Emiliano
Di Cavalcanti
"Cinco moças de Guaratinguetá" - 1930
Emiliano
Di Cavalcanti nasceu em 1897, no Rio de Janeiro. Quando seu pai morreu em 1914, Di Cavalcanti começa a trabalhar fazendo
ilustrações para a revista Fon-Fon. Em 1916,
transferiu-se para São
Paulo, ingressou na Faculdade de
Direito do Largo de São Francisco. Seguiu fazendo ilustrações e começou a pintar. O
jovem Di Cavalcanti frequentou o atelier do impressionista George
Fischer Elpons e tornou-se amigo de Mário
e Oswald
de Andrade.
Entre
11 e 18 de
fevereiro de 1922 idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, criando para essa ocasião as peças
promocionais do evento: catálogo e programa. Faz sua primeira viagem à Europa
em 1923, permanecendo em Paris até
1925. Expos em diversas cidades: Londres,
Berlim, Bruxelas, Amsterdã e Paris. Conheceu Picasso, Léger, Matisse, Eric Satie, Jean
Cocteau e
outros intelectuais franceses. Retornou ao Brasil em 1926 e ingressou no
Partido Comunista. Seguiu fazendo ilustrações. Fez nova viagem a Paris e criou os
painéis de decoração do Teatro
João Caetano no Rio de Janeiro.
"Mural" - 1942
Os
anos 30 encontram um Di Cavalcanti imerso em dúvidas quanto à sua liberdade
como homem, artista e dogmas partidários. Sofreu sua primeira prisão em 1932
durante a Revolução Paulista. Casou-se com a pintora Noêmia Mourão. Publicou o álbum A Realidade Brasileira,
série de doze desenhos satirizando o militarismo da época. Em 1936 escondeu-se na Ilha de Paquetá e foi preso
com Noêmia. Libertado por amigos, seguiu para Paris, lá permaneceu até 1940. Em
1937 recebeu medalha de ouro com a decoração do Pavilhão da Companhia
Franco-Brasileira, na Exposição de Arte Técnica, em Paris.
Com a
iminência da Segunda Guerra deixou Paris e retornou ao Brasil, fixando-se em
São Paulo. Um lote de mais de quarenta obras despachadas da Europa não chegaram
ao destino, extraviando-se. Passou a combater abertamente o abstracionismo através de
conferências e artigos. Em 1947 participou com Anita Malfatti e Lasar
Segall do júri de premiação de
pintura do Grupo dos 19. Seguiu criticando o abstracionismo.
Foi
convidado e participaou da I Bienal de São Paulo, 1951. Fez uma doação generosa
ao Museu de Arte Moderna de São Paulo, constituída de mais de
quinhentos desenhos. Recebeu a láurea de melhor pintor nacional na II Bienal de
São Paulo, prêmio dividido com Alfredo Volpi.
Em 1956 participou
da Bienal de Veneza e recebeu o I Prêmio da Mostra Internacional de Arte Sacra
de Trieste. Recebeu proposta de Oscar Niemeyer para a
criação de imagens para tapeçaria a ser instalada no Palácio
da Alvorada; também pintou as estações para a Via-sacra da catedral
de Brasília.
Participou
de exposições no México, Argentina, Paraguai, Uruguai, Moscou e França entre
outros.
A
modelo Marina Montini era a musa da década. Em 1971 o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou retrospectiva de
sua obra e ele recebeu o prêmio da Associação Brasileira dos Críticos de
Arte. Comemorou seus 75 anos no Rio de Janeiro, em seu apartamento
do Catete.
A Universidade Federal da Bahia outorgou-lhe o título de Doutor
Honoris Causa. Fez exposição de obras recentes na Bolsa de Arte e
sua pintura Cinco Moças de Guaratinguetá foi reproduzida em selo.
Casou-se quatro vezes e faleceu aos 79 anos no Rio de Janeiro.
Atividades: Peixes com recorte e colagem, peixes
modelados com papel mache e massinha, peixes com pintura.
Objetivos:
a) Conhecer a
vida e as obras de Di Cavalcanti observando as cores, as linhas, a
simplificação das formas e os temas retratados nas suas obras.
b) Inspirar-se
nas obras de Aldemir Martins e criar novas obras com diferentes materiais.
Atividade 01 – O fundo do mar
Material: tela, Papel Mache, Primer, Tinta
Acrílica, Super cola pano, Crystal cola, Cola branca (Acrilex), tecido de
algodão, tesoura, cordinha, cola quente e grampeador.
Modo de fazer:
a) Prepare o
Papel Mache de acordo com as instruções da embalagem. Modele diferentes tipos
de peixes. Espere secar.
b)
Passe
Primer nos peixes e, depois de seco, pinte com Tinta Acrílica.
c)
Encape a
tela com tecido de algodão. Recorte outros tecidos e cole com a Super cola pano
na parte inferior da tela.
d)
Cole os
peixes sobre a tela. Com Crystal Cola faça detalhes (bolhas, linhas).
e)
Para
finalizar, cole cordinha nas laterais para fazer uma moldura.
Atividade 02 – Peixe na caixinha redonda
Atividade desenvolvida pela arte educadora – Glória
Tomazzi
Atividade 02 – Peixe na caixinha redonda
Material: caixinha de MDF redonda, Base Branca Acrílica para Artesanato, Tinta
Acrílica azul anil e azul claro, Tinta Mosaico branca, Crystal cola preta,
vermelha e tons de azul, olho móvel.
Modo de fazer:
a)
Passe a
Base Branca Acrílica para Artesanato na caixa.
b) Pinte a
parte inferior da caixinha com Tinta Acrílica azul anil. Pinte a tampa com
Tinta Acrílica azul claro.
c) Desenhe
um peixe na tampa da caixinha. Contorne-o com a Crystal cola preta. Dentro do
peixe faça várias linhas com Tinta Mosaico branca. Espere secar.
d) Pinte os
espaços entre as linhas com a Crystal cola em tons de azul (Metálica, Glitter e
Jelly. Fora do peixe complete com Tinta Mosaico branca.
e)
Cole o
olho móvel.
Atividade 03 – Peixes com Massinha Soft
Material: Tinta Acrílica, Cola branca, Massinha Soft, Crystal Cola (Acrilex), olhos móveis,
pincel, Ecotela (Novaprint) ou tampa de caixa de sapatos.
Modo de fazer:
a) Com Tinta
Acrílica pinte a Ecotela ou a tampa da caixa de sapatos. Utilize a técnica das
batidinhas, isto é, coloque gotas de tinta sobre a base, vá batendo e
misturando na própria base.
b)
Faça
algas com Crystal cola.
c)
Modele os
peixes e as pedras com Massinha Soft. Cole sobre a tela.
d)
Finalize
colando os olhinhos móveis.
Atividade 04 – Pescados
Material: Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), Cola branca, Crystal cola (Acrilex), olhos móveis, tesoura, fio
de nylon e varinha de pescar.
Modo de fazer:
a)
Faça o
desenho de um peixe (corpo, barbatanas, rabo). Recorte em papel colorido, cada
parte de uma cor. Cole as partes.
b)
Faça
texturas com Crystal cola. Cole os olhos móveis.
c)
Cole ou
amarre o fio de nylon. Junte-os numa fieira e amarre na ponta da varinha de
pescar.
Atividade 05 – Peixe espada
Material: bolsa de lona, brim branco,
Caneta Acrylpen preta, Tinta Dimensional preta, Super cola pano (Acrilex), tesoura
Modo de fazer:
a) Desenhe
um peixe no brim branco. Com a Caneta Acrylpen preta faça texturas diferentes
no corpo, rabo e barbatanas. Recorte.
b) Com a
Super cola pano, cole o peixe na frente da bolsa de lona. Cole os demais
elementos da composição (pedras, algas, chão).
c) Com a Tinta
dimensional preta, contorne as pedras, algas, chão e peixe.
Desenvolvimento dos trabalhos:
-
Inicialmente peça aos alunos que, em grupos, pesquisem sobre Di Cavalcanti na
sala de computação da escola ou em casa. Socializem.
-
Converse sobre o Modernismo, movimento que o influenciou no início de sua
carreira e a importância dele na Semana de 22.
-
Converse sobre o tipo de obra que Di Cavalcanti realizou, a preferência pelas mulatas e por
retratar peixes.
-
Peça aos alunos que observem os diferentes tipos de peixes que existem, como
acontece a procriação, pra que servem (decoração, alimentação, iscas, etc).
-
Trabalhe interdisciplinarmente desenvolvendo conteúdos de matemática, ciências,
história, geografia e português.
-
Sugira que desenhem peixes das mais diferentes maneiras. Escolham alguns
desenhos, transfiram para o tecido, papel, caixa de madeira e pintem. Os peixes
podem ser modelados também com Papel Machê (atividade 01) ou Massinha Soft
(Atividade 03).
-
Ao final dos trabalhos, converse com os alunos sobre tudo o que aprenderam com
esse estudo.
Conteúdos trabalhados:
- Di
Cavalcanti – vida, obras e estilo
-
Leitura formal, interpretativa, releitura
- Linhas,
formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume e harmonia.
Possibilidades
de trabalho
- Artes
– História da Arte e todos os conteúdos das artes plásticas.
-
Matemática – Tamanho, peso e situações problema.
-
História – Movimento modernista no Brasil.
-
Português – textos verbais e não verbais.
-
Ciências – peixes (valor nutritivo, procriação, espécies).
-
Geografia – Peixes (espécies) por continentes.
Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 14.
Obs: Plano de Aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 14.
Ivete
Raffa
Arte educadora e pedagoga
Olá !
ResponderExcluirPassei para deixar um grande abraço e para ver as novidades
maravilhosas que tem neste blog.