sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Projeto - "A Arca de Noé"

A Arca de Noé


Diz a história que Deus sentiu-se desgostoso por ver a maldade dos homens e resolveu inundar a Terra. Reconhecendo que Noé era um homem bom e justo, chamou-o e pediu que construísse uma grande arca onde coubesse ele, a mulher, os filhos, casais de animais de todas as espécies e alimentos para todos.

Explicou que choveria 40 dias e 40 noites e só se salvariam os ocupantes da arca.
Sendo assim, Noé construiu a arca, entrou com sua família e logo foi seguido pelos animais domésticos, répteis, aves e outros.



A arca flutuou nas águas que cresceram, engrossaram e subiram muito acima da terra, cobrindo até os montes mais altos. Quando parou de chover, a inundação manteve-se mais de cem dias. Depois, pouco a pouco, o nível das águas começou a baixar e a arca pousou no Monte Ararat, no nordeste da Turquia. 

Noé olhou pela janela, soltou um corvo e este não regressou, então soltou uma pomba. A pomba regressou à arca com uma folha de oliveira no bico.


Noé concluiu que Deus fizera as pazes com os homens. Pouco depois ouviu:
- “Sai da arca com a tua família e com todos os animais. Crescei, multiplicai-vos e enchei a Terra...”

Deus garantiu-lhe que não haveria mais dilúvios e, para assinalar essa aliança, fez surgir um arco de luz entre o céu e a terra. Prometeu que sempre que cobrisse o céu de nuvens, lá estaria o Arco-Íris.


Objetivos
a) Propor às crianças o conhecimento da história bíblica de Noé e dos animais.
b) Conhecer os álbuns musicais de Vinicius de Moraes – A Arca de Noé 1 e 2 (músicas infantis).
c) Trabalhar valores morais e éticos. Trabalhar as diferenças.
d) Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza.
e) Reconhecer as diferenças que existem entre os animais, como se alimentam, como vivem, como se reproduzem, etc.


Atividade 01 – Arca de Noé


Material: Papel Cardset (várias cores), Bloco Ecocores Textura Visual, Ecocores 21 cores (Novaprint), Cola branca, Big Canetas Hidrográficas, Crystal Cola Relevo preta (Acrilex), gliter (vermelho e azul) e tesoura.

Modo de fazer:
a) Junte papel cardset laranja para fazer a base da arca. Sobre ela cole retângulos de papel “Ecocores 21 cores” marrom. Cole uma folha A3 de papel “Ecocores Textura” vermelho de bolinhas brancas sobre a base. O telhado da Arca é feito com papel “Ecocores 21 cores” marrom claro com papel Cardset vermelho e gliter (recorte a moldura do telhado, passe cola branca e jogue gliter vermelho por cima, espere secar e cole sobre o papel marrom claro).
b) Animais – Recorte os animais (pescoço, cara, orelhas, olhos, etc). Cole as partes. Faça as manchas da pele dos animais com as Big Canetas Hidrográficas. Faça a boca com Crystal Cola Relevo preta. Cole os animais na arca.
c) Recorte as ondas do mar no papel Cardset azul, passe cola branca e jogue gliter azul. Depois de seco, cole na parte inferior da arca.

  
Atividade 01 – Arca de Noé - Dedoches


Material: Coleção Ecocores 21 cores, Textura, Cola Branca, Big Canetas Hidrográficas e tesoura.

Modo de fazer:

Arca – Recorte a base da arca no papel Ecocores 21 cores marrom. Faça as tábuas com a Big Caneta Hidrográfica preta. Faça o corpo da arca com papel Ecocores vermelho e o telhado com Ecocores Textura vermelho xadrez.

Noé – Utilize os papéis Ecocores 21 cores e Textura em tons de azul para fazer as roupas de Noé. Utilize rosa para o rosto e branco para bigodes e barba.

Animais – Recorte um retângulo de papel Ecocores medindo 8 cm de largura por 6 cm de altura. Cole numa das laterais de maneira que fique um rolinho que se encaixa no dedo da criança. Utilize os papéis Ecocores 21 cores e Textura, recorte as partes das cabeças dos animais, cole-as sobrepondo. Faça os detalhes com Big Caneta Hidrográfica preta e cole olhos móveis para finalizar.
Utilize os dedoches para recontar a história da Arca de Noé.






  
Sugestão de trabalho
a) Coloque os CDs de Vinicius de Moraes para seus alunos ouvirem. Conversem sobre os animais que aparecem nas músicas de Vinicius.
b) Proponha aos alunos que cantem as músicas.
c) Converse com eles sobre a história da Arca de Noé e fale da sugestão que Deus deu para Noé para que construísse a arca e nela colocasse casais de animais.
d) Fale sobre a chuva, sua formação, a preservação do meio ambiente para o equilíbrio do ecossistema.
e) Fale sobre os valores e sentimentos que estão embutidos nesta história.
f) Peça que pesquisem sobre os animais (cada dupla escolherá uma música de Vinicius e pesquisará sobre o animal): a alimentação, local onde vivem, como se reproduzem, a convivência entre eles, etc. Socializem o que pesquisaram.
g) Cada dupla representará com papéis o animal estudado (casal). A Arca será feita pela professora, assim como Noé.
h) Depois do painel montado socializem tudo o que aprenderam com os pais, funcionários da escola e crianças de outras salas. Aproveitem para cantar as músicas de Vinicius para apresentar os animais.
i)      Obs: Os alunos poderão fazer os dedoches e, com eles, contar a história da Arca de Noé aos demais alunos da escola.


Créditos
- Painel – Sugestão das profs. Jahurys Burin Borrasca (Artes), Marlene Rodrigues e Raquel Casoti (PEB I) de Mariápolis – SP.
- Dedoches – Sugestão da professora Rosemeire Cinquetti de Praia Grande – SP.

Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga



Nenhum comentário:

Postar um comentário