Linguagens
da Arte
É muitíssimo importante que o ser
humano desde os primeiros anos de vida tenha contato com desenhos, pinturas,
esculturas, músicas, danças, teatro, isto é, com a arte e suas diferentes
linguagens. Já na escola, o contato com a arte, além de ser conhecimento também
é fonte de inspiração para a expressão da criança.
"Arte nos orelhões de São Paulo"
Aos poucos, elas vão se familiarizando
com as cores, com as linhas, as formas, o sons, os movimentos, enfim, com os
conteúdos das artes plásticas e visuais, música, teatro e dança e, com esse
conhecimento, com essa alimentação estética, sonora, visual e interpretativa,
as crianças estão aptas a realizarem suas criações artísticas.
O importante é que em qualquer
linguagem ela consiga se expressar de forma criativa e própria e, para que isso
aconteça, o papel do professor é fundamental.
I - Artes plásticas e
visuais – Arte das linhas, das formas e
das cores
·
Modalidades: Desenho, pintura, gravura, escultura,
artesanato, cerâmica, tapeçaria, cestaria, colagem, histórias em quadrinhos,
fotografia, instalações, arquitetura, imagens por computador, etc.
·
Conteúdos: pontos, linhas, formas, texturas,
cores, composição, peso, ritmo, volume, relevo, harmonia, etc.
"Antropofagia" - Tarsila do Amaral - 1929
II – Teatro – Arte da representação
·
Modalidades: Teatro infantil, juvenil, adulto,
tragédia, comédia, teatro de fantoches, teatro de bonecos, mímica, pantomina,
circo, cinema, teatro mambembe, televisão (novelas, propagandas, mini séries, e
outros).
·
Conteúdos: texto teatral, jogos, improvisações,
movimentos, gestos, espaços cênicos, época, trilha sonora, maquiagem, adereços
e vestimentas.
"Teatro infantil"
III – Música – Arte dos sons
·
Modalidades: música como forma de comunicação,
gêneros musicais, voz humana, sons corporais, sons produzidos, sons agradáveis,
desagradáveis, poluição sonora, improvisação, interpretação e possibilidades de
composição musical.
·
Conteúdos:
-
Propriedades dos sons
(altura, intensidade, duração e timbre).
- Elementos da música (melodia,
dinâmica, ritmo, timbre, harmonia e textura musical).
- Vozes (femininas, masculinas,
infantis, grupos musicais, etc).
- Instrumentos (corda, sopro, percussão
e elétricos).
- Notação musical (convencional e não
convencional).
"Os três músicos" - Pablo Picasso - 1921
IV – Dança – Arte dos movimentos
·
Modalidades: dança como forma, como expressão,
como narração, como manifestação social, danças populares, etc.
·
Conteúdos: movimentos, espaço para a dança,
espaço pessoal (kinesfera), níveis (baixo, médio e alto), relação corpo x
objeto, estilos, coreografia, coreologia.
"A Dança" - Henry Matisse - 1910
Fontes:
-
Martins, Mirian Celeste Dias – Aprendiz
da arte – 1998
-
Martins, Mirian Celeste Dias – Proposta pedagógica
para o Ensino da Arte na Ed. Fundamental – SEESP – 1985 / Atualização 2007.
-
Raffa, Ivete – Fazendo arte com os
mestres – Ed. Escolar – 2006
-
Raffa, Ivete – As linguagens da arte –
Pref. Municipal de Paraguaçu Pta - 2008
Observação - Texto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br, link "Educadores" - Edição 02
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Trabalhos sempre lindos e apaixonantes
ResponderExcluir