A ARTE
E A CIÊNCIA
O
artista e o cientista
Existe uma grande similaridade entre
o artista e o cientista. Ambos realizam o mesmo exercício básico, que é a
criação.
Quando um pintor realiza reproduções
(cópias) de grandes mestres da pintura, destinadas à decoração, mesmo que as
fazendo perfeitas e absolutamente fiéis aos originais, não deverão ser
consideradas obras de arte, por não exibirem o aspecto de criação. O pintor tem
habilidades que lhe permitem copiar tal qual o original, mas não consegue
criar.
Um artífice reproduz o que o cientista
criou, podemos dizer que o cientista foi quem inventou a Penicilina e o
artífice a fabrica.
"Demoiselles d'Avignon" - 1907 - Pablo Picasso
Analisando e
comparando vida e obra de Albert Einstein e do pintor Pablo Picasso, os maiores
representantes de suas respectivas áreas no século XX, percebemos que o trabalho mais importante da carreira de
cada um deles aconteceu no ano de 1905. Neste ano, Einstein publicou a Teoria
da Relatividade, e Picasso começou a pintura de “Les Demoiselles d´Avignon”.
A primeira década
do século XX, época inovadora, de mudanças, quase parecida com Renascença, poetas
e rebeldes questionavam o conhecimento tradicional na arquitetura, arte e física.
Einstein e Picasso foram motivados por isso. Estavam na casa dos 20 anos, eram
rebeldes, pobres e viviam à procura de novidades.
Einstein era funcionário público, conseguiu um
emprego no escritório de patentes graças à indicação de um amigo, porque não
havia sido tão brilhante na universidade. Em 1904, casou-se com uma ex-colega
de universidade, Mileva Maric. Tiveram o primeiro filho e passavam por
dificuldades financeiras, mas apesar de tudo isso entre 1902 a 1909 teve seus
período mais criativo.
Já Picasso morava
em Paris, e embora seu talento tenha sido reconhecido quase imediatamente, seus
admiradores eram seus amigos escritores, entre eles Guillaume Flammarion, e não
outros pintores. Seu ateliê era no pico da região de Montmartre, na capital
francesa, local onde até hoje é o refúgio de pintores da Europa.
Pensando na
criatividade de Picasso e Einstein, podemos refletir que no momento da
criatividade não há barreira entre ciência e arte.
Os físicos,
naquela época, faziam distinção entre ondas e partículas. Einstein achava que
duas formas de medida eram redundantes, ele não considerava estética esta dupla
possibilidade. Na mesma época, Picasso também buscava uma nova estética, que
começou com “Les Demoiselles d´Avignon”, quadro concluído em 1907. Já nesta
obra, há uma mulher cujo rosto já tem as marcas do cubismo.
A preocupação dele
em fazer um quadro não era menor que a de um cientista em sua pesquisa. Picasso
faz pesquisa a respeito de novas criações tecnológicas, como o avião, o telégrafo,
automóvel e a fotografia, mas foi na matemática que descobriu a geometria multifuncional e começou
a fazer uma série de experiências geométricas na pintura, buscando maneiras de
desenvolver a 4ª dimensão na tela. Ele descobriu que a geometria era o conceito
certo para a expressão de sua arte.
Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga
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