A importância da
contextualização numa atividade artística
A
arte nos dias atuais vem se destacando de maneira significativa. Copiar o que
já existe ficou pra trás, hoje é valorizada toda forma de expressão que seja
inédita, criativa, diferente.
O
professor de Artes desempenha papel fundamental nessa nova busca artística,
sendo assim, é necessário que ele:
a)
Conheça
bem os conteúdos artísticos que serão abordados junto aos alunos e busque
sempre diferentes maneiras de ensinar cada uma das linguagens artísticas.
b)
Tenha
conhecimento artístico que possibilite identificar o momento que cada aluno
está vivenciando em seu percurso criativo para fazer as intervenções
necessárias que permitam a ampliação de repertório.
c) Seja construtor de conhecimentos, semeador de ideias e
práticas que resultem na aprendizagem artística significativa dos seus alunos.
d)
Consiga valorizar o potencial criativo dos
estudantes.
e)
Saiba
perceber, compreender e avaliar as ideias que os alunos transmitem nas
diferentes linguagens artísticas.
f)
Incentive
os estudantes na sua formação cultural para que possam perceber-se como
sujeitos participantes do mundo.
g)
Mostre
a importância de entender que a arte tem conteúdos e objetivos próprios e que
na educação atual não há lugar para se fazer “qualquer coisa” ou para “copiar”.
Muitos
professores trabalham nas aulas de Artes com atividades improvisadas para os
seus alunos de forma que ao realizá-las, eles não refletem sobre o assunto, não
percebem o que podem aprender, não criam nada novo, enfim, perdem a
oportunidade de ampliar seu repertório artístico.
O
professor comprometido com a linguagem da arte e com seus alunos permite e
conduz os que estão sob sua responsabilidade a:
a)
Conhecerem
via obras de arte, como vivem e convivem outros povos, os gêneros artísticos, as
etnias, as religiões etc.
b)
Aprenderem
mais sobre a tolerância, respeito e diálogo com o diferente nas diversas
leituras de mundo que os trabalhos de arte trazem.
c)
Aprenderem
a história não só da arte, mas a história como um todo.
Contextualizar
é problematizar. É uma forma de abordar o conteúdo ou mesmo situar tal fato no
tempo e no espaço do universo em que está envolvido, portanto é de suma
importância que os alunos ao trabalharem um tema busquem referências históricas
que “clareiem” o entendimento daquele assunto, que pesquisem, que troquem
informações e, a partir desse conhecimento e entendimento, produzam a sua própria
arte.
Se
as atividades acontecerem sem que haja conhecimento e debate prévio, os
resultados serão bem inferiores do que poderiam ser atingidos, inclusive com
menos criatividade. Quando o assunto é bem trabalhado os resultados são
maravilhosos e bem diferentes uns dos outros pois cada um tem seu traço, cada
um tem suas cores preferidas, cada um se expressa de forma própria e isso que
faz com que a disciplina “Artes” tenha resultados inéditos.
Exemplo 01 - “Abaporu” de Tarsila do Amaral (atividade
solta)
a)
A
professora mostra a obra aos alunos e pede que falem o que veem.
b)
Fala
sobre a vida da artista.
c)
Pede
aos alunos que olhem a obra e refaçam sobre tela, papel, madeira ou outro
material.
Exemplo 02 – “Abaporu” de Tarsila do Amaral (atividade
contextualizada)
a)
A
professora pede aos alunos que pesquisem quem foi Tarsila do Amaral, em que
época ela viveu e o que acontecia no mundo daquela época (Modernismo), como
eram suas obras, suas fases artísticas, as cores que ela usava, as linhas,
enfim, que tragam o máximo de informações.
b)
Faz
uma roda de conversa onde cada criança fala um pouquinho sobre o que foi
pesquisado.
c)
Propõe
que escrevam um texto coletivo sobre a artista e suas obras.
d)
A
professora mostra a obra “Abaporu” para os alunos e pede que falem o que vêem.
e)
Faz
com as crianças a leitura formal: Que cores vemos? Quais as linhas que aparecem
na obra? As formas? Existe perspectiva? Texturas? Quais os elementos que
aparecem na obra?, etc.
f)
Faz
a leitura interpretativa: O que essa obra me diz? Que mensagem ela está
representando? Como era o Brasil e o mundo na época que a obra foi realizada?
Qual a intenção de Tarsila representar a cabeça do homem tão pequena e os pés
tão grandes?
Obs: Nesse momento os alunos já conhecem Tarsila, suas
obras, o momento histórico que ela viveu e o que a obra Abaporu representa.
g)
Peça
aos alunos que se apropriem da obra e criem sua própria obra:
- Representem uma
parte dela (zoom).
- Representem a obra
trazendo-a para os dias atuais, inserindo outros elementos.
- Juntem a obra com
outra obra da Tarsila ou de outro artista que represente o mesmo tema.
- Represente a obra
mudando os elementos de lugar.
- Represente-a com
diferentes técnicas, materiais e bases.
- Represente-a de
forma tridimensional, etc.
h) Promova uma exposição dos trabalhos dos
alunos e peça que falem o que aprenderam com esse tema.
Ivete Raffa
Arte educadora e
pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário