Projeto: “Máscaras”
As
máscaras têm origem na pintura corporal de rituais primitivos, sendo seu uso
adotado desde os tempos pré-históricos. Usá-la pode significar deixar de lado
uma personalidade cotidiana para assumir as qualidades do ser que ela
representa. Essa intenção explica o mais antigo registro de sua existência,
encontrado na caverna de Lascaux, na França, em desenhos feitos nas paredes
mostrando homens mascarados com cabeças de animais, os quais acreditavam
adquirir as forças da caça.
Mais
tarde, na China, as máscaras eram confeccionadas para afastar os maus
espíritos. Muitos sacerdotes de civilizações primitivas, como os pajés entre os
indígenas, usavam máscaras para incorporar entidades que eles acreditavam curar
os enfermos.
Os
romanos ignoravam as máscaras, usavam pintura no rosto. Na Idade Média, as
máscaras apareciam discretamente. Já no Renascimento, as máscaras apareciam com
muito brilho, muita pompa. Os personagens mais conhecidos eram o Pierrô, a Colombina,
a Pulcinella e o Arlequim, que inspiraram o Carnaval, uma das maiores festas
brasileiras.
As
máscaras são evocadas para reviver tradições, raízes históricas etc. É um
recurso de memória que incita a fantasia. O teatro também as adota, com
variadas finalidades.
As máscaras africanas
As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana.
Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da
vontade criadora do africano.
Foram os objetos que mais impressionaram os povos europeus desde as
primeiras exposições em museus do Velho Mundo, através de milhares de peças
saqueadas do patrimônio cultural da África, embora sem reconhecimento de seu
significado simbólico.
Nas comunidades africanas, as máscaras, geralmente estão ligadas a rituais religiosos, de guerra, de fertilidade da terra e até mesmo de entretenimento.
Atividades: Confecção de máscaras
africanas com diferentes materiais e técnicas.
Objetivos:
a) Conhecer a história das
máscaras ao longo dos séculos e expressar-se criando máscaras inspiradas nas
máscaras africanas.
Desenvolvimento:
a) Peça aos seus alunos que
pesquisem sobre as máscaras. Como eram confeccionadas? Em quais ocasiões eram usadas
e, por quem? Com quais materiais eram confeccionadas?
b) No dia 20 de Novembro é
comemorado no Brasil o “Dia da Consciência Negra”. Converse com seus alunos
sobre a importância desse dia para todos os brasileiros, a influência trazida
pelos negros para a nossa cultura e as características da cultura africana nos
desenhos dos tecidos, nas comidas, na música, na religião, etc.
c) Proponha que, inspirados
nas máscaras africanas, criem suas próprias máscaras utilizando diferentes
materiais e bases. Esse momento é muito importante para que experimentem
materiais novos, que misturem materiais como: papéis, EVA, tecidos, tintas,
fios, papelão, entre outros.
d) Ao final, converse com
seus alunos sobre o que sentiram ao produzirem as máscaras. Pergunte o que
aprenderam, quais os conteúdos foram relembrados e quais os novos conteúdos
aprendidos.
e) Montem uma exposição com as máscaras mostrando para as demais classes o trabalho desenvolvido. Contem o que aprenderam com essa atividade.
Máscaras
- Sugestões
Atividade 01 – Máscaras pintadas em embalagens de shampú
Materiais: embalagens de shampú, Primer, Tinta Acrílica, Crystal
cola Brilliant, papel crepom, tesoura de picotar, tesoura e olhos móveis.
Modo de fazer:
a)
Passe duas demãos de
Primer sobre a embalagem de shampú. Espere secar.
b)
Risque a máscara africana
e pinte com Tinta Acrílica fosca ou brilhante.
c)
Faça linhas com Crystal
cola e finalize cortando crepom com a tesoura de picotar (cabelos).
Atividade 02 – Máscaras – Areia e guache + materiais alternativos
Materias: areia fina, guache, cola branca, papelão e materiais alternativos (fios,
palha, barbantes, palitos, etc).
Modo de fazer:
a) Faça uma mistura de areia fina, guache e cola. Esta mistura deverá
ficar bem grossa.
b) Desenhe uma máscara sobre o papelão. Coloque a mistura de areia + cola
+ guache sobre o desenho.
c) Acrescente mais mistura para formar a boca, olhos e nariz.
d) Dê acabamento colando fios, palha, barbantes, etc.
Atividade 03 – Máscaras – Kirigami
Sugestão da prof. Lívia Quadro de Bauru – SP
Materiais: papel color set preto,
tesoura, lápis de cor e giz de cera.
Modo de
fazer:
a) Recorte um retângulo de
papel colorset (20x30cm). Dobre-o ao meio e faça recortes para fazer a máscara.
Corte o formato da cabeça, orelhas e faça recortes na dobra. Dobre ao meio no
lugar dos olhos, recorte os olhos.
b) Abra a máscara e pinte
simetricamente com giz de cera ou lápis de cor.
Atividade 04 – Máscaras – Papelão
Materiais: papelão, tesoura, lápis, guache,
pincel ref. 054 – nº 08, Crystal cola Brilliant preta e branca, Cristal cola
Jelly (várias cores).
Modo de
fazer:
a) Recortar um molde da
máscara no papelão.
b) Dividir a máscara ao meio
e fazer desenhos de maneira simétrica, inspirados nas obras de Rubem Valentim.
Os dois lados devem ter o mesmo desenho.
c) Pintar com Guache. Depois
de seco, fazer os contornos das linhas com Crystal cola Brilliant preta ou
branca.
d) Fazer texturas com Crystal
cola Jelly (várias cores).
e) Escolher algumas partes
da máscara e dar brilho passando a Crystal cola Jelly com pincel.
O projeto “Máscaras com papelão” foi desenvolvido pelo professor Paulo Sérgio Alves Tramont, com os alunos do 4º ano da EE Fúlvio Abramo de São Paulo.
1) Inicialmente o professor falou aos alunos sobre as máscaras
desde a pré-história, a utilização das máscaras ao longo dos séculos e as
máscaras africanas.
2) Mostrou um vídeo sobre as obras de Rubem Valentim, pintor
brasileiro que se inspirou na cultura africana para criar suas obras.
3) Desenvolveu quatro moldes para máscaras e solicitou que cada criança escolhesse um.
4) Cada criança riscou seu molde sobre o papelão e recortou.
5) Elas deveriam fazer seus desenhos sobre a
máscara de forma simétrica, baseando-se nas obras de RUBEM VALENTIM. Com Guache, pintar a máscara.
6) Fazer um corte de círculo para fixar atrás da máscara para lhe dar curvatura.
7) Fixar o papelão com cola quente. Observe que isso facilitará colocar a máscara na parede.
8) A partir
disso, a máscara está pronta, mas o aluno poderá incrementar fazendo os
contornos com Crystal cola Brilliant, assim como, fazer texturas ou dar brilho
em partes da máscara.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário