caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado no pôster da capital paulista. A imagem reflete uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol. O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar. A cidade receberá seis jogos do Mundial de 2014, incluindo a partida de abertura, com o Brasil em campo.

Atividades: jogos e enfeites decorativos para as comemorações da Copa do Mundo.

Objetivos:
a)    Conhecer a história das Copas do Mundo, os times que vão disputar a Copa de 2014 (cultura, língua e costumes), as bandeiras desses países, os locais onde acontecerão os jogos, etc.
b)    Criar atividades (jogos e decoração) para decorar os locais onde os jogos serão assistidos de acordo com as cores dos times que estarão disputando naquele momento. Exemplo: Brasil e Argentina (alguns enfeites verde e amarelo e outros branco e azul).

1 – Jogo da Memória e Jogo da Ordem Alfabética




Material: papel colorset amarelo e preto da Novaprint, bandeirinhas dos 32 países que disputarão a Copa (todas do mesmo tamanho e duas de cada país), tesoura, cola branca e Marcador Permanente preto da Acrilex.

Modo de fazer:
a)    Imprima as bandeirinhas dos 32 países que vão disputar a Copa do Mundo.
b)    Recorte e cole sobre o papel colorset preto. Recorte deixando uma moldura de 0,3 cm.
c)    Recorte retângulos no papel colorset amarelo com 9 cm de largura por 8 cm de altura. Cole uma bandeirinha em cada retângulo e escreva o nome do país na parte inferior.

Como brincar?
Possibilidade 01 - Jogo da Memória
- Coloque todas as peças sobre a mesa embaralhadas e viradas para baixo.
- Cada criança deverá virar duas peças e ver se faz par, se não fizer devolve pra mesa e passa a vez para o próximo participante. Vencerá o aluno que fizer o maior número de pares.

Possibilidade 02 – Jogo da Ordem alfabética
- Divida a sala em dois grupos.
- Separe as bandeirinhas em dois grupos sendo que cada grupo deverá ter uma bandeirinha de cada país que vai participar do evento.
- Dê 32 bandeirinhas para cada grupo (empilhadas como um baralho de maneira que os alunos só verão a primeira bandeirinha da pilha).
- À medida que soar o apito para começar os grupos deverão desvirar as bandeirinhas e coloca-las em ordem alfabética. Vence o grupo que conseguir colocar todas as bandeirinhas em ordem alfabética primeiro.

2 – Aprendendo sequência de formas (matemática)


Material: Papel colorset, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, cola e

Modo de fazer:
a)  Com papel colorset preto, branco e laranja faça o bonequinho (bola de futebol).
b)  Corte uma tira de papel colorset verde ou azul da largura de uma régua. Cole atrás do boneco. Recorte círculos, triângulos e quadrados.
c) Para dar início à atividade proceda da seguinte forma: coloque um triângulo, um quadrado e um círculo, por exemplo, e a criança precisará fazer a mesma sequência que você fez. Faça uma nova sequência, diferente da primeira (cores, texturas ou quantidades) e peça que outro aluno repita a sequência. Proceda assim até perceber que todos os alunos entenderam a atividade. Se algum deles não conseguir, ajude-o.
Obs: Este trabalho foi sugerido pela professora Rose Cinquetti de Praia Grande - SP.


3 – Bandeirinhas decoradas





 

Material: papel colorset amarelo, Bloco Ecocores Papel que se dobra, bloco Ecocores Textura, tesoura, cola e barbante.

Modo de fazer:
a)    Recorte bandeirinhas e decore ao seu gosto. Dobre um centímetro e meio na parte superior, passe cola e o barbante para juntar as bandeirinhas.
Obs: Decore o local onde as pessoas se reunirão para assistir aos jogos.


4 – Rosáceas decorativas


Material: Bloco Ecocores 21 cores A3, Bloco Ecocores Textura A3, tesoura, cola branca e linha de bordar.

Modo de fazer:
a) Corte um retângulo medindo 15x45cm no papel Ecocores 21 cores ou Ecocores Textura.
b)  Faça marcações com distância de 1,5cm entre elas. Risque linhas paralelas. Vinque com régua e tesoura para facilitar as dobras (encoste a régua na linha e passe a ponta da tesoura).
c)   Faça uma sanfoninha. Amarre linha de bordar no meio da sanfoninha fechada.
d)   Junte as pontas dos dois lados para formar a rosácea.
e)   Corte um círculo de uma das cores da bandeira do país que você está homenageando (Brasil, por exemplo) e cole no centro da rosácea.
f)   Cole na parede ou pendure para decorar o local onde as pessoas se reúnem para assistirem aos jogos.


Conteúdos e habilidades trabalhados:
- Localização dos países, língua falada em cada um deles, bandeiras, cultura e costumes.
- Localização das cidades sedes onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo no Brasil.
- Cores, linhas, formas, bi e tridimensão, contrastes, sequência, sistema métrico, equilíbrio e estética.  
- Socialização, organização, atenção, planejamento, habilidades artísticas e coordenação viso- motora e intelectual.

Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem.

Possibilidades de trabalho:
-    Coloque o Mapa Mundi na frente da sala e, junto com os alunos localizem os 32 países que participarão da Copa do Mundo no Brasil.
-   Fale da importância desse evento para os brasileiros (o Brasil será mostrado para o mundo). No mapa do Brasil, sinalize as capitais onde os jogos vão acontecer.
-    Coloque o Globo Terrestre e assinalem nele os países que estão classificados para a Copa do Mundo no Brasil e as capitais brasileiras que sediarão os jogos.
-    Divida as crianças em grupos e peça que cada grupo pesquise sobre a língua falada em cada um desses países, os costumes, a bandeira e a cultura que possuem, por exemplo, se formou 8 grupos, cada grupo pesquisará sobre 04 países.
-  Cada grupo deverá socializar com todos o que foi pesquisado. Ao final das apresentações, todos os alunos conhecerão todos os países.
Obs: Esse trabalho poderá ser feito entre classes.
-     Faça algumas frases em português dando boas vindas às equipes que participarão da Copa no Brasil e peça às crianças que traduzam para algumas outras línguas (inglês, espanhol, japonês...).
-     Faça o Jogo da Memória com as bandeiras de todos os países e proporcione a brincadeira pra seus alunos.
-     Separe as bandeiras em dois grupos de 32 (uma de cada país). Divida a sala em dois grupos. Cada grupo deverá colocar as bandeiras em ordem alfabética. O grupo que terminar conseguir montar a ordem correta primeiro ganha a brincadeira.
-   Aproveite o tema e proponha uma brincadeira de matemática – “Aprendendo sequência com formas” onde as crianças vão trabalhar com triângulos, quadrados e círculos e colocar na sequência de acordo com o desafio proposto pela professora.
-   Faça bandeirinhas e rosáceas das cores das delegações que vão jogar e decore o pátio, os corredores e as salas da escola. Por exemplo, se o jogo for entre Uruguai e México, faça a decoração nas cores das duas equipes.
-    Ao final do projeto converse com seus alunos e peça que eles digam o que aprenderam com tudo isso, que falem da importância de terem vivido esse momento no nosso país.

Bandeirinhas para imprimir e fazer o jogo da memória e jogo da ordem alfabética.



Obs: Plano de Aula postado no site da Novaprint - www.novaprint.com.br - link "Professores".

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga





Nenhum comentário:

Postar um comentário