Obras
de Arte – Gustavo Rosa
Gustavo Rosa nasceu em São Paulo em dezembro de 1946. Pintor, desenhista e gravador é considerado um dos artistas mais criativos de sua geração. Ele não segue nenhuma tendência e também não pertence a uma escola ou movimento específico. Seus traços são conhecidos pela originalidade e pela linguagem própria.
Criou uma obra
pessoal com personagens de um inesgotável humor caricatural. Seu trabalho chama
atenção pela variedade de cores, formas geométricas e personagens caricatos,
tornando suas pinturas expressivas e marcantes.
O artista é uma das figuras mais destacadas no campo das artes visuais brasileiras, um destaque que ele conquistou com sua pintura lúdica, irônica, agressiva e mentalmente lúcida. Com um design singelo e pragmático ele cria as suas figuras lapidares, agressivamente recortadas, impertinentemente simplificadas, irônicas e brincalhonas, produtos de um humor gozador de todas as fraquezas humanas. Suas obras são recheadas de críticas, porém, esta crítica não é maldosa, não é destruidora, não é negativa, embora trata-se de uma autêntica crítica.
O artista plástico Gustavo Rosa abandonou a atividade publicitária em 1967 para dedicar-se exclusivamente à pintura. Realizou a sua primeira exposição individual na Galeria Alberto Bonfiglioli em 1970. Estudou gravura em 1974 com o norte americano Rudy Pozzati no Museu de Arte Brasileira.
Em 1994 lançou uma grife com o seu nome em Nova Iorque. Em 1998 passou a desenvolver capas para cadernos para a Tilibra. Fez exposição da sua obra em vários países.
Em 2005 inaugurou o “Estúdio Gustavo Rosa” seu próprio espaço de trabalho e exibições no Jardim Paulista em São Paulo. Recebeu vários prêmios, expôs e participou de eventos em cidades do Brasil e fora dele como Nova York, Los Angeles, Massachusetts, Tel-Aviv, Lisboa, Berlim, Hamburgo, Tóquio, Barcelona e Paris.
Sua obra é alegre e bem humorada, por isso Gustavo Rosa é constantemente convidado por inúmeras empresas e instituições para, com sua arte, alavancar produtos e projetos.
De modo geral
todos seus trabalhos trazem um registro humorado do cotidiano. Entre os temas
abordados, destacam-se naturezas mortas, paisagens, composições com figuras
singelas e lúdicas de animais, mulheres e homens que louvam as formas e as dinâmicas
da humanidade, mas que, ao mesmo tempo, manifestam uma crítica social delicada,
sutil e velada que ora reverencia personagens ilustres ora assume um tom
sarcástico ao decodificar os sinais de nossa cultura.
Fontes: site – www.gustavorosa.com.br
e www.dikopataka.com.br
Atividades – Releituras de Gustavo Rosa
A proposta é refazer
as obras de Gustavo Rosa com diferentes materiais e técnicas, possibilitando ao
professor que as aulas sejam mais ricas e diversificadas e que possam
desenvolver atividades simples que agreguem conhecimento.
01 – Releitura – “Passarinho”
Material: tela, Tinta Acrílica (várias cores), Marcador permanente preto, Textura criativa amarela (854) e laranja (855) transparente, pincel ref. 054 – nº 08 e espátula ou palito de sorvete.
Modo de
fazer:
a) - Faça o
desenho do passarinho na tela com seus próprios traços.
b) - Pinte
cada parte do pássaro de uma cor utilizando as Tintas Acrílicas.
c) - Com a
ajuda de uma espátula ou um palito de sorvete, espalhe a Textura Criativa
amarela transparente no restante da tela. Em algumas partes espalhe a Textura
Criativa laranja, misturando-a à textura amarela.
d) - Depois de seco, contorne as partes do pássaro com Marcador permanente preto.
Releitura desenvolvida
pela prof. Simone Klumpp - S. Miguel Paulista
02 – Releitura – Passarinho
Material: bandeja de isopor redonda ou tampa de pizza, Base branca acrílica para artesanato, Tinta acrílica (várias cores), Big Canetas Hidrográficas, Cola branca, Verniz Acrilfix, cascas de ovos, pincel ref.054 nº 08.
Modo de
fazer:
a) - Pinte
a bandeja de isopor ou a tampa de pizza com a Base branca acrílica para
artesanato. Espere secar.
b) - Desenhe
o pássaro na bandeja ou tampa de pizza centralizando-o.
c) - Pinte
o fundo com Tinta Acrílica bege e azul (técnica das batidinhas ou pinceladas).
d) - Pinte
cada parte do pássaro de uma cor. Quebre as cascas de ovos (brancos) e cole os
pedacinhos sobre o pássaro.
e) - Com
as Big Canetas Hidrográficas pinte as cascas de ovos.
f) - Borrife o verniz Acrilfix sobre o trabalho para impermeabilizar.
Releitura desenvolvida
pela prof. Simone Klumpp - S. Miguel
Paulista
03 – Releitura – Pássaros
Material: Papel mache, Base branca acrílica para artesanato, Guache, Tinta Acrílica ou Tinta Plástica, Crystal cola, Marcador permanente preto, pedaços de madeira, fio para pendurar, Cola quente e palitos de dentes ou churrasco.
Modo de
fazer:
a) - Prepare
numa bacia o Papel mache seguindo as instruções da embalagem.
b) - Modele
as partes do pássaro (corpo, cabeça, bico, asas e rabo). Junte as partes ainda
úmidas com palitos de dentes ou de churrasco.
c) - Faça
um furo na asa superior para passar o fio que sustentará o pássaro.
d) - Passe
uma demão de Base branca acrílica para artesanato.
e) - Pinte
o pássaro, cada parte de uma cor.
f) - Faça
algumas texturas com Crystal cola.
g) - Com
o Marcador permanente preto faça a carinha do passarinho.
h) - Cole,
com cola quente, um pedaço de madeira (sustentação do passarinho).
i) - Passe o fio pela asa do passarinho para pendurar e montar o móbile.
Releitura desenvolvida
pela prof. Simone Klumpp - S. Miguel Paulista
04 – Releitura – Cachorro
Material: tela para pintura, papelão Paraná, palitos de sorvete, Tinta guache, Tinta Acrílica, Big Canetas Hidrográficas, pincel ref. 054 nº 08 e tesoura.
Modo de
fazer:
a) - Pinte
a tela com guache ou tinta acrílica (fundo).
b) - Faça
o desenho do cachorro, corpo e cabeça, no papelão Paraná. Recorte. Pinte com
guache. Dê acabamento com Big Canetas Hidrográficas.
c) - Pinte
os palitos de sorvete (rabo e patas). Quebre os ao meio e cole por trás do
corpo do cachorro.
d) - Cole um pedaço de papelão grosso entre a tela e o cachorro, ele ficará em alto relevo.
Releitura desenvolvida pela prof. Silnara Franco de São Paulo
Atividades: Releituras das obras de Gustavo Rosa com diferentes materiais e técnicas.
Objetivos:
a) Conhecer
a vida, as obras, as fases de Gustavo Rosa, seu estilo e os temas por ele
desenvolvidos.
b)
Refletir
sobre a arte contemporânea os costumes sociais e a cultura atual.
c)
Reler as
obras do artista com diferentes materiais e técnicas.
Desenvolvimento
dos trabalhos
-
Pergunte aos seus alunos se conhecem as obras de Gustavo Rosa.
-
Proponha que pesquisem sobre o pintor, suas fases, o tipo de obras e cores que
ele utiliza na elaboração de suas obras.
-
Fale sobre a arte contemporânea (texto de apoio abaixo). Peça às crianças que
pesquisem sobre o assunto e promova uma roda de conversa onde eles contem o que
aprenderam sobre o assunto.
-
Escolha uma obra de Gustavo Rosa e faça, juntamente com os alunos, a leitura
formal e interpretativa dela.
-
Peça que façam releituras com diferentes materiais e técnicas.
-
Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o
desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos
conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
Conteúdos trabalhados:
- Gustavo
Rosa – vida, obras, fases e estilo.
-
Arte contemporânea.
-
Leitura formal, interpretativa e releitura de obra de arte.
-
Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume,
harmonia, etc.
Técnicas
trabalhadas / Materiais:
-
Atividade 01 – “Passarinho” / Pintura em tela com textura / Textura criativa,
Tinta Acrílica e Marcador permanente.
-
Atividade 02 – “Passarinho” / Pintura e colagem / Tinta acrílica, Big Canetas
Hidrográficas, Verniz Acrilfix.
-
Atividade 03 – “Passarinho” – Pintura e Modelagem / Papel mache, Guache, Tinta
Acrílica ou Tinta Plástica e Cristal cola.
-
Atividade 04 – “Cachorro” / Pintura sobreposta / Tinta guache, Tinta Acrílica,
Big Canetas Hidrográficas.
Arte contemporânea (texto de
apoio)
É um período
artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando
surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes tão diferentes. Sendo a arte transcendente,
para um determinado movimento surgir é muito provável que surge antes na sociedade.
A arte começa
a incorporar ao seu repertório questionamentos bem diferentes das rupturas
propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas.
Este período
evidencia-se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objetos
tornam-se, quase subitamente, aerodinâmicas, alusivas ao espaço, com forte
recorrência ao brilho do vinil. Na década de 70 a arte contemporânea é um conceito a ter em conta. Surge, enfim a Op Art, baseada na «geometrização» da arte, Pop Art, (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein) baseada nos ícones da época, no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte
erudita.
A partir de
meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida
naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX.
A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos70,
quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço
transformam globalmente os seres humanos.
Entre os movimentos mais célebres estão a Op Art, Videoarte, a Happening, a Fluxus, a Pop Art, o Expressionismo Abstrato, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Arte a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafiti e inspirada basicamente na geração hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.
Observação - Plano de Aula publicado no site da Acrilex Tintas Especiais - link "Educadores", pasta: "Obras de Arte"
Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga
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