Obras
de Arte – Pablo Picasso
O artista Pablo Picasso nasceu em Málaga na
Espanha em 1881. Fez seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou muito
na França. Desde muito pequeno já se destacava quando desenhava. Expressou-se
em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e
cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do
século XX.
Suas obras podem ser divididas em várias
fases, de acordo com a valorização de certas cores. A Fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de
azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos
marginalizados pela sociedade. Pintou a solidão, a morte e o abandono.
Ao se apaixonar por Fernande Olivier suas pinturas mudam de azul para rosa, inaugurando a Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Nas suas pinturas retrata bastante o mundo do circo, pinta acrobatas, dançarinos e arlequins.
Recebe influência do artista Cézanne e
desenvolve o estilo artístico conhecido como Cubismo. O marco inicial deste período é a obra “Les Demoiselles
d'Avignon” (1907), cuja característica principal é a decomposição da realidade
humana.
Obs: Abordaremos melhor o Cubismo
nas próximas edições.
Entre o começo e o fim
da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica. Além disso, sua dedicação à arte escultórica era
esporádica. Cabeça de Búfalo, Metamorfose é um grande exemplo de seu
trabalho com esse meio. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a partir de junção de diferentes materiais.
Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola (1936-1939),
pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao
expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da
cidade de Guernica.
Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos
quadros retomando as temáticas do início de sua carreira. Neste período, passa
a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e
cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros
artistas famosos (releituras): O “Almoço Sobre a Relva” de Manet e “As Meninas”
do artista plástico Velázquez, são exemplos
deste período.
Já com 87 anos, Picasso realiza diversas
gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida,
aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o
teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo.
Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.
D. Quixote
Livro escrito por Miguel de Cervantes e conta que o protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico.
As
figuras de D. Quixote, de Sancho Pança e do cavalo de Dom Quixote, Rocinante, rapidamente conquistaram a imaginação popular. No
entanto, os críticos contemporâneos da obra não a levaram tão a sério como as
gerações posteriores.
Dom Quixote provou ser uma notável fonte de inspiração para os criadores em outros campos artísticos. Desde o século XVII que se têm realizado peças de teatro, óperas, composições musicais e bailados baseados no Dom Quixote. No século XX, o cinema, a televisão e os cartoons inspiraram-se igualmente nesta obra. Dom Quixote inspirou ainda artistas como William Hogarth, Francisco Goya, Honoré Daumier e Pablo Picasso.
Atividades: Pinturas que representam a obra “D. Quixote”, utilizando diferentes materiais.
Objetivos:
a)
Conhecer a
vida, as obras e as fases de Pablo Picasso, seu estilo e os temas por ele
desenvolvidos.
b)
Inspirar-se
nas obras desse artista e criar novas obras com diferentes materiais.
c)
Conhecer
a história do livro “D. Quixote” de Miguel de Cervantes, conhecer a obra
inspirada nessa obra, feita por Pablo Picasso e refazê-la com diferentes
materiais, diferentes paisagens, etc.
Desenvolvimento dos trabalhos
-
Pergunte aos seus alunos se conhecem Pablo Picasso.
-
Proponha que pesquisem sobre o pintor, suas fases, o tipo de obras e cores que
ele utilizava na elaboração de suas obras.
-
Fale a importância desse pintor, precursor do cubismo no mundo. Mostre as obras
e diga, que nesse momento, trabalharão com a obra “D. Quixote” (não mostre a
obra ainda para os alunos).
-
Fale do livro de Miguel de Cervantes “D. Quixote”. Conte a história para os
seus alunos.
-
Proponha às crianças que encenem situações que lembrem as passagens da obra D.
Quixote.
-
Mostre às crianças a obra “D. Quixote” feita por Picasso em 1955. Pergunte a
elas o que vêem na obra (tipos de linhas, cores, formas, etc). Que sentimento vem à tona ao ver a obra de
Picasso?
