Artes plásticas –
Modalidade 01 – DESENHO
O que é o desenho?
A primeira
manifestação da escrita humana é o desenho e é também, a primeira forma usada
pela criança para se expressar. Ela começa a rabiscar e dar significados aos rabiscos (garatujas). É através das garatujas que as crianças registram o mundo, enxergam a
vida e expressam o que sentem.
À medida que a
criança inicia a alfabetização começa a se sentir insegura para desenhar, pois
é cobrado dela que os desenhos sejam bonitos e parecidos com a realidade, na
maioria das vezes os desenhos que ela faz não são valorizados. A impressão que
se dá é que as crianças chegam na escola sabendo desenhar, pintar, recortar,
colar... E não é isso que acontece, ela chega na escola sem saber ler,
escrever, somar, subtrair, multiplicar, dividir, desenhar, pintar, recortar e tantas outras coisas. É na escola que ela vai aprender, se desenvolver, se desinibir, experimentar, enfim, formar seu conhecimento, um pouquinho por dia.
Quando os pais
querem desenhos bonitos, pastas lotadas de atividades (geralmente papéis
xerocados e pintados), é preciso fazer uma reunião e dizer aos pais que elas
vão aprender a desenhar e pintar aos poucos e que tudo isso é um processo que
envolve observação, experimentação, desafios, disposição, etc.
Muitas crianças
começam a se sentir inibidos e, se puderem, “fogem” de desenhar. As
professoras, por se sentirem inseguras, não saberem desenhar ou quererem
desenhos “bonitos”, não desafiam seus alunos. Dão desenhos mimeografados ou xerocados que
bloqueiam a criatividade da criança a tal ponto que é comum ver crianças com 7
ou 8 anos dizerem “não sei desenhar...” e vão seguindo dessa forma até se
tornarem adultos.
É muito importante
que a criança se expresse em todas as modalidades artísticas e, desenhar, é a
maneira de expressar suas emoções graficamente. Através do desenho livre, a
criança desenvolve noções de espaço, tempo, quantidade, sequência,
apropriando-se do próprio conhecimento e do conhecimento que o cerca,
aprendendo a respeitar seu próprio ritmo. Assim sendo, o professor tem extrema
importância nesse processo.
A criança,
inicialmente, se comunica através dos desenhos, uma vez que ainda não sabe usar
a escrita convencional. Aos poucos, a criança vai coordenando os movimentos do
braço e da mão ao segurar o lápis e riscar o papel. Ela percebe que essa atividade
dá muito prazer a ela e começa a dar significado aos rabiscos, que
futuramente terão formatos mais reais.
Os
desenhos precisam e devem ser sempre valorizados pelos educadores e a
importância dessa valorização deve ser compreendida e compartilhada pelos pais.
Fases do desenvolvimento artístico:
a) Garatujas – Desenhos realizados pelas crianças de
0 a 4 anos. A criança demonstra extremo prazer ao desenhar. A figura humana é
inexistente ou pode aparecer de maneira imaginária. A cor tem papel secundário,
aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente.
A
criança entre 2 e 4 anos começa a atribuir significados aos desenhos e diz:
“esse é meu pai, minha mãe, um carro, meu amigo....”.
b) Idade pré esquemática – Desenhos realizados por crianças
entre 4 e 7 anos. Nessa fase adquire maior domínio e revela intenções claras no
ato de desenhar, começa a ter bom controle muscular, o que possibilita manejar
os instrumentos para o desenho. Aparecem as primeiras relações espaciais. A
figura humana aparece com muita desproporção, isto é, cabeças enormes, corpo
pequeno ou braços pequenos e mãos enormes ou corpo pequeno e pernas enormes.
Ainda não relaciona as cores com a realidade, utiliza-as dependendo do estado
emocional.
c) Idade esquemática – Dos 7 aos 10 anos. Nesta fase as crianças começam
a definir os espaços, desenham a linha de base. Possuem um conceito definido
com a figura humana e a desenham com proporcionalidade e detalhes. Nessa idade
as crianças relacionam as cores aos objetos, mas em alguns casos as cores
aparecem ressaltando a parte emocional pela qual estão passando. Nesta idade é
muito comum as crianças fazerem desenhos estereotipados ou reproduzirem
desenhos prontos (cópias).
Materiais utilizados para se desenhar:
a) Lápis
preto
b) Lápis
de cor
c) Giz
de cera
d) Pintura a dedo
e) Carvão
f) Canetinhas
g) Cola branca e giz de cera
h) Cola branca e barbante
i) Tinta dimensional ou Crystal cola (desenhar com o bico) e outros
d) Pintura a dedo
e) Carvão
f) Canetinhas
g) Cola branca e giz de cera
h) Cola branca e barbante
i) Tinta dimensional ou Crystal cola (desenhar com o bico) e outros
Sugestões de atividades de desenho:
a) Desenho livre – A criança desenha o que quer.
b) Desenho
de observação – A criança observa um objeto, paisagem, etc. e desenha.
c) Desenho
pela sugestão do traço – Todas as crianças recebem o mesmo traço e, a partir
dele, criará seu próprio desenho. Os resultados serão bem diferentes.
d) Desenho
de completar – A criança recebe uma parte do desenho e deverá completá-lo.
e) Desenho
- Ditado visual – A professora descreve o desenho ou obra escolhida e, sem
mostrar a imagem, descreve todos os detalhes vagarosamente. As crianças
produzirão a imagem que imaginaram.
f) Desenho
da figura humana – A criança observará um colega e deverá desenhá-lo.
g) Desenho
em positivo e negativo – Desenhar sobre uma folha de papel branca ou colorida
um coração, por exemplo. Numa outra folha passa-se carvão preenchendo-a toda,
em seguida, com uma borracha ou lápis borracha fazer o desenho.
h) Desenho
com cola branca e giz de cera – Desenhar sobre uma folha de papel branco com a
cola branca (utilizar o bico de saída como se fosse um lápis), esperar secar.
Passar o giz de cera deitado. À medida que se passa o giz de cera o desenho
aparece.
a) Desenho livre – A criança desenha o que quer.
i) Desenho raspado - giz de cera e tinta nanquim.
Fonte: Artes Plásticas –
Primeiros Passos – Autoras: Ivete Raffa e Márcia Regina da Silva – Editora
Giracor
Aviso: Nas
edições seguintes serão abordadas as demais Modalidades das Artes Plásticas:
Recorte e Colagem, Impressão, Bi e Tridimensão e Pintura.
Obs: Texto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 14.
Ivete Raffa
Arte educadora e
pedagoga
Cursos de capacitação
de professores e Livros pedagógicos
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