quarta-feira, 7 de abril de 2021

Obras de Arte - Joan Miró

 Obras de Arte - Joan Miró

Miró nasceu em Barcelona em 1893. Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali. Em 1919 visitou Paris onde foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovistas e dadaístas.

Miró foi pressionado a estudar em cursos que capacitassem a trabalhar com o comércio. O resultado dessa pressão é que o jovem Miró acabou por desistir de estudar, foi trabalhar no comércio e teve uma profunda depressão, necessitando de tratamento de saúde.

Miró voltou a sua paixão, a arte. Foi classificado como surrealista mas a sua linguagem era dotada de uma simplicidade mais infantil que não caracteriza exatamente os surrealistas.

A mente de Miró mostrou-se muito criativa ao longo de sua vida. Durantes os seus estudos de arte, por orientação de seus professores, treinava desenhar objetos que conhecia apenas através do tato. De olhos vendados, lhe era dado um objeto e depois então o desenhava para libertar-se da aparência real das coisas. Também treinava pintando paisagens gravadas na mente. 

Na pintura “O Carnaval de Arlequim” – 1924, inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente, sem profundezas das questões surrealistas.

Em 1928 foi para a Holanda onde produziu várias obras, uma delas “Interiores Holandeses”, depois produziu murais e, mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura.

Miró alternou fases de grandes dificuldades financeiras e fases de prosperidade, mas aos poucos foi afirmando-se como um dos artistas mais inovadores do mundo. Suas obras são repletas de linhas, pontos, símbolos e formas irregulares. No final de sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a utilização do preto e branco, muita vezes com a tinta escorrida sobre as telas.

Morreu em 1983 em Palma de Mallorca, na Espanha.

Fonte – “Fazendo Arte com os Mestres” – vol II – Autora – Ivete Raffa


Sugestões de atividades inspiradas em Joan Miró


Atividade 01 – Releitura da obra “O Jardim” – Papel color set fluorescente


Trabalhos desenvolvidos por professores na Papelaria Ruby de São Paulo.

Material: tampa de pizza, papel color set preto e fluorescente, cola branca, tesoura e Crystal cola Brilliant e Glitter da Acrilex.

Modo de fazer:

a)  Cole um círculo de papel color set preto ou fluorescente sobre uma tampa de pizza.

b)  Observe a obra “O Jardim” de Miró, escolha alguns elementos e recorte no papel color set preto ou fluorescente, isto é, se colou o círculo preto sobre o papelão, recorte os elementos no color set fluorescente. Se fez o círculo no papel fluorescente, recorte os elementos no color set preto.

c)  Cole os elementos sobre o círculo.

d)  Faça os acabamentos (pontos, linhas e contornos) com as Crystal cola da Acrilex Brilliant preta ou Glitter prata.


Atividade 02 – Criando no estilo de Miró - Ecotela



Material: Ecotela, Big Caneta Hidrográfica preta da Acrilex, Tinta Acrylic Colors preta e Crystal cola preta, pincel e cola branca.

Modo de fazer:

a)  Observe as obras de Miró e faça o desenho na parte interna da Ecotela ou externa.

b)  Pinte o desenho com a Big Caneta Hidrográfica preta e dê acabamento com a Crystal cola Brilliant preta.

c)  Pinte a parte externa da Ecotela com a Tinta Acrylic Colors preta. Deixe secar.

d)  Monte a Ecotela seguindo os passos na embalagem.


Atividade 03 – Bandeirinhas decoradas com Miró – Ecocores 21 cores


Material: Bloco de papel Ecocores 21 cores, barbante, Crystal cola Brilliant preta da Acrilex e tesoura.

Modo de fazer:

a)  Crie um molde para as bandeirinhas. Risque-o nas folhas de papel Ecocores 21 cores. Recorte.

b) Obseve as obras de Miró e, com Crystal cola Brilliant preta, crie o seu desenho inspirado no estilo do artista.

c)  Dobre a parte superior da bandeirinha, coloque o barbante na dobra e passe cola branca.

d)  Depois de seco, monte uma composição utilizando as bandeirinhas coloridas.


Atividade 04 – Caixinha de MDF – Miró – Ecocores Textura

Material: caixinha de MDF, papel Ecocores Textura, Tinta PVA, Crystal cola Brilliant preta da Acrilex, pincel, tesoura.

Modo de fazer:

a)  Escolha uma cor de Tinta PVA que combine com o papel escolhido (tom sobe tom ou contraste). Pinte a caixinha e a tampa.

b)  Recorte um quadrado no papel Ecocores Textura e cole sobre a tampinha.

c) Com Crystal cola Brilliant preta faça um desenho no estilo de Miró sobre o papel Ecocores Textura.

d)  Decore as laterais da caixinha com o papel Ecocores Textura e Cristal cola Brilliant preta..


Trabalhando em sala de aula com Joan Miró


Atividades: Criações artísticas inspiradas nas obras de Joan Miró.

 

Objetivos:

a)  Conhecer a vida, as obras e o estilo de Joan Miró

b)  Inspirar-se nas obras de Joan Miró e criar as próprias obras utilizando técnicas e materiais diferenciados.  


Conteúdos trabalhados:

- Vida e obras de Joan Miró

- Modernismo no Brasil e Antropofagia

- Leitura formal, interpretativa e releituras.

- Cores, linhas, formas, bi e tridimensão, ângulos, sobreposição, textura visual e equilíbrio.  


Técnicas trabalhadas: pintura, recorte e colagem.


Possibilidades de trabalho:

-   Peça aos alunos que pesquisem sobre Joan Miró.

-   Na aula seguinte, diga para socializarem o que encontraram sobre a artista.

- Mostre algumas obras do artista. Peça que coloquem em ordem cronológica e conversem sobre as fases do artista.

-  Separe os alunos em duplas. Um de cada dupla ficará com os olhos vendados. O aluno que está com os olhos abertos entregará um objeto ao colega que manuseará bastante. Depois, esconda os objetos e peça às crianças que tirem as vendas. Diga para desenharem o objeto que tocaram. Faça a mesma coisa com o outro aluno da dupla mas não se esqueça de trocar os objetos.

-    Escolha uma obra e faça, com as crianças, a leitura formal:

a)    Quais as cores vocês veem na obra?

b)    Quais as linhas? As formas?

c)    Existem planos?

d)    Os elementos são proporcionais?

e)    Você visualiza texturas na obra?

f)    Existe sobreposição?

 

-    Na mesma obra faça a leitura interpretativa:

a) Pergunte aos alunos qual o título eles acham que tem a obra. Os desenhos evidenciam o tema ou existe dificuldade para identificar?

b)  Que sentimentos e sensações a obra traz?

c)  É uma obra agradável aos seus olhos?

 

-   Depois desse trabalho, inspirados em Miró, proponha aos seus alunos que façam a própria obra, inserindo o desenho que fizeram do objeto. Sugira as ideias acima.

-    Coloque as obras juntas e converse com os alunos sobre elas.

a)   Qual foi o percurso desde a pesquisa até a criação da obra?

b)   Qual foi a sensação de tocar o objeto com os olhos vendados e depois desenhá-lo.

c)   O que relembramos?

d)   O que aprendemos de novo?

e)   Qual a importância desse pintor para o cenário artístico mundial?

Ivete  Raffa

Arte educadora e pedagoga

iveteraffa@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário