Obras de Arte - Joan Miró
Miró nasceu em Barcelona em 1893. Cursou
a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali. Em 1919 visitou
Paris onde foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovistas e
dadaístas.
Miró foi pressionado a estudar em cursos
que capacitassem a trabalhar com o comércio. O resultado dessa pressão é que o
jovem Miró acabou por desistir de estudar, foi trabalhar no comércio e teve uma
profunda depressão, necessitando de tratamento de saúde.
Miró voltou a sua paixão, a arte. Foi classificado
como surrealista mas a sua linguagem era dotada de uma simplicidade mais
infantil que não caracteriza exatamente os surrealistas.
A mente de Miró mostrou-se muito criativa ao longo de sua vida. Durantes os seus estudos de arte, por orientação de seus professores, treinava desenhar objetos que conhecia apenas através do tato. De olhos vendados, lhe era dado um objeto e depois então o desenhava para libertar-se da aparência real das coisas. Também treinava pintando paisagens gravadas na mente.
Na pintura “O Carnaval de Arlequim” –
1924, inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente,
sem profundezas das questões surrealistas.
Em 1928 foi para a Holanda onde produziu
várias obras, uma delas “Interiores Holandeses”, depois produziu murais e, mais
tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura.
Miró alternou fases de grandes
dificuldades financeiras e fases de prosperidade, mas aos poucos foi
afirmando-se como um dos artistas mais inovadores do mundo. Suas obras são
repletas de linhas, pontos, símbolos e formas irregulares. No final de sua vida
reduziu os elementos de sua linguagem artística a utilização do preto e branco,
muita vezes com a tinta escorrida sobre as telas.
Morreu em 1983 em Palma de Mallorca, na
Espanha.
Fonte – “Fazendo Arte com os Mestres” – vol II – Autora – Ivete Raffa
Sugestões
de atividades inspiradas em Joan Miró
Atividade 01 – Releitura da obra “O Jardim” – Papel color set fluorescente
Trabalhos desenvolvidos
por professores na Papelaria Ruby de São Paulo.
Material: tampa de pizza, papel color
set preto e fluorescente, cola branca, tesoura e Crystal cola Brilliant e
Glitter da Acrilex.
Modo de fazer:
a) Cole um círculo de papel
color set preto ou fluorescente sobre uma tampa de pizza.
b) Observe a obra “O Jardim”
de Miró, escolha alguns elementos e recorte no papel color set preto ou
fluorescente, isto é, se colou o círculo preto sobre o papelão, recorte os
elementos no color set fluorescente. Se fez o círculo no papel fluorescente,
recorte os elementos no color set preto.
c) Cole os elementos sobre o
círculo.
d) Faça os acabamentos
(pontos, linhas e contornos) com as Crystal cola da Acrilex Brilliant preta ou
Glitter prata.
Atividade
02 – Criando no estilo de Miró - Ecotela
Material: Ecotela, Big Caneta Hidrográfica preta da Acrilex, Tinta Acrylic Colors preta e Crystal cola preta, pincel e cola branca.
Modo
de fazer:
a) Observe as obras de Miró e
faça o desenho na parte interna da Ecotela ou externa.
b) Pinte o desenho com a Big
Caneta Hidrográfica preta e dê acabamento com a Crystal cola Brilliant preta.
c) Pinte a parte externa da
Ecotela com a Tinta Acrylic Colors preta. Deixe secar.
d) Monte a Ecotela seguindo
os passos na embalagem.
Atividade
03 – Bandeirinhas decoradas com Miró – Ecocores 21 cores
Material: Bloco de papel Ecocores 21 cores, barbante, Crystal cola Brilliant preta da Acrilex e tesoura.
Modo
de fazer:
a) Crie um molde para as
bandeirinhas. Risque-o nas folhas de papel Ecocores 21 cores. Recorte.
b) Obseve as obras de Miró e,
com Crystal cola Brilliant preta, crie o seu desenho inspirado no estilo do
artista.
c) Dobre a parte superior da
bandeirinha, coloque o barbante na dobra e passe cola branca.
d) Depois de seco, monte uma
composição utilizando as bandeirinhas coloridas.
Atividade
04 – Caixinha de MDF – Miró – Ecocores Textura
Material: caixinha de MDF, papel Ecocores Textura, Tinta PVA, Crystal cola Brilliant preta da Acrilex, pincel, tesoura.
Modo
de fazer:
a) Escolha uma cor de Tinta
PVA que combine com o papel escolhido (tom sobe tom ou contraste). Pinte a
caixinha e a tampa.
b) Recorte um quadrado no
papel Ecocores Textura e cole sobre a tampinha.
c) Com Crystal cola Brilliant
preta faça um desenho no estilo de Miró sobre o papel Ecocores Textura.
d) Decore as laterais da
caixinha com o papel Ecocores Textura e Cristal cola Brilliant preta..
Trabalhando em sala de aula com Joan Miró
Atividades:
Criações artísticas inspiradas nas obras de Joan Miró.
Objetivos:
a) Conhecer a vida, as obras e o estilo de Joan Miró
b) Inspirar-se nas obras de Joan
Miró e criar as próprias obras utilizando técnicas e materiais diferenciados.
Conteúdos
trabalhados:
-
Vida e obras de Joan Miró
-
Modernismo no Brasil e Antropofagia
-
Leitura formal, interpretativa e releituras.
-
Cores, linhas, formas, bi e tridimensão, ângulos, sobreposição, textura visual
e equilíbrio.
Técnicas
trabalhadas:
pintura, recorte e colagem.
Possibilidades
de trabalho:
- Peça aos alunos que pesquisem sobre Joan Miró.
- Na aula seguinte, diga para socializarem o que encontraram sobre a artista.
- Mostre algumas obras do artista. Peça que coloquem em ordem cronológica e conversem sobre as fases do artista.
- Separe os alunos em duplas. Um de cada dupla ficará com os olhos vendados. O aluno que está com os olhos abertos entregará um objeto ao colega que manuseará bastante. Depois, esconda os objetos e peça às crianças que tirem as vendas. Diga para desenharem o objeto que tocaram. Faça a mesma coisa com o outro aluno da dupla mas não se esqueça de trocar os objetos.
- Escolha
uma obra e faça, com as crianças, a leitura formal:
a)
Quais as cores vocês veem
na obra?
b)
Quais as linhas? As
formas?
c)
Existem planos?
d)
Os elementos são
proporcionais?
e)
Você visualiza texturas na
obra?
f)
Existe sobreposição?
- Na
mesma obra faça a leitura interpretativa:
a) Pergunte aos alunos qual o
título eles acham que tem a obra. Os desenhos evidenciam o tema ou existe
dificuldade para identificar?
b) Que sentimentos e
sensações a obra traz?
c) É uma obra agradável aos
seus olhos?
- Depois desse trabalho, inspirados em Miró, proponha aos seus alunos que façam a própria obra, inserindo o desenho que fizeram do objeto. Sugira as ideias acima.
- Coloque
as obras juntas e converse com os alunos sobre elas.
a) Qual foi o percurso desde
a pesquisa até a criação da obra?
b) Qual foi a sensação de
tocar o objeto com os olhos vendados e depois desenhá-lo.
c) O que relembramos?
d) O que aprendemos de novo?
e) Qual a importância desse pintor para o cenário artístico mundial?
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário