Obras
de arte – Possibilidades de criação
Vincent van Gogh
"Por do Sol" - 1888
Van Gogh é considerado um dos principais representantes
da pintura mundial. Nasceu na Holanda em 1853. Teve uma irmã e um irmão (Theo). Com este
irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que
trocou com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da
vida e do trabalho do pintor.
Começou a atuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos
de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase
vinte anos, foi morar em Londres e depois em Paris, graças ao reconhecimento
que teve. Porém, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua
atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como
pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Impressionado com a vida e o
trabalho dos pobres mineiros da cidade, elaborou vários desenhos à lápis.
"O quarto" - 1888
Resolveu retornar para a cidade de Haia, em
1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura. Após receber uma
significativa influência da Escola de Haia, começou a elaborar uma série de
trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes. Neste período, suas telas
retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural
da Holanda.
O ano de 1886, foi de extrema importância
em sua carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Na nova cidade, conheceu
importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo. Recebeu uma
grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias
de suas telas.
"Os Girassóis" - 1888
Dois
anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma
região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto
que pintou várias obras com girassóis. Em Arles, fez único quadro que
conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada.
Convidou Gauguin para morar com ele no sul
da França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar um centro
artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranqüila,
porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin
retornou para Paris, Vincent entrou em depressão. Em várias ocasiões
teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi
neste período que chegou a cortar sua orelha.
"Árvore" - 1889
Seu
estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do
pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de
1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica
psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que
passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e
as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas
No mês
de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e
do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de
seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não
regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado
para um hospital, mas não resistiu, morreu três dias depois.
"Noite estrelada" - 1889
Principais obras de Van Gogh : Os comedores de batatas, A italiana, A vinha
encarnada, A casa amarela, Autorretratos, Retrato do Dr. Gachet, Girassóis,
Vista de Arles com Lírios, Noite
Estrelada, O velho moinho, Oliveiras entre outros.
|
|
Atividade: Representação de algumas obras de
Vincent van Gogh com diferentes materiais.
Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Vincent van Gogh, as
características da sua pintura, as cores utilizadas e os temas por ele retratados.
b) Escolher uma obra do artista, fazer a leitura
formal e interpretativa.
c) Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes
materiais e técnicas, partindo dela.
Atividade 01 – “Árvores e Por do sol” (desenho com giz de cera
triangular)
Material: papel branco, gramatura 120 a 180, Giz de Cera Triangular e Crystal Cola da Acrilex.
Modo de fazer:
a) Fazer um
desenho sobre o papel branco gramatura 120 a 180.
b) Pintar
com Giz de Cera Triangular da Acrilex - Técnica impressionista (risquinhos, manchas,
borrões). Com a ponta do giz vá fazendo risquinhos sobre o papel ou borrões
para ir formando o desenho.
c) Se
quiser, depois de pronto o trabalho, fazer relevos com Crystal Cola.
Atividade 02 – “Árvores” (Textura criativa)
Material: tela para pintura, Tinta Acrylic Colors (várias cores) Acrilex, Kit de Textura Criativa, Crystal Cola (várias cores) Acrilex, espátula, pratinho plástico, palito de
sorvetes e pincel.
Modo de
fazer:
a) Pinte a
tela com Tinta Acrylic Colors (fundo), utilize as cores que mais se adequarem à
sua paisagem. Coloque a tinta no pincel e molhe um pouquinho (pintura aguada).
b) Coloque
Textura criativa sobre um pratinho plástico e misture com a Tinta Acrílica até
obter a cor desejada, por exemplo, para o tronco da árvore utilizamos marrom,
portanto, coloque a textura amarela no pratinho e adicione um pouco de Tintas
Acrílica vermelha e um pouquinho de preto. Misture até ficar na cor desejada.
c) Aplique
sobre a tela com a espátula ou palito de sorvete. Para fazer o tronco.
d) Proceda
da mesma forma com a copa da árvore em tons de verde.
e) Faça o
chão, sol, enfim, todos os elementos da obra e, para finalizar, faça relevos
com a Crystal Cola da Acrilex.
Atividade 03 – “Noite estrelada” (Obra em
continuidade)
Material: tela para pintura, Tinta Acrylic Colors da Acrilex, Xerox colorido da obra “Noite
estrelada” de Van Gogh, Cola bastão Acrilex, Crystal Cola Acrilex e pincel.
Modo de fazer:
a) Cole a
obra sobre a tela num canto, no meio, parte superior, inferior, onde achar
melhor. Utilize a Cola bastão Acrilex.
b) Pinte o
restante da tela dando continuidade à obra. Para isso utilize a Tinta Acrylic Colors.
c) Depois de
pronta a sua obra, faça texturas, relevos com a Crystal Cola.
Conteúdos
trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Van Gogh.
- Linhas,
formas, paralelas, perpendiculares, sobreposição, volume, texturas, bi e
tridimensão, composição, proporção, harmonia e planos.
Técnicas
trabalhadas:
- Pintura
impressionista com giz de cera – Atividade 01
- Pintura
aguada e Pintura com espátula – Atividade 02
- Colagem
e Pintura em continuidade com relevo – Atividade 03
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de
Vincen van Gogh, escolha uma delas (sugestão – “Árvores” ou “Noite estrelada”).
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas,
formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa
da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a
mensagem traz a obra, etc).
- Fale sobre o artista Vincent van Gogh, seu
estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, os girassóis, as árvores,
os campos que tanto foram retratados por ele. Converse sobre as técnicas
utilizadas por ele e como a pintura de Van Gogh foi se modificando do início de
sua carreira até o final dela.
- Fale com as crianças sobre o Impressionismo, o
que acontecia no Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou Van Gogh.
- Inspirado na obra escolhida, faça o seu
desenho e pinte conforme as sugestões acima ou crie outras possibilidades.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança
mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da
atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos
e quais os relembrados.
Dicas:
- Para
trabalhar com a Textura criativa, é importante utilizar a espátula ou palitos
de sorvete. Terminando de usar é necessário limpar a espátula para que possa
ser utilizada posteriormente.
- Para se
obter outras cores na textura criativa utilize um pratinho e misture com palito
de sorvetes.
- As sobras
de Textura criativa devem ser guardadas em potinhos fechados.
- Lave os
pincéis, seque e guarde para utilizá-lo na próxima atividade.
- Agite bem
as tintas antes de abrir.
- Depois de
utilizar as tintas, limpe os bicos ou as bordas e tampe bem.
Observação 01: Os trabalhos das atividades 01 e 03 foram feitos pelas professoras da Rede Municipal de Paraguaçú Paulista em curso de capacitação em Novembro de 2010.
Observação 02 : Plano de aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - edição 04.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga / Cursos de Capacitação para professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário