quarta-feira, 23 de julho de 2014

Datas comemorativas - "Dia dos Pais"

Datas Comemorativas – “Dia dos Pais”


O Dia dos Pais tem a origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas, a ideia inicial foi praticamente a mesma, isto é, criar datas que fortalecessem os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais depois de assistir uma homenagem ao Dia das Mães. Ela queria homenagear seu próprio pai, que ficou viúvo quando sua esposa deu a luz ao sexto filho em 1898. Ele cuidou do recém nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Sonora sentia muito orgulho de seu pai por vê-lo superar muitas dificuldades sem a ajuda de ninguém. A comemoração foi oficializada nos Estados Unidos em 1972 e acontece no terceiro domingo de junho.


No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto e independente do lado comercial que envolve a data, a escola é um excelente local para se trabalhar os valores e os laços afetivos que unem uma criança ao seu pai ou aquele que faz o papel de pai.

Por muitos séculos, o pai era o único responsável pelo sustento da família, trabalhava o dia todo para garantir a estabilidade financeira. Hoje, os pais assumem novas funções dentro do lar. O pai do século XXI se renova em sentimentos e emoções, configurando-se num exemplo de dedicação.


Os pais de hoje trabalham, mas também, dividem as tarefas domésticas com as esposas, uma vez que a grande maioria das mulheres também trabalha. Os pais se preocupam juntos com o futuro dos filhos e, sempre que possível, reservam um tempo para curtir o dia a dia da família. Essa igualdade de papéis aproximou muito os pais dos filhos.

No passado, o pai se sentia constrangido para dar carinho ao filho. Beijar o filho era algo muito difícil de acontecer. As mudanças em relação a isso ficaram visíveis há duas ou três décadas com a entrada das mulheres no mercado de trabalho, com isso o homem foi forçado a assumir responsabilidades que não eram da alçada dele, forçando assim a superação dos dogmas machistas e provocando a aproximação afetiva entre pais e filhos.

"Papi" - Shelly Nebuhr - 2006

Atividades: Confeccionar cartões, decorar porta-trecos, telas, agendas, porta-canetas e outros para comemorar a data.

Objetivos:
a) Conhecer a história do início das comemorações do Dia dos Pais. Conversar com os alunos sobre os pais ou quem desempenha essa função na vida deles.
b) Realizar atividades práticas para comemorar o Dia dos Pais enaltecendo e refletindo sobre os valores que a data sugere.


Atividade 01 – Cartão para o papai – “Porta-cartões”


Material: Guache, Guache Glytter ou Guache Metálico (Acrilex), Marcador Permanente (Acrilex), tesoura, cola, pincel de cerdas duras e cartolina.

Modo de fazer:
a) Pinte com o Guache, Guache Metálico ou Guache Glytter um pedaço de cartolina. Espere secar e corte uma gravata.
b) Desenhe uma camisa em cartolina e recorte.
c) Risque o molde sobre um retângulo de cartolina de maneira que as duas partes fiquem unidas pelas mangas. Na parte de baixo deixe um retângulo de sobra do tamanho de um cartão de visita. Deixe mais um retângulo para poder dobrar e manter a camisa em pé sobre uma mesa e, dentro dela, colocar os cartões de visita.
d) Vinque bem as dobras.
e) Cole a gravata e dobre o colarinho.  Faça pespontos com o Marcador Permanente.
f) Escreva por dentro da camisa uma mensagem para o papai.
g) Coloque dentro de um envelope e presenteie o papai no seu dia.

Atividade 02 – Caixinha de madeira – “Porta-baralhos” ou “Porta-trecos”


Material: Caixinha de MDF para guardar baralhos, Base branca Acrílica para Artesanato (Acrilex), Tinta Acrílica fosca branca, Crystal Cola (Acrilex), cartolina e pincel.

Modo de fazer:
a)  Passe uma demão de Base branca Acrílica para Artesanato em toda  caixinha.
b)  Recorte em cartolina as letras que compõem o nome do papai. Coloque as letras sobre a tampa da caixinha e risque.
c)  Contorne as letras com Crystal Cola preta e faça linhas em todo o espaço que restou da tampa da caixinha. Espere secar por mais ou menos 30 minutos.
d)  Preencha as letras com Crystal Cola de uma das cores e o restante da tampa, preencha com Crystal Cola de outra cor, de maneira que seja monocromático. Espere secar por mais 30 minutos e está pronta a caixinha porta-trecos do papai.


Atividade 03 – Pintura texturizada em tela


Material: Textura Criativa (Acrilex), espátula, Crystal Cola dourada (Acrilex), tela, Tinta Acrylic Colors (Acrilex)  para tela, pincel, tesoura, cartolina e lápis.

Modo de fazer:
a) Corte em cartolina um retângulo do tamanho da tela.
b) Escreva o nome do papai. Faça outro risco paralelo às letras de maneira que o nome tenha largura.
c) Recorte o nome do papai de forma que fique vazado na cartolina.
d) Pinte a tela da cor que escolher com a Tinta Acrylic Colors para tela.
e) Coloque a cartolina sobre a tela. Com a espátula preencha os espaços onde está vazado o nome do papai.
f) Depois de preencher todo o espaço, erga a cartolina. Onde estava vazado aparecerá em relevo com a Textura Criativa, o nome do papai.
g) Decore com Crystal Cola Glytter ouro.
h) Junte a tela ao cartão, faça uma linda embalagem e presenteie o papai.

Atividade 04 – Agenda personalizada


Material: Uma agenda, Tinta Acrylic Colors (Acrilex), Crystal Cola (Acrilex) e rolinho de espuma para pintar.

Modo de fazer:
a) Peça a criança que coloque um pouco de Tinta Acrylic Colors sobre um prato, passe o rolinho e, com o rolinho embebido de tinta, passe na palma de uma  das mãos.
b)  Imprima na agenda.
c) Proceda da mesma forma e imprima a outra mão sobre a agenda.
d) Depois de seco, escreva uma mensagem ao papai com a Crystal Cola.

Atividade 05 – Porta-canetas e clipes


Material: caixinha de madeira com tampa, Base branca Acrílica para Artesanato, pincel, Tinta Acrílica fosca e Tinta Confetti (Acrilex).

Modo de fazer:
a) Passe uma demão de Base branca para artesanato na caixinha e espere secar.
b) Passe uma demão ou duas se achar necessário de Tinta Acrílica fosca. Passe a Tinta Confetti sobre a caixinha e espere secar.
c) Embale e presenteie o papai.


Atividade 06 – Latas decoradas (porta-bombons)




Material: Lata de achocolatado, leite em pó ou outra lata qualquer, Primer, pincel, Tinta Acrílica fosca ou brilhante (Acrilex), Crystal Cola (Acrilex), bolinhas adesivas, jornal, cola branca, revista, bolinha de isopor, marcador permanente, etc.

Modo de fazer:
a) Lave bem a lata, seque e passe duas demãos de Primer. Pinte a lata e a tampinha.
b) Pinte a lata do seu gosto com a Tinta Acrílica fosca ou brilhante.
c) Decore com Crystal Cola ou bolinhas adesivas ou recortes de papel, jornal ou faça qualquer outro tipo de decoração.
d) Pinte a bolinha de isopor e cole sobre a tampinha.
e) Faça bombons, enrole em papel chumbo (próprio para embalar bombons) e coloque dentro da lata para presentear o papai.


Bombom rápido
Ingredientes - 1 lata de leite em pó, a mesma medida da lata de açúcar, 1 garrafinha de leite de coco e 3 colheres de chocolate em pó.
Modo de fazer - Misture tudo e modele os bombons.


Conteúdos trabalhados:
-  Datas Comemorativas – História do Dia dos Pais
-  Valores, sentimentos.
-  Linhas, formas, cores, sobreposição, composição, proporção, textura, harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Pintura, Recorte e colagem (Atividade 01)
- Pintura em madeira com Tinta Mosaico (Atividade 02)
- Pintura texturizada em tela (Atividade 03)
- Pintura em couro – Agenda personalizada (Atividade 04)
- Pintura em madeira com Tinta Acrílica e Confetti (Atividade 05)
- Pintura ou colagem em lata (Atividade 06)

Possibilidades de trabalho:
Observação importante – A conversa com as crianças precisa ser muito tranqüila para que eles fiquem à vontade. Para isso, seria bom que a professora participasse o tempo todo das atividades, falando dos seus próprios sentimentos em relação ao seu pai ou a quem desenvolveu esse papel em sua vida.
- Peça aos alunos que escrevam ou desenhem seus pais.
- Peça que “apresentem” seu pai para a classe.
- Converse com os alunos sobre a figura paterna, hoje em dia, muitas vezes assumida pelo avô, tio, irmão ou a própria mãe. Diga que o importante é ter pessoas que nos dão carinho, amor, nos ensinam a respeitar o outro, que estão presentes quando necessitamos e que nos orientam para que possamos seguir o caminho do bem.
- Converse sobre os sentimentos envolvidos na relação pai e filho.
- Pergunte o que eles acham de comemorar o Dia dos Pais e como acham que deveria ser essa comemoração. Conte para os alunos como essa comemoração começou.
- A partir daí, é hora de homenagear os pais ou as pessoas que fazem esse papel na vida das crianças.

Nota: É importante que não tenha um “modelo” exposto para que o aluno copie. Deixe que seu aluno crie e decore do seu próprio jeito.

 Dicas:
Procure não dar um modelo pronto de letras. O ideal é que a criança desenhe as letras do nome do seu pai. Peça que recorte um retângulo que caiba no tamanho da tampa da caixinha e, nesse espaço, ela deverá desenhar as letras do nome do papai (atividade 02 e 03).
Faça a impressão das mãos numa folha de sulfite para ver se junta ou separa mais as mãos sobre a agenda. Depois que as mãos estiverem secas sobre a agenda é que a criança deverá escrever a frase de homenagem ao pai (atividade 04).
A sugestão é a decoração da caixinha de madeira com a Tinta Confetti, mas você poderá fazer a decoração com Crystal Cola ou outro material ou técnica (atividade 05).

Observação: Este plano de aula foi publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 09 - Datas Comemorativas - Dia dos Pais.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Cursos e Livros para professoras


Nenhum comentário:

Postar um comentário