-
Proponha que criem um cenário (campo, cidade, estrada, outros), pode ser
pintura, recorte e colagem, etc. e, sobre ele, pinte “D. Quixote e Sancho
Pança”.
- Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
Conteúdos trabalhados
- Picasso
– vida, obras, fases e estilo
-
Leitura formal, interpretativa e releitura de obra de arte.
-
Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume,
harmonia, bi e tridimensionalidade.
Técnicas trabalhadas / Materiais
-
Atividade 01 – “D. Quixote” – Pintura aquarelada – Lápis aquarelável + Big
Canetas Hidrográficas
-
Atividade 02 – “D. Quixote” – Pintura com Guache respingado – Guache
-
Atividade 03 – “D. Quixote e Sancho Pança” – Pintura em contraste – Guache
Glitter + Marcador permanente
- Atividade 04 – “D. Quixote e Sancho Pança” – Pintura sobre juta – Crystal cola
Possibilidades
de trabalho interdisciplinar
- Artes
– História da Arte e todos os conteúdos das artes plásticas.
-
Teatro – Representação / Improvisação
-
Língua portuguesa – Conhecimento do livro “D. Quixote” – Miguel de Cervantes
Atividades – sugestões
01 – D. Quixote e Sancho Pança – Pintura sobre aquarela
Material: Lápis de cor Aquarelável, Big Canetas Hidrográgicas, cola branca ou transparente, cotonete, água, papel color set preto, cartolina branca, régua e tesoura.
Modo de
fazer:
a) - Pinte
o céu com Lápis de cor Aquarelável. Passe o cotonete molhado em água para
aquarelar a pintura. Espere secar.
b) - Com
a Big Caneta Hidrocor preta, pinte sobre a aquarela o desenho de d. Quixote e
Sancho Pança.
c) - Faça
uma moldura no papel color set preto e cole sobre o trabalho para finalizar e
deixar com bom acabamento.
02 – D. Quixote – Pintura com guache
respingado
Material: Guache, cola branca, escova de dentes, cartolina branca, papel color set preto, tesoura, régua, pratinho plástico e desenho da obra “Don Quixote e Sancho Pança”.
Modo de
fazer:
a) - Risque
a obra ou parte dela sobre uma cartolina, recorte.
b) - Coloque
o recorte sobre a cartolina.
c) - Coloque
guache num pratinho plástico da cor que escolher. Passe a escova de dentes
sobre o guache e, com os dedos, vá espirrando sobre a cartolina.
d) - Espere
secar e retire a cartolina recortada com os personagens da obra. Onde o recorte
estava ficará branco, mostrando o desenho de D. Quixote.
e) - Faça
uma moldura com o papel color set preto e a régua. Recorte e cole sobre o
trabalho.
03 – D. Quixote e Sancho Pança – Pintura
em contraste
Material: Guache Glitter, Marcador permanente preto, Cola branca, pincel, régua, papel color set preto e cartolina branca.
Modo de
fazer:
a) - Recorte
um retângulo de cartolina branca. Nele, pinte uma paisagem com o Guache Glitter
(técnica das batidinhas). Espere secar.
b) - Transfira
o desenho de D. Quixote e Sancho Pança sobre a paisagem. Pinte com Marcador
permanente preto.
c) - Faça uma moldura para dar melhor acabamento.
04 – D. Quixote e Sancho Pança – Pintura
sobre juta
Material: Crystal cola preta, juta, papelão, desenho da obra em cartolina branca, papel color set preto, tesoura e cola branca.
Modo de
fazer:
a) - Recorte
um retângulo de papelão. Encape com color set preto.
b) - Cole
o desenho da obra que esta na cartolina branca sobre o color set preto,
deixando uma moldura dos lados.
c) - Encape
com juta.
d) - Pinte
a obra com a Crystal cola preta. Faça pespontos com a Crystal cola para dar
acabamento.
Observação – Este plano de aula foi
publicado no site da Acrilex – Tintas Especiais – no link Educadores, na pasta
“Obras de Arte”.
Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário