“Aquarela”
- Toquinho
Atividade: - Fazer uma releitura da música
“Aquarela” em quadros com as técnicas de pintura, recorte e colagem.
Objetivos:
- Desenvolver o gosto pela linguagem
poética e pelo belo.
- Cantar a música “Aquarela”.
- Produzir instrumentos musicais com
materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto
cantam.
- Refletir sobre a mensagem que está
inserida na música.
- Representar a música “Aquarela”
através de quadrinhos feitos com as técnicas de pintura, recorte e colagem
utilizando diferentes materiais plásticos.
Aquarela
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra /
M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um
sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me
dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num
pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva
Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um
lindo avião rosa e grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo,
sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um
navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo
passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega
no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que
tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer
ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um
sol amarelo (Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
“Aquarela” – criação com EVA
Materiais: Papel color set (várias cores) da
Novaprint, papel laminado prateado, cartolina branca cortada no tamanho A4, EVA
de todas as cores, Giz de cera triangular da Acrilex, Cola de EVA da Acrilex,
Crystal Cola da Acrilex (várias cores), tesoura e Marcador permanente preto e
vermelho.
Modo de fazer:
a) Separe a música em partes.
b) Desenhe as cenas que a música sugere.
c) Transfira para o EVA (parte de trás).
Recorte.
d) Cole as partes com a Cola para EVA,
sobrepondo onde houver necessidade.
e) Faça texturas com a Crystal Cola.
f) Faça o fundo de cada quadro pintando com
giz de cera triangular sobre a cartolina branca (tamanho A4) e cole os
elementos sobre eles.
g) Escreva a letra da música em partes e
intercale os trabalhos (quadros).
Conteúdos
trabalhados:
- Música e poesia.
- Canto e acompanhamento
musical.
- Instrumentos musicais
e sons por eles produzidos.
- Cores, formas,
proporção, textura, harmonia, sequencia, etc.
Técnicas trabalhadas:
- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto +
trabalhos artísticos.
Encaminhamento do trabalho:
I – Início – Apresente a letra da
música para as crianças. Peça que leiam e falem qual a mensagem que a poesia
traz.
- Coloque a música para tocar e pergunte
aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.
II - Divida a música (poesia) em
várias partes.
- Separe a classe em grupos (tantos
grupos quanto o número de separações da poesia).
- Sorteie qual grupo deverá
representar a parte x, y ou z.
- Peça às crianças que representem a
parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA.
- Peça que façam texturas com a
Crystal cola
III - Escreva cada parte em tamanho grande
e monte uma exposição. Cada texto com sua produção artística em EVA.
Observação: Para ter mais ideias leia os livros
“Comemorando e Aprendendo” I, II , III e IV de autoria de Ivete Raffa.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Aquarela
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra /
M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e
mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e
grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que
descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
Obs: Plano de aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário