sábado, 15 de maio de 2021

Projeto - Histórias em Quadrinhos

Projeto - “Histórias em Quadrinhos”  

 

I – A história das Histórias em Quadrinhos

A história em quadrinhos é uma forma de expressão própria dos tempos modernos e do desenvolvimento dos meios de comunicação em massa. É um meio de comunicação que combina texto e desenho e usa códigos específicos de fácil compreensão.

Temos notícias que as primeiras HQs apareceram em 1.895 num jornal norte americano e a partir de então surgiram inúmeros personagens como: Os sobrinhos do capitão (1987), Tarzan (1929), Popeye (1929), Superman (1938), Flash Gordon (1939), Batman (1939) e outros.

São famosos e conhecidos no mundo todo os personagens de Walt Disney, Mickey, Pato Donald, Tio Patinhas, etc.

 

II – Os quadrinhos no Brasil

Atualmente, em todo o mundo são publicadas inúmeras histórias em quadrinhos em revistas que conhecemos no Brasil pelo nome de gibis.

No Brasil, o personagem “Pererê”, criado por Ziraldo na década de 60 fez muito sucesso, mas os personagens da “Turma da Mônica”, criados por Maurício de Souza (Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Bidú e outros), invadem nossos lares e divertem nossas crianças.

Uma das razões do sucesso das HQs está relacionada com a identificação dos leitores com os personagens. Eles realizam os sonhos e as aspirações de todos através de histórias que reproduzem a vida e o modo de ser das pessoas. 

III – A linguagem das HQs


a)     O que é uma HQ?

A História em Quadrinhos é uma narração gráfica, feita em uma série de quadros a partir do roteiro. Apresenta cenas com diálogos ou não, mostrando a sequência das ações dos personagens.

Antes de começar a desenhar é preciso conhecer bem o assunto sobre o squal se vai trabalhar. A partir do texto ou roteiro, o desenhista reúne informações necessárias para desenhar os personagens, tipos de roupas, o lugar e a época que vivem.


b) A capa da HQ

A capa contém, em destaque, o nome do gibi, o nome do autor e da editora. Traz uma ilustração relacionada com o personagem principal e as histórias que estão sendo apresentadas.

 

c) Os títulos

O nome dos gibis e os títulos das histórias são desenhadas geralmente em letra de forma, com detalhes que lembram os personagens ou o assunto da história.


d) O roteiro

Para criar uma HQ, inicia-se pelo roteiro. É necessário fazer um resumo da história e das falas dos personagens, dos fatos e dos lugares onde eles vivem. Os profissionais que se ocupam dessa tarefa chamam-se argumentistas.

 


e) O desenho

A partir do roteiro, os desenhistas lançam as imagens. Para isso, colocam a sua imaginação e o seu conhecimento para dar vida à história.  Para criar os personagens, os desenhistas lançam mão de muitos recursos, como por exemplo, a observação de pessoas em diferentes posições e com diferentes expressões fisionômicas.

 

f) Os balões

O balão é uma forma oval que contém o texto escrito indicando a pessoa que fala. Além do balão também é utilizada a cartela, que é um retângulo alongado dentro do quadrinho, contendo um texto narrativo, explicando algum fato ou descrevendo uma situação.

A forma das letras deve ser adequada para expressar as diferentes situações. Assim, letras grossas podem sugerir raiva ou espantos, letras miúdas, medo ou timidez.

Outro recurso muito empregado são as onomatopeias, que são expressões que se relacionam com determinados sons. As onomatopoeias podem ser substituídas ou complementadas por desenhos. Por exemplo: raios, cobras e caveiras são utilizadas no lugar de palavrões e as estrelas representam a sensação de dor.


g) O acabamento

O arte-finalista é um profissional que faz o acabamento dos desenhos, reforçando os contornos com traços mais grossos ou mais finos de tinta preta.

Os coloristas escolhem as cores e dão o toque final aos desenhos da história.

 

h) Ideias interessantes

As HQs podem ser feitas através de desenho em pb, desenho colorido, desenho misto (pb e colorido), em colagem, pintura ou tridimensionais onde cada montagem é um quadrinho e a sequência forma a HQ.

(fonte de pesquisa – Livro “Educação Artística” – 4ª série – Ed. Módulo)

 

Atividade - Confeccionar personagens com as embalagens de tintas, colas, guaches, etc e, com eles, criar Histórias em Quadrinhos.

 

Objetivos

- Proporcionar às crianças o conhecimento dos gibis e dos elementos indispensáveis para se obter uma HQ.

- Através de um tema proposto e, conhecendo as expressões fisionômicas (Edição 07 da seção “Educadores” – item “Projetos”), criar personagens com as características próprias para a montagem da História em Quadrinhos.

 

III - Montando uma História em Quadrinhos com embalagens vazias (sucata)

Material: embalagens vazias de tintas, colas, guaches, e outras da Acrilex, Primer, Tinta Acrílica fosca, Massinha Soft (várias cores), Crystal cola (várias cores, inclusive preta), Super cola pano, Cola branca, Tinta Confetti, Marcador permanente vermelho, feltro, lã, fitilhos, pincel e tesoura.

Modo de fazer:

a) Escolhidas as embalagens, passe duas demãos de Primer e espere secar.

b) Prepare a Tinta Acrílica da cor do personagem que for fazer. Passe a tinta sobre a embalagem já impermeabilizada com o Primer. Espere secar.

c) Faça os cabelinhos com Massinha soft, lã ou fitilho e cole na parte superior da embalagem.

d) Corte um retângulo de feltro e encape o boneco. Cole na parte de trás com a Super cola pano.

e) Descore a roupa do boneco com Crystal cola ou Tinta Confetti.

f)  Com Crystal cola preta faça os olhos, sobrancelhas e nariz.

g) Com o marcador permanente desenhe a boca do boneco.

h) Com todos os bonecos prontos, crie sua historinha.

IV - Apresentação dos personagens



V - Apresentação da História em Quadrinhos – “Aceitando as diferenças”
















Conteúdos trabalhados

- História em Quadrinhos

- Desenvolvimento da criatividade, da leitura e da escrita.

- Desenho, cores, linhas, formas, proporção, textura, sobreposição, volume, tridimensão, continuidade.


Técnicas trabalhadas

- Pintura e modelagem

- Desenho, recorte e colagem.

- Montagem tridimensional.

 

Encaminhamento do trabalho

I - Início

– Peça às crianças que tragam gibis para a escola.

- Escolha uma HQ e leia para as crianças.

- Peça que contem a história que ouviram. Separe com as crianças, o início, o meio e o final da história.

- Fale sobre os elementos de uma História em Quadrinhos: o título, os balões, os personagens, as cores, o fundo que ambienta a história, as onomatopeias, etc.

 

II – Criação de uma HQ e seus personagens.

- Reúna os alunos em grupos e peça que pensem numa história. Eles deverão escrever a história e em seguida criar os personagens que fazem parte da HQ que criaram. Para isso, deverão utilizar as embalagens vazias dos produtos Acrilex (tintas, guaches, colas, etc).

- Criar os cenários que ambientarão a HQ.

- Montar a HQ com no mínimo 7 ou 8 quadrinhos.

Obs: Esse trabalho poderá ser feito junto com a professora de Português e de Informática, o resultado será muito mais rico e haverá maior aprendizagem.

 

III – Compartilhar a HQ

- Peça que mostrem a HQ que criaram para todos os alunos.

 

IV – Reflexão

- Conversem sobre tudo que aprenderam desde os elementos necessários para se compor uma HQ, a confecção dos personagens com sucata, até a junção deles na montagem da história.

 

Observação: Para ter mais ideias leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II , III e IV  e “Artes – primeiros passos” de autoria de Ivete Raffa pela Editora Giracor.

 Plano de Aula postado no site www.acrilex.com.br no link "Educadores - Pasta: Projetos.

Ivete Raffa

Arte Educadora e Pedagoga

iveteraffa@uol.com.br 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário