Gravar, imprimir....
deixar marcas
O homem
desde a pré história sente a necessidade de registrar sua história e para isso
utilizava as pedras, as cavernas e outros lugares para fazer desenhos e contar
sua história. Com o passar do tempo, os desenhos foram dando lugar aos símbolos
(escrita) e foram registrando a história dos povos.
Com a
invenção do papel pelos chineses, apareceram os copistas, isto é, um texto era
escrito em um papel e os copistas, reproduziam o mesmo texto quantas vezes fossem
necessárias. Com as
mudanças culturais no século XV havia a necessidade de uma reprodução mais
rápida e em maior quantidade. Gutemberg inventou a prensa com tipos móveis
(letras, números). De lá pra cá convivemos cada dia com mais tecnologia para enfrentar
a rapidez do progresso e da globalização.
Vamos
conhecer um pouco de impressão, gravura, xilogravura, isogravura, etc.
Gravura é um meio de expressão
que sempre ocupou lugar de destaque na produção da maioria dos artistas, pois
possui características sem equivalência em outras modalidades artísticas. Suas
operações sofisticadas e a invenção dos métodos de imprimir e das próprias prensas,
fizeram do ofício do artista gravador um misto de gênio da criação, com
engenheiro e alquimista. Não é difícil imaginar as dificuldades de produção de
uma gravura em Metal, ou Litografia em épocas que eram iluminadas a fogo, num
tempo em que a carroça e o cavalo eram os transportes mais comuns nas grandes
cidades, e que nada se sabia sobre plástico ou nem se imaginava a possibilidade
de comprar uma lixadeira elétrica na loja de ferragens.
A Arte da gravura exigia conhecimentos que iam muito além do seu próprio universo. E igualmente, sua penetração na sociedade nada tinha de comum com o que hoje observamos, daí seu alto valor como técnica e conhecimento dentro das atividades humanas num mundo pré-industrial.
“Carro de boi” – J.
Borges
A
gravura serviu de laboratório para grandes idéias e para veicular ideais com
maior facilidade, criando interação entre camadas distintas da sociedade.
Impressão é a tarefa ou atividade de transferir
para um suporte material (madeira, tecido, plástico, acetato, azulejo ou parede) um determinado
conteúdo ou conjunto de signos (desenhos, letras, palavras ou figuras) com o
objetivo de registro ou comunicação. A
partir de sua descoberta foi possível vir a público fotografias, jornais,
revistas, livros, documentos, entre outros.
Xilogravura de José da Costa Leite
Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza a
madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou
outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. É uma
técnica em que se entalha na madeira com a ajuda de um instrumento cortante a
figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida, usa-se o rolo de
borrar embebido em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do
processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnada
com a tinta, revelando a figura.
As
xilogravuras no Brasil acontecem em profusão no Norte e Nordeste por conta dos
livrinhos de Literatura de Cordel.
Linoleogravura é a técnica de gravura semelhante a xilogravura.
A diferença é que na xilogravura utilizamos madeira e na linoleogravura utilizamos
o linóleo que é uma espécie de borracha grossa, geralmente utilizada para
cobrir piso.
Isogravuras feitas pelos alunos do 7º ano - Col. de Aplicação João XXIII - Juiz de Fora - MG
Tema - "Circo"
Isogravura é a técnica de gravura onde
utilizamos as bandejas de isopor como base, papéis e tintas variadas, assim
como inúmeros materiais de aprofundamento (lápis, palito de churrasco, caneta,
arame, clip e outros). Essa técnica é muito utilizada nas escolas pelo efeito
que produz e pelo baixo custo.
Serigrafia é a modalidade de
impressão em tecido, plástico, vidro, cerâmica e madeira em larga escala,
principalmente para fins comerciais. Também conhecida com silk-screen (estamparia),
consiste em fazer uma matriz em tela de nylon (espécie de peneira) que será
desenhada através de tinta opaca ou acetato e trabalhada com tinta especial
para serigrafia. Onde está a tinta opaca ou o acetato, a tinta não passa
(vaza), onde a tela está sem proteção a tinta passa, formando o desenho na
camiseta, vidro, etc.
Impressão por objetos ou coisas é a modalidade de impressão onde passamos tinta em alguma coisa ou objeto e imprimimos sobre o papel, tecido, parede. Exemplo acima: impressão com folha e com rolinho de papel higiênico.
Impressão com dedos - Passamos a tinta no dedo e imprimimos o dedo sobre uma base. Depois de seco, com a ajuda de canetinhas damos formas de animais, árvores, flores, etc.
Impressão com mãos - Passamos tinta em toda a palma da mão ou na lateral (mão fechada) e imprimimos sobre uma base.
Impressão com carimbos - Passamos tinta no carimbo e imprimimos sobre a base.
Impressão abstrata - Passamos tinta num dos lados de uma régua, lateral do papelão, boca de copo, etc e vamos imprimindo sobre uma base aleatoriamente , montando assim uma composição abstrata.
Fonte: "Artes Plásticas –
Primeiros Passos" – Autoras: Ivete Raffa e Márcia Regina da Silva – Editora Rideel
Aviso: Nas edições anteriores foram abordadas as Modalidades: Desenho (1), Recorte e Colagem (2). Nas seguintes serão abordadas
as demais Modalidades das Artes Plásticas: Bi e Tridimensão (4) e Pintura (5).
Obs: Texto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 16.
Obs: Texto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 16.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Livros e Cursos para
professores
Adorei!!!
